Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Dicas Básicas 2.0




Primeiramente quero agradecer pelo grande sucesso das Dicas Básicas que postei aqui no blog já faz um tempo. Foram milhares de acessos e muitos e-mails de agradecimentos e com dúvidas e dicas diferentes. Diante disso resolvi publicar as Dicas Básicas 2.0, que são a continuação, ou seja, mais dicas para quem ama este mundo da panificação e suas Máquinas de Pães.
Se você ainda não leu as Dicas Básicas anteriores clique aqui para ler!

É necessário aquecer a máquina de pão?
- Não, definitivamente. Algumas pessoas fazem isso, mas o resultado pode ser desagradável, um pão seco de mais ou que resseque rapidamente. Agora se você mora em um lugar muito frio, e está frio dentro de sua casa você até pode aquecer a máquina por um minutos, colocando na função assar, mas fora isso não é necessário mesmo, o ideal é usar os líquidos da receita em temperatura levemente morna então.

O que é a farinha de trigo especial?
- Farinha de trigo especial, são aquelas que tem uma qualidade superior, geralmente são bem branquinhas e fininhas e possuem uma composição com gérmen e glúten que a deixam apropriadas para preparos um pouco mais elaborados, como pães, bolos, pizza... Veja se na embalagem possui algo escrito, mas torno a falar, as mais famosas nem sempre são as melhores marcas. A farinha especial não é farinha com fermento, nunca use farinha com fermento para fazer pães, essas farinhas contém fermento químico próprio para bolos e não para pães, e se possível peneire a farinha e os outros ingredientes secos antes de fazer o pão, dá mais leveza à massa.

Como fazer um pão Rápido ou Ultra-rápido?
- O pão rápido ou ultra-rápido é um pão como qualquer outro, ou seja, você pode usar qualquer receita nestes ciclos, a única diferença é a quantidade de fermento, pois em um pão rápido você deve colocar mais uma colher de chá de fermento e em um ultra-rápido o dobro solicitado na receita, já que o pão terá menos tempo para crescer. Isso pode variar de acordo com a máquina, mas geralmente no manual vem descrito.
Os resultados destes ciclos nem sempre são satisfatórios, pois acabam resultando em pães um pouco mais pesados e massudos, sem falar que em alguns casos há até uma leve alteração no sabor. Uma dica minha é usar meia colher de chá a mais de fermento no rápido e apenas uma colher de chá a mais no ultra-rápido e adicionar a água ou leite mornos, quase quente, assim o sabor se mantém melhor, a qualidade e o aspecto também, mas não tem jeito nunca sairá como no ciclo completo ou normal.

Como adicionar grãos, farelos e recheios?
- Em qualquer receita você pode adicionar estes itens. No caso dos grãos você pode adicioná-los logo no início ou após soar o BIP, quando a massa já estiver homogênea. Uma dica é, se for usar algum grão mais durinho como o grão de trigo ou a linhaça inteira, coloque-os logo após os líquidos, assim eles amolecem mais rápido, principalmente se for programar o resultado será ótimo. Os farelos devem ser adicionados logo no início, pois absorvem os líquidos e isso poderá afetar o resultado final da massa, deixando-a mais dura e seca, então se colocar no início poderá corrigir com facilidade se isso ocorrer adicionando uma ou duas colheres de água a massa. Já os recheios, uso critérios, se eu quiser mais inteiros os pedaços colo-os apenas após soar o BIP, quando a massa já estará homogênea, caso queira mais triturados e misturados a massa coloque no começo, logo após os líquidos ou secos. Se quiser enriquecer mais seus pães ou fazer substituições veja ESTE POST!

Melhoradores de farinha são bons?
- Isso depende de seu ponto de vista, pois em meu caso prefiro pães o mais naturais e orgânicos possíveis, até os grãos e integrais compro orgânicos ao invés de no mercado, duram menos mais valem a pena. E o que isso tem a ver? Simples, o melhorador é composto de itens vegetais, como o próprio glúten de trigo, mas também tem em sua composição químicos, como os que são utilizados por padarias comuns e empresas grandes de panificação em pães industrializados, então acho que não vale a pena.
Duas dicas que uso as vezes são as seguintes, adicionar uma colher de chá de amido de milho ou fécula de batata na receita e/ou uma colher de chá de suco de limão coado, isso ajudará para que seja ativado o glúten natural da farinha, dando mais firmeza à massa e elasticidade, o que resulta em um pão mais leve e fofinho, e também evita de ficar aquele pão esfarelando.

Como assar no forno convencional? O resultado é melhor?
- Para assar uma pão no forno convencional é bem simples, coloque todos os ingredientes na forma da máquina e programe o ciclo de amassar massas de sua máquina, geralmente tem o nome de Amassar, Massa ou Pizza, dependendo do modelo de sua máquina, e leva cerca de 1h30, assim que o ciclo terminar retire a massa da forma da máquina, de uma leve amassada, bem breve mesmo, só para remover o excesso de ar (baixar a fermentação), modele como desejar, pode até rechear, depois coloque os em forma untada com manteiga ou óleo, ou forrada com papel-manteiga de qualidade, cubra-os e deixe crescer até dobrar de volume, depois se quiser pincele levemente com gemas, manteiga, geleia e salpique queijo, gergelim, etc... e leve para assar em forno médio. Costumo deixar crescendo coberto com filme plastico de PVC dentro do próprio forno frio, ou um saquinho plástico, depois só retiro e levo ao forno. Sempre pré-aqueça o forno na temperatura em que já for usar para a receita, no caso dos pães geralmente 180º. Caso o dia esteja muito frio você pode até assar sem pré-aquecer, isso poderá ajudar o seu pão a crescer um pouco mais. O resultado do pão assado no forno é bem diferente da máquina, mas em alguns casos é agradável. Em pães grandes você também pode assar em 180º ou 200º inicialmente e depois baixar a temperatura para uns 150º para que ele cresça rápido com o choque de calor no início e depois termine de assar bem por dentro. Mas lembre-se, se assar um pão em temperatura muito baixa por muito tempo terá um pão seco, e se assar em temperatura muito alta ele vai dourar e assar por fora, mas ficará crú por dentro. Se quiser mais dicas detalhadas sobre este processo veja ESTE POST!

Como armazenar o pão para que ele dure mais?
- Há duas formas bem simples de armazenar seu pão, uma delas é dentro de saquinhos de plástico bem fechados, com um nó ou aqueles araminhos de fechar saquinhos. Outra forma é usando um pote, vasilha ou tupperware com tampa e que deixe o pão bem acomodado e com o mínimo de ar possível dentro e seja bem vedado. Destas formas o pão chega a durar uma semana. Cuidado para não comer pão embolorado, os pães feitos em casa duram menos mesmo por não conterem conservantes. Uma coisa importantíssima é esperar o pão esfriar bem, pois se não ele irá transpirar dentro do pote ou saquinho e irá durar menos, causando um efeito inverso de conservação, ou seja, irá durar ainda menos.

Fermento de sachê ou a vácuo?
- Com certeza o a vácuo. Dura bem mais e você tem garantia de estar ativo ainda. Para saber como conservar melhor leia as Dicas Básicas 1.0.

Textura da massa:
- A textura ideal da massa de pão não é como dizem por aí "Quando não gruda nas mãos", a verdade é que o ideal é uma massa úmida, que "não grude muito nas mãos", ou seja, ela deve ainda grudar levemente, mas deve ser elástica e voltar à forma após se apertar com a ponta do dedo. Pois quando a massa vai sendo sovada pela máquina e depois assada as farinhas acabam absorvendo os líquidos e se a massa ficar dura e com pouco líquido, pouco hidratada, você terá um pão sem umidade, o que altera até o paladar. E claro, cada pão tem uma textura de massa diferente, cada receita é uma receita, algumas massas são mais firmes, outras mais moles, outras bem moles... não existe um único tipo de massa, se fosse assim todos os pães sairiam com a mesma textura.

É possível fazer um pão francês igual ao da padaria?
- Não. Já trabalhei em fábrica de pães e um pão para resultar em algo fofinho por dentro e crocante por fora necessita de algo mais, um forno especial que libera muito vapor enquanto assa em alta temperatura, então um pão francês como o da padaria não passa de mito, e essas máquinas que prometem isso não falam a verdade e realidade. Vejo muitas "tecnicas"e invenções pela internet para ajudar nisso, mas a verdade é que o fator principal é o forno. Hoje já existem fornos de uso doméstico de convecção e com vapor muito bons, mas infelizmente são bem caros e até dificeis de encontrar para algumas pessoa se regiões do país. Outros fator é que as farinhas usadas nas padarias para se fazer o famoso pão francês são na verdade misturas prontas, farinhas com aditivos para o preparo, e em casa fazemos com ingredientes mais puros e naturais certo. Mas se seguir a receita de Pão Francês que ensino aqui no blog terá resultados muito bons, bem próximos, pães gostosos, mas realmente iguais não.

Fazer receitas de máquina de pão sem a máquina, é possível?
- Sim, qualquer receita pode ser feita sem a máquina, a única coisa é que você terá que literalmente por a mão na massa e sovar bem, deixando-a bem homogênea e depois crescer até dobrar de volume antes de assar. Já fiz receitas de máquina na mão quando fui para o interior, sítio e tal, em forno convencional e sai perfeito, mas neste caso ficará por sua conta, já que o foco aqui é a máquina de pão.

Como fazer para o pão da máquina de pão não ficar cascudo?
- Tem muita gente que não gosta de pão caseiro com aquela casca mais durinha e crocante, ou mais dourada, eu particularmente gosto, ainda mais se estiver fresquinho ou quentinho, mas se você não gosta é muito simples de resolver. Primeiramente programe sempre a cor de casca clara na máquina, em segundo lugar não deixe o pão mais que 10 minutos dentro da máquina após ele estar pronto e soar o BIP de pronto, pois como a máquina se mantém aquecida irá continuar assando o pão, isso deixará a casca mais morena e grossa e internamente mais seco. Depois de frio a a casca do pão tende a não ficar mais crocante, então basta esperar esfriar. Se ainda assim você achar que está muito cascudo, assim que retirar da máquina embrulhe o pão em uma pano de prato limpo ou papel toalha e coloque dentro de um saquinho bem fechado, deixe até esfriar, depois retire, seque se for necessário, pois as vezes transpira, e coloque em outro saquinho ou pote para armazenar, só lembre que nesse caso o pão não durará mais que 3 ou 4 dias. Uma opção também é usa o ciclo "Sanduíche", se sua máquina tiver esse ciclo, pois ele tem justamente a finalidade de deixar o pão com a casca mais macia, mas em receitas de ciclos mais longos que pedem exclusivamente ciclos Doce ou Integral pode não dar certo e o pão não crescer tanto quanto deveria.

Porque meu pão cresce muito e depois afunda no centro?
Existem vários motivos, se você está seguindo todas as dicas que ensino nas dicas básicas 1.0 e 2.0 e ainda assim isso ocorre fique atento. A causa mais comum é o excesso de fermento, pois faz com que a massa cresça demasiadamente e depois quando começa a assar não tem sustentação pelo excesso de ar que adquiriu no crescimento, então afunda no centro, e até deixa bordas altas, mas afunda, então se o dia está quente ou a região onde você mora tem um clima bem quente reduza um pouco o fermento e vá testando. Outra causa comum é a massa muito mole, eu sei que você irá pensar "mas eu sigo as medidas na risca!", mas não é esta a causa e sim os ingredientes, como ovos muito grandes, farinhas fracas e de má qualidade, ingredientes em pó úmidos pela própria umidade do ar e clima, etc... então se você mora em um lugar onde há alta umidade, ou guarda os ingredientes em lugares úmidos ou abafados pode ter este problema, pois os ingredientes secos tendem a absorver a umidade do ar, assim como se o tempo ou clima for seco podem ficar muito ressecados e a massa dura, resultando em um pão seco que as vezes nem sequer cresce. Aliás, nunca guarde farinhas na geladeira ok! Então a dica principal aqui, além destas acima é, se isso ocorrer sempre com você, em todos os pães que faz, fique atento ao ponto da massa nos primeiros 15 minutos como ensino aqui mesmo na textura da massa e nestas informações que dei acima. Uma última coisa que causa isso é o fato de uma receita não conter muita farinha branca ou nenhuma, como nos pães mais integrais e nos pães sem glúten, aí é normal e não há o que se fazer, pois a qualidade dos ingredientes integrais e sem glúten na hora de se fazer um pão são muito relativos, além da falta do glúten natural nas farinhas, o que dá a elasticidade e segura a fermentação da massa, dando ao pão a leveza, fofura e textura que gostamos tanto.

Posso substituir a farinha branca por farinhas integrais ou sem glúten?
Não, nunca se pode simplesmente substituir a farinha branca por outras, pois cada farinha tem características diferentes, tem textura e nível de absorção de líquidos diferente da farinha branca, as farinhas integrais absorvem os líquidos e desenvolvem o glúten e elasticidade bem mais lentamente, além da sua granulação que também é maior, pois não tem o mesmo beneficiamento na maioria dos casos para manter as fibras. As farinhas integrais são feitas com o grão inteiro, inclusive a casca que é mais dura, ou seja, com os grãos em sua integralidade. As farinhas sem glúten não tem justamente a proteína que chamamos de glúten e que é responsável por muita coisa na massa, como a elasticidade. Outras farinhas sem glúten que algumas pessoas tentam usar sequer são de cereais, não tem qualquer amido, o que piora ainda mais. Cada receita é elaborada e testada da forma que é colocada aqui no blog, então siga à risca para ter o melhor resultado. Agora se você quer um pão 100% feito com integrais existem várias receitas aqui no blog também e algumas até flexíveis nos ingredientes, mas como disse em nenhuma receita pode-se simplesmente substituir qualquer ingrediente por outro sem regular os demais, fazer ajustes e testes, e acompanhar o preparo, o resultado pode ser bem ruim se fizer desta forma, você terá um pão denso, pesado e seco, e aí não adianta chorar.

Em breve mais dicas!!!

Para adquirir sua máquina de pão em oferta acesse:
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

229 comentários:

  1. Acabei de comprar a máquina de pão Arno e gostaria de fazer o pão integral que você deu a receita, mas não sei programar apenas para AMASSAR, só tem programação 1 - pão básico, etc.

    Como faço para apenas amassar a massa e assar no forno.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange, mas se é pão integral use o ciclo Integral. Dê uma lida no manual antes de usar para entender os ciclos de seu modelo de máquina ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Solange, minha é Arno e eu faço no ciclo integral. Vc não quer fazer na MFP? Quer assar fora? Fiz essa semana e ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo SImome, quero assar alguns pães fora e a Arno não tem apenas o ciclo amassar. Como faço?

      Excluir
  4. Boa noite..amigo bem legal suas dicas, acabei de comprar uma MFP da britânia e já fiz três coisa: um pão que pedem pra fazer no início de uso, mas saiu meio duro (rsrsrsr) e duas vezes o pão de pizza..os dois saíram maravilhosos, só com um probleminha: fiaram crus no meio...será por causa da Farinha dona Benta? ouvi dizer que ela não é boa pra preparar pão...me socorre!! não quero desistir. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Elizabete, eu tenho a máquina da britania e já fiz varios pães nela. Sempre deu certo, inclusive o pão de pizza.O que deixa ele um pouco mole é o queijo e a farinha influencia também. Faço sempre bem certinho as medidas e uso a farinha orquidea. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Elizabeth, pode ser pelo tipo de queijo, mas realmente a dona benta comum não é boa para pães, exiete uma gora no mercado que é reserva especial, pacote de papel como a SOL que é boa, nas dicas básicas aqui do blog eu falo sobre farinhas, dê uma olhada. Faça uma outra receita, existem tantas aqui rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Solange, se não tiver AMASSAR deve ter algo como MASSA, veja no manual, pois não conheço nenhuma máquina de não tenha um ciclo que só amasse, e se não tivesse vc poderia usar um básico e depois que a massa estivesse homogênena´bastaria desligar o ciclo e prosseguir como desejar. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Solange, achei na pg 9 do manual. Massa de pizza 12. Programa p massas q não assam na mfp. Corresponde ao programar amassar. Pfv conte depois se deu certo pq eu nunca tentei até pq pizza eu faço na mão.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Mara Inácio e Maurício Rodrigues, vou seguir a risca a dica de vcs....hj to tentando fazer um pudim de leite, ainda tá assando, se der certo posto depois, mas já deu pra ver que se algo sai errado, a culpa não é da máquina...rsrsrsr abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  10. To feliz!!!!! meu pudim deu certo! finalmente acho que aprendi a lidar com a máquina! Não desistam por favor, vale a pena é só ir devagar e seguir a risca o que dizem aki tá? Abraços a todos!!!! vou continuar fazendo as delicias que estão no site! Obrigada Maurício.

    ResponderExcluir
  11. Oi ELizabete, imagine não tem do que, fico feliz que agora esteja pegando o jeito rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha que vir novamente avisar a vcs que fiquei super satisfeita com minha MFP, fiz um pão de banana hj que deu super certo, realmente o problema era a farinha de trigo, to usando a rosa banca e ficou perfeito gente!!!! não desistam mesmo...é só lembrar da dica do Maurício, a dona benta só pra bolo viu, pra pão não dá certo (experiência própria) rsrsrsr abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabeth. Comprei minha maquina Cadence. Vou experimentar com farinha dona benta. Sempre fiz pao na mao e qdo usei dona benta ficou bom. Tbem ja usei rosa branca, renata. Pra mim ficou tudo igual.

      Excluir
  13. Oi Elizabete, que bom que conseguiu, fico feliz em ter lhe ajudado, obrigado pelos elogios, abraços!

    ResponderExcluir
  14. como fazer o pão na maquina sem que a casca fique seca?

    ResponderExcluir
  15. Use sempre cor CLARA e não deixe o pão dentro da máquina após estar pronto, assim que esfriar já coloque em um saquinho bem fechado. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Me chamo Daniela e comprei ontem a mdp britania multi pane!! Fiz hj o pão q mandaram fazer, todos aqui gostaram! estou super empolgada!!! e amei o blog!

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício, com relação a conservação do pão eu posso embrulhá-lo, depois de frio lógicamente,
    no papel alumínio?. Tenho feito isso e guardado no guarda-pão de madeira e por enquanto tem durado bem. Também notei maior durabilidade quando faço só a massa na máquina e asso na forma de pão. Abs

    ResponderExcluir
  18. Oi Daniela, parabéns, que bom que está gostando, obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Oi Cláudia, pode sim, sem problemas. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Ola, sou Zainab, comprei hoje uma maquina de fazer pão Arno uno, um pouco insegura mas enfim! Preciso da maquina pois no lugar onde moro não tem padaria. e não posso viver bem
    sem pão, sou viciada. Fiquei feliz quando vi que sua maquina é Arno Uno assim poderei tirar minhas duvidas com você. e aproveitar suas dicas. Obrigada.
    sugestões. Ja li tudo e vou deixar salvo no desktop para usar sempre

    ResponderExcluir
  21. OI Zainab, minha máquina não é Arno Uno, na verdade tenho duas, uma da Cadence e uma da Mondial, mas mesmo assim vc pode fazer minhas receitas indiferente da máquina viu, abraços!

    ResponderExcluir
  22. Maurício preciso de socorro!!
    Tenho uma máquina de pão da arno e gostei muito do resultado apesar de tê-la a pouco tempo. O problema é que de um tempo pra cá meus pães começaram a ficar com o meio, quer dizer, a massa meio grudenta como se o pão tivesse úmido demais. Eu não sei se é pelo tempo frio e chuvoso mas eu gostaria que vc me ajudasse a melhorar isso. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  23. Oi Vanessa, é isso mesmo, com o tempo úmido a farinha fica úmida e pode deixar a massa mole, vc pode adicionar um pouquinho mais de farinha para ajudar, mas a massa grudenta não tem problemas, em algumas receitas deve até ficar assim para resultar em uma pão mais úmido. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Maurício comprei uma Panificadora da Cadence, fui motivado pelo site á comprar, gostaria de saber qual a receita básica para fazer o primeiro pão. Obrigado e parabéns pela pagina, e logo vou adquirir seu livro.

    ResponderExcluir
  25. Olá Alexandre, antes de tudo leia as Dicas Básicas aqui mesmo no blog, o link está ali no topo. Abraços!

    ResponderExcluir
  26. oi Mauricio! uma dúvida: é preciso untar a forma antes de colocar os ingredientes? obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Oi Juliana, não é preciso, pois é antiaderente!

    ResponderExcluir
  28. oi Mauricio gostaria de uma dica p meu pao doce nao ficar c a massa escura. Obrigada suas dicas sao muito boas!

    ResponderExcluir
  29. Oi Mara, use uma farinha boa, bem fina e branquinha adicione uma colher de sopa de amido de milho na massa. É normal ficar mais dourado, pois o açúcar faz com que doure mais!

    ResponderExcluir
  30. estou afim de comprar uma e gostaria de saber qual a melhor marca .

    ResponderExcluir
  31. Oi Lisandra, depende, eu tenho uma da Cadence e outra da Mondial, adoro as duas, nunca tive problemas, as únicas que vejo o pessoal reclamar mais, me falam aqui, por e-mail e no face são a da Britânia e a Arno LaBaguete. Abraços!

    ResponderExcluir
  32. obrigada estava em duvida entre a Britânia e a Mondial entre elas então a melhor é a Mondial? qual a diferença entre elas?

    ResponderExcluir
  33. Lisandra, eu tenho uma da Mondial e uma da Cadence, da Britânia o pessoal reclama muito de dar problemas em geral, mas vc escolhe.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada vc me ajudou na escolha da minha acabei de comprar uma da mondial gostaria de ver uma receita sua de pão caseiro simples qual vc me indica fazer primeiro.

    ResponderExcluir
  35. Lisandra, conforme manual da panificadora, o primeiro pão a ser feito deve ser o Pão Branco.

    ResponderExcluir
  36. Oi Lisandra, isso mesmo, vc deve fazer a receita de pão branco, e antes leia as Dicas Básicas 1 e 2 aqui no blog ok. Parabéns pela aquisição!

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma Britânia há anos e nunca me deu problemas. Os pães saem perfeitos e uso semanalmente.

    ResponderExcluir
  38. Acho que as antigas eram melhores, mais fortes, pois tenho recebido muitas reclamações recentemente da Britânia.

    ResponderExcluir
  39. olá o fermento biológico que vc usa nas receitas dos pães é aquele tipo pó royal?

    ResponderExcluir
  40. Olá Maurício.
    Qual a máquina de pão que você usa?
    Obrigada.
    Jana

    ResponderExcluir
  41. Oi Lisandra, fermento Royal não é fermento biológico, fermento biológico é aquele da Fleischman por exemplo que vem em sachês ou pacotes à vácuo próprios para pães.

    ResponderExcluir
  42. Oi Jana, eu tenho duas, uma da Cadence e uma da Mondial, adoro as duas, são ótimas.

    ResponderExcluir
  43. Ae Maurício! Encontrei esse blog pelo facebook.
    Temos a máquina da britânia multi pane mas o pão fica cascudo, tipo com a casca queimada e dura. Na penúltima vez desliguei a máquina faltando 8 min p/ terminar o ciclo (opção II, cor clara)
    Na última vez desliguei a máquina faltando 18 min. p/ terminar o ciclo, só assim p/ ficar menos cascudos. Desse jeito não dá para deixar programado, ou mesmo não dá p/ colocar e sair p/ fazer alguma coisa sendo que tem que desligar antes. Existe alguma forma p/ ficar menos cascudos sem que precise desligar a máquina antes de terminar o processo?
    Mto obrigado!
    Abçs...

    ResponderExcluir
  44. Oi Edson, seja bem-vindo! Leia nas Dicas Básicas 2.0 que lá eu explico como proceder, abraços!

    ResponderExcluir
  45. Aquelas dicas são p/ depois que soa o bip de pronto, como descrevi acima, mesmo desligando a máquina 10 minutos antes de terminar, ainda assim fica cascudo e duro, tipo casca grossa e queimada. O que fazer? A massa tem que estar mais mole então???

    ResponderExcluir
  46. Não, pois lá falo da cor e outros fatores também, servem para o geral, mas se mesmo assim continua ocorrendo é sua máquina, veja com o fabricante Edson.

    ResponderExcluir
  47. Maurício, todos os seus pães ficam arredondados em cima? Acho q já vi essa pergunta, mas até achar, resolvi lhe perturbar (sorry). Os meus ficam sempre retos. Qual o segredo dessa arredondada? Todas as receitas do site estão no livro? abço e grata por compartilhar tanta coisa gostosa. :)

    ResponderExcluir
  48. Oi Simone, não, depende da receita, cada receita pode ser diferente. Boa parte está no livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  49. olá gostaria de saber para que serve aquele ferrinho com com um circulo na ponta que vem junto com a maquina da mondial? e quanto tempo leva pra ficar pronto o pão e o boloW

    ResponderExcluir
  50. Olá Lisandra, aquele ferrinho é para vc puxar a alça da forma, quando for retirar o pão para não se queimar e também para ajudar a puxar o batetor caso ele fique dentro do pão ao desenformar. O tempo de cada ciclo aparece no painel digital quando vc programa o ciclo, cor e tamanho. Abraços!

    ResponderExcluir
  51. obrigada pela dica hoje eu fiz meu primeiro pão ficou muito saboroso programei na cor médio só que eu fiz de 600 gr e sem querer programei o tamanho de 900 gr e meu pão ficou com a casca um pouco dura sera, que foi por eu ter programado o tamanho errado?

    ResponderExcluir
  52. depois de quanto minuto começa a bater no programa de pão integral pois já faz uma hora que programei no ciclo integral e ainda não bateu a massa.

    ResponderExcluir
  53. Começa a bater na mesma hora, vc programa, e depois aperta o ligar rs

    ResponderExcluir
  54. pode fazer a receita de bolo que fazemos na batedeira na maquina de pão?

    ResponderExcluir
  55. Olá Lisandra, pode sim, só tem que tomar cuidado se for uma massa que rende um bolo muito grande, se não tranasbordará.

    ResponderExcluir
  56. oi eu vi nos comentários que fizeram pudim na maquina gostaria de saber se a calda do pudim não prejudica a forma e quantas horas leva pra assar um pudim obrigado e suas dicas estão me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  57. Oi Lisandra, eu nunca fiz, então não tenho como lhe dizer.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Olá Maurício, primeiro conheci seu blog de fritadeira sem óleo, procurando dicas para comprar uma boa. Então vim nesse blog, gostaria de saber quais os modelos de suas mfp. Se não for pedir demais, também me de uma dica de modelo/marca de multiprocessador, caso vc use, pois estou vendo comentários conflitantes na Internet e gostaria de comprar tudo junto. Obrigada de já

    ResponderExcluir
  60. Oi Nahara, seja bem-vinda! Eu tenho duas MFP, uma da Mondial e outra da Cadence mais antiga, são ótimas. Processador tenho um daqueles 10 em 1 tipo aquele da Walita só que é da falecida BestShopTV rs, já usei uma da Mondial de uma amiga e gostei, era bom também.

    ResponderExcluir
  61. Mauricio, bom dia, estou pensando em comprar uma maquina dessas, preciso saber se existe alguma dica específica para receitas que serão programadas para o outro dia de manhã.
    Independente dos ingredientes posso deixar posar ou tem alguma receita especifica para programação?

    ResponderExcluir
  62. Oi Ricardo, não tem misterio, mas tem algumas dicas sim, veja nas dicas básicas 1.0

    ResponderExcluir
  63. Comprei uma máquina de pão feliz da vida para ter um pão saudável e fresquinho todos os dias, mas todas as receitas que já fiz o pão fica seco, duro e não fica com a textura fofinha. Como posso agir para melhorar isto.Como posso rechear o pão, devo fazer na opção de massa?

    ResponderExcluir
  64. Olá, Maurício. Vc é a minha última esperança....Comprei a MFP e já tentei várias receitas do livrinho que acompanha a máquina e em vários climas ( no inverno e até neste super calor!). Mas sempre o meio do pão fica pesado (como se fosse mal assado). Li que devo por um pouco mais de farinha, mas continua cru ou fica muito duro...Ou seja, qual o segredo para não ficar cru? Como devo chegar ao ponto?

    ResponderExcluir
  65. Oi Carla, não faça as receitas do livrinho que veio com sua máquina, geralmente os fabricantes nem testam antes de colocar lá. Em segundo e mais importante leia as dicas básicas 1 e 2 alí no topo do blog, irão lhe ajudar, pois não é este o seu problema com certeza, tempo ou mais farinha não irão resolver, e se mesmo com as dicas e melhora dos ingredientes não resolver pode ser sua máquina. Abraços!

    ResponderExcluir
  66. Mauricio, você como o guru da MFP, saberia dizer se é possível fazer nela aquelas massas densas que precisam aquecimento enquanto sova, como massa de churros e de coxinha? Teria alguma receita adaptada pra essas máquinas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  67. Oi Clau, são massas cozidas. Sim, mas tem que ser em pequena quantidade, 600gr no máximo, pois são muito pesadas e forçam a máquina, basta utilizar o ciclo geleia que bate e aquece ao mesmo tempo. Não tenho nenhuma ainda aqui no blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  68. Seu site é excelente! Parabéns! Já fiz vários pães seguindo suas receitas, mas ontem tentei fazer dois pães integrais sem sucesso. O primeiro eu tentei substituir a farinha branca por farinha de coco e o pão ficou com casquinha por fora, mas virou um mousse por dentro. A segunda tentativa foi um integral simples, só que deixei de adicionar a farinha branca e o pão ficou baixo, duro e com cheiro de ração de cachorro...rsrsrs..Quais as marcas de farinha branca você indica? Sempre devo peneirá-la? Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Oi Luis, obrigado! O problema de seus pães foram as substituições, se vc simplesmente substituir não tem como prever o resultado, use uma receita que já leve os ingredientes que deseja, aqui no blog tem centenas. Abraços!

    ResponderExcluir
  70. Oi, Maurício! Tudo bem? Tenho uma panificadora da Britânia há bastante tempo, que é ótima. Por isso, resolvi comprar uma panificadora para a minha mãe. Como a da Britânia estava indisponível, comprei a da Mondial, que dizem ser muito boa. Só que ela não funciona direito - em todas as programações que testamos a máquina não assou a massa. Quando tentamos colocar pra assar por mais tempo, temos que aguardar a máquina esfriar um pouco para religar, o que atrapalha o resultado final. Mandei um e-mail para a Mondial, mas eles ainda não me responderam. Como vc disse que tem uma panificadora da Mondial, gostaria de saber se é assim mesmo que ela funciona, ou se pode estar com defeito. Na minha cidade não tem assistência técnica da marca, por isso terei que me deslocar até outra cidade. Tenho receio de não ser defeito. Conto com a sua ajuda!

    ResponderExcluir
  71. Oi Pollyanna, isso nunca aconteceu comigo, a minha nunca fez isso, será que não é a receita que está fazendo? Tente fazer uma receita de pão francês ou de leite e veja o resultado, se ficar assim tb troque a máquina, abraços!

    ResponderExcluir
  72. Oi, Maurício! Não é a receita, não. Já testamos diversos tipos de pães e bolos, em diferentes programações, mas não dá certo. Obrigada pela sua resposta - agora estou mais certa de que a máquina veio com defeito. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  73. Eu fiz o bolo na maquina, mas ele nao assou por inteiro, no meio ele ficou cru, como devo proceder, alguem pode me ajudar, quero muito usar minha maquina para fazer bolos.Obrigada.

    ResponderExcluir
  74. Olá Luciana, basta repetir o ciclo assar que seu bolo terminará de assar, e fique de olho, pois as vezes ele termina de assar antes do tempo total ok, abraços!

    ResponderExcluir
  75. Mauricio qual maquina de pão comprar? desde já agradeço.
    Deive

    ResponderExcluir
  76. Deive, eu não gosto muito de indicar, mas posso lhe dizer que tenho uma Mondial e uma Cadence e nunca tive problemas, e tb te falo não compre Britânia nem Arno, dão muitos problemas e o resultado dos pães não é muito bom. De resto fica a seu critério rs

    ResponderExcluir
  77. queria saber ,se a minha receita pede trigo especial e eu usar o trigo comum, vai alterar em que minha receita

    ResponderExcluir
  78. Oi Lauceni, o ideal é sempre usar farinha especiais e/ou de boa qualidade como explico nas dicas básicas 1 e 2, se não tiver ainda poderá fazer pães, só não sairão tão bons quanto poderiam ficar com a especial. Abraços!

    ResponderExcluir
  79. Maurício, meu marido de tão empolgado com os pães q tenho feito, comprou uns pacotinhos de MELHORADOR DE FARINHA. No entanto não faço ideia de como usar e o qto usar. Vc pode me dar alguma dica sobre isso? Até queria usar o produto pra não fazer desfeita para o Meu Lindo.
    Obrigada desde já!!

    ResponderExcluir
  80. Oi Paula, se a farinha e os ingredientes são de qualidade não precisa de melhorador, nem gosto porque acho que foge da questão de ser saudável, sem químicas e sem conservantes, mas se vc for usar leia atrás da embalagem que vem explicando as proporções. Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  81. eu li o seu blog INTEIRO antes de decidir comprar a panificadora, escolher a marca certa, e fazer meu primeiro pão. e deu tudo certo!!! agora quero sair do básico e arriscar outras receitas! acho que oq faz toda a diferença é acompanhar os primeiros 5 minutos, pra acertar o ponto colocando mais água ou farinha. eu medi tudo muito certinho, mas mesmo assim precisei acertar a massa nessse começo. muito obrigada por doar o seu tempo pra nos ajudar a fazer pães deliciosos!

    ResponderExcluir
  82. Olá Viviane, que bom saber que está gostando e que aprendeu direitinho rs... é isso mesmo, pois as vezes os ingredientes, clima e temperatura podem sofrer variações, mas depois é só curtir o pão quentinho e saboroso! Abraços!

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde. Gostaria de saber qual a melhor marca desta máquina de pão.

    ResponderExcluir
  84. Maurício desde que comprei minha máquina de pão acompanho seu site> Veja se pode me ajudar. Programei minha máquina britânia para o cilco massa mas tirei antes d tempo e agora não consigo desprogramar. Toda vez que ligo a máquina ela começa a trabalhar sozinha, não consigo de jeito nenhum voltar a ciclo 00 pois ela já inicia no cilo 3:00.
    Se puder me ajudar, muito grata

    ResponderExcluir
  85. É só vc apertar o botão iniciar/parar e segurar por alguns segundos, daí ela para e vc pode reprogramar.

    ResponderExcluir
  86. Pena que descobri só hoje!!!
    Mas parabéns pela iniciativa e pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  87. Mauricio, vc saberia me informar qual a diferença da Britania 2 para a Britania 2P?

    ResponderExcluir
  88. E a Multi Pane (sem o numero 2) é melhor?

    ResponderExcluir
  89. Elaine, não sei te dizer, vc tem que comparar e ver o que difere, mas já aviso que não recomendo máquinas de pão da Britânia, quebram rapidamente e as vezes não fazem bons pães... claro que isso é minha opinião e base pelos e-mails e reclamações de leitores que já compraram ou tem, fica a seu critério.

    ResponderExcluir
  90. Olá tenho uma máquina de pão da britania, porém no manual a maioria das receitas informam quantidade da massa de 900g, eu gostaria de fazer pães menores de 600g o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  91. Aqui no blog tem váaaarias de 600gr, aproveite!

    ResponderExcluir
  92. Maurício, a minha máquina Britânia tem o inconveniente de apitar algumas vezes quando inicia o ciclo, normalmente de madrugada. Por isso tenho que deixá-la na área de serviço, longe dos quartos. Você sabe de alguma forma de desativar esse alerta?

    ResponderExcluir
  93. Que eu saiba não tem como, veja com o fabricante.

    ResponderExcluir
  94. Maurício, parabéns pelo blog! Tenho uma máquina Britânia, e toda vez que seleciono o ciclo para pães integrais (ciclo 3), ela fica com o tempo passando mas sem começar a bater os ingredientes! Então preciso mudar para o ciclo básico, só que o tempo de preparo é 20 min menor neste ciclo, o que deixa o pão duro. Será que estou fazendo alguma coisa errada ou é problema da máquina?Tenho como compensar de outra forma para evitar que o pão fique duro? Obrigada.

    ResponderExcluir
  95. Bianca, geralmente o ciclo DOCE é praticamente igual em tempo, veja outro ciclo de mesmo tempo e utilize. SIm, isso pode ser um defeito, provavelmente. Abraços!

    ResponderExcluir
  96. Olá, achei seu blog pesquisando sobre como comprar uma máquina de fazer pão. Excelentes suas dicas!!! Porém, gostaria de dicas para o uso da máquina para pães sem glúten. Já fiz alguns no forno normal. Mas as experiências foram meio ruins. O pão cresce as vezes chega
    a derramar no forno. Outra coisa que tenho sentido e o gosto de fermento. As receitas que tenho feito, sempre pede para colocar um sache de fermento biológico. Será que é muito a quantidade para uma receita que dá uma forma média??? Obrigada pelas dicas, e Parabéns por sua gentileza de ajudar as pessoas!!! Vera

    ResponderExcluir
  97. Olá Vera, seja bem-vinda! Aqui no blog tem algumas receitas de pães sem gluten, e as dicas são as mesmas que dou aqui no blog. A quantidade de fermento não é assim, depende do tamanho / peso total da massa. Abraços!

    ResponderExcluir
  98. Olá Mauricio, obrigada pelo retorno. Fiquei em dúvida com relação a sua citação do fermento. Nas dicas tem a relação do tamanho e quantidade??!! Acho que não entendi muito bem. É um universo novo, cheio de detalhes e cuidados. Você indica uma máquina que considera boa de qualidade e preço. Acredito que com sua experiência você deve conhecer todas, né!!! Estou ansiosa para conseguir fazer pães saborosos. Tenho dois filhos adolescentes e estou tentando convencê-los de experimentar meus pães sem glúten. Ainda não consegui!!! Porém, com suas dicas preciosas, acredito que logo terei êxito!!! Mais uma vez, obrigada pela gentileza da resposta. Vera/ Brasília.

    ResponderExcluir
  99. Olá adquiri uma panificadora Mondial esta semana e ainda não acertei o pão. Já fiz quatro o melhorzinho foi um doce. Os outros ficaram horríveis. Um ficou seco, outro duro, pesado. Eu sigo à risca as receitas. Nossa estou decepcionada. Será que pode ser a farinha? Se eu mudar a marca do fermento será que tenho algum resultado positivo?

    ResponderExcluir
  100. Obrigado Vera, vc vai pegando o jeito. Abraços!

    ResponderExcluir
  101. Oi Jenypher, podem ser inúmeras coisas, aconselho que leia e siga minha DIcas Basicas, os links estão ali no topo do blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  102. Ola Mauricio posso utilizar fermento natural nas receitas. Qual a proporcao? Adoro seu blog. Tem me ajudado bastante e tudo muito bem explicado. Obrigada. simone

    ResponderExcluir
  103. Simone, mas que tipo de fermento natural? Vc quer dizer fermento fresco? Se for sim, veja como nas dicas básicas 1 e 2.

    ResponderExcluir
  104. Ola Mauricio o fermento que me refiro e aquele feito em casa que vc prepara a "muda" . Nao sei me entende...eu ganhei essa muda e nao sei como usar. Ficarei grata se puder ajudar. Abracos Simone

    ResponderExcluir
  105. Simone, só testando, pois existem centenas de tipos de fermento naturais e geralmente o crescimento é mais lento, então acredito que não funcionaria na máquina de pão.

    ResponderExcluir
  106. Ola Mauricio. Muito obrigada!! Abracos Simone

    ResponderExcluir
  107. Dona Benta não é para pães, claro que dará certo, mas o resultado não será o melhor possível.

    ResponderExcluir
  108. Oi preciso da sua ajuda pois minha máquina multi pane Britânia,acende mas não bate a massa parecendo que o batedor está preso,o que não acontece,o timer indica seu funcionamento perfeito.O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  109. Não sei, estas coisas vc tem que ver com assistência, fabricante ou sac de sua marca,

    ResponderExcluir
  110. Nilsa, aconteceu com a minha, é coisa super simples, mas tem que mandar na assistência. Diz que acontece com a maioria das máquinas Britânias. E realmente na assistência tinhas váriaaasss com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  111. ciclo basico é o mesmo que ciclo normal?

    ResponderExcluir
  112. Caro Maurício .
    Parabéns seu blog é único e muito bem elaborado. ajudou-me bastante a decidir a comprar uma máquina pois só ouvia as pessoas falando que essas máquinas não prestam , mas na verdade acho que não sabem usar . Minha máquina ainda não chegou mas já estou me inteirando das dicas e receitas.
    Li que a farinha é essencial para o sucesso do pão . Moro no interior e tive dificuldades em encontrar farinha escrito especial, só tem tradicional e tipo 1. tenho três perguntas :
    1- A tipo 1 é a mesma coisa que a especial ?
    2- Encontrei uma da marca D. Benta ( não indicada por você) porém é uma diferente da comum , escrito reserva especial,( é obvio que é especial) , custa 6 reais o pacote . Este tipo pode ser usada mesmo sendo D.Benta ? Eu creio que quando você fala da marca , é apenas para a comum , certo ?
    3- o fermento biológico seco que encontrei foi da marca Mauri , serve ?

    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  113. Oi Maria Cristina, que bom, fico lisonjeado e vc pode saber que vai amar! Sim, a farinha e o fermento são cruciais. Tipo 1 é melhor que comum, eu uso bastante tb a tipo 1 da SOL, pode usar e a Reserva especial também é boa, é importante ser uma farinha boa, branquinha, fininha e de qualidade. Já ouvi falar deste fermento, mas nunca usei, experimente e veja se é bom. Abraços!

    ResponderExcluir
  114. Boa noite Mauricio,
    qual a marca de Panificadora vc me indica a cadence é boa?
    Ana

    ResponderExcluir
  115. Olá Ana, eu tenho uma Mondial e uma Cadence, são boas, nunca tive problemas, só não indico Britânia, Arno e nem marcas importadas ou desconhecidas. Abraços!

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde Maurício. Lí sus dicas, mas mesmo assim ainda tenho uma dúvida. Em uma receita que leva 3 copos de farinha posso substituir um copo por farinha integral?

    ResponderExcluir
  117. Arteira, não existe esse tipo de substituição, ao fazer algo assim é outra receita, outro resultado, outro sabor e é necessário ajuste dos outros ingredientes, formando uma nova receita.

    ResponderExcluir
  118. Maurício, comprei minha máquina da Britânia há mais de 4 anos, tentei fazer alguns pães mas nunca saia como gostaria, há uma semana descobri seu site, fui no maleiro e tirei a máquina da caixa, fiz o integral com iogurte e mel e o 50% integral, adooorei...os dois ficaram ótimos, parabéns pelas receitas.

    ResponderExcluir
  119. Olá Maurício!! Tenho tentado fazer meus pãezinhos numa Britânia, comprada há menos de 1 mês e não consegui fazer um que ficasse fofinho! Sigo a receita à risca, mas sempre fica com aquela cascona duuuura! Preciso de ajuda para recuperar minha reputação! Li que você não recomenda a Britânia... Estou quase colocando a culpa na marca, quando o marido disser "na próxima você acerta!" rsr Att, Rosa Luisa

    ResponderExcluir
  120. Rosa, vc já leu ali no topo do blog minhas Dicas Básicas 1 e 2?

    ResponderExcluir
  121. Olá, Maurício .
    Minha panificadora chegou e usa-a todos os dias , A marca é Philco. Quanto ao fermento Mauri que eu estava em dúvida , é muito bom . Tenho usado farinha tipo 1 , Rosa Branca quando não encontro da reserva especial . a máquina veio um livro de receitas muito bom , mas nada se compara a seu blog , Obrigada por nos dar tantas dicas e compartilhar as experiências.
    Parabéns pelo belo trabalho!
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  122. Obrigado Maria Cristina, parabéns pela panificadora, espero que tire o maior proveito! :)

    ResponderExcluir
  123. Oi Mauricio, tudo bem? Estou adorando as receitas. Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer um pão menor do que 450g na máquina... Seria possível fazer um de 300g? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  124. Olá Juliana menos que 450gr só se vc tiver uma máquina bem pequena senão pode ficar muito assado, seco e duro.

    ResponderExcluir
  125. Existe um peso ideal da massa misturada? tenho balança em casa ,como os ingredientes muitas vezes tem pesos diferentes tipo o ovo ,penso que ajudaria.

    ResponderExcluir
  126. Não, isso varia muito de receita para receita. No caso do ovo, é por este motivo que geralmente, na maioria das receitas que leva ovo, colocamos o ovo no copo medidor e depois completamos com leite, para que não altere a quantidade de líquidos da receita. Abraços!

    ResponderExcluir
  127. Olá Mauricio. Sou vegana e estou pensando em adquirir uma MFP da Mondial, por sua causa. Mas vejo que a maioria das receitas leva ovo. Eu costumo substitui-lo em minhas receitas no forno convencional, então gostaria de saber se os pães por exemplo eu conseguiria fazer sem esse ingrediente não comprometendo o resultado final. Obrigada e acho muito legal suas dicas no face e no blog.

    ResponderExcluir
  128. Sim, pode, tem centenas de receitas aqui no blog que não levam ovo. Abraços!

    ResponderExcluir
  129. Boa noite! Tenho uma Britânia Pane, não acertei o momento para colocar recheios ( lingüiça , castanhas, doces,aveias) sem que fiquem triturados. Mesmo colocando 5 minutos após começar a bater, 2* informação do manual. Tem uma dica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Quebra mesmo, e as vezes pica bem. Se quer pedaços maiores no pão final use tamanhos maiores na hora de colocar e outras dicas tem aqui nas dicas básicas 1 e 2. Abraços!

    ResponderExcluir
  131. Olá, td bem? Estou desesperada pois meus pães nao estao dando certo e achei seu blog. Estou tentando fazer um pão sem glúten, o que acontece é que eu deixo ele descansando, aí cresce bem, qdo levo pra assar, dpois de uns 15 min fica aquela casca na borda mas por dentro da um buraco e la mais no fundo da forma fica a massa ainda crua. Li que vc escreveu que no caso de farinha sem gluten nao tem o q se fazer, mas onde peguei a receita as pessoas escrevem que o delas deram certo. Ja fiz com temperatura do forno mais baixa, mais alta, testei duas receitas diferentes e ainda continua o msm problema,
    A massa cresce dmais so que fica apenas uma casca por cima. Nao sei mais o q fazer, vc n tem nenhuma ideia do q pode ser pra me ajudar?? :-( mto obrigada!!!

    ResponderExcluir
  132. Oi Luciana, leia aqui as dicas básicas 1 e 2, onde falo sobre coisas que podem causar esses problemas nos pães. Não sou muito de fazer no forno, uso mais a máquina mesmo, e pão sem glúten faço raramente, tem que ir fazendo e pegando o jeito. Aqui no blog tem algumas receitas bem boas que dão super certo, vc pode ver até pelos comentários delas, tente uma delas e veja o resultado. Abraços!

    ResponderExcluir
  133. Olá Mauricio. Eu tenho intolerância à farinha comum, podendo consumir a de trigo duro e espelta. Posso substituir 100% trigo comum pelo grano duro em uma receita? Grata, Mariane

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde. Quero comprar uma máquina, mas tenho uma dúvida quanto ao formato dos pães. Desculpem a ignorância, mas todas a máquinas fazem o pão naquele formato mais quadrado ou existe alguma máquina que faz pães horizontais, como os de forma? Obrigada, Adriano.

    ResponderExcluir
  135. Olá, sim, todas fazem nesse formato, é retangular, fica como se fosse um pão de forma mais largo e mais alto. Existem uma ou duas que são maiores e fazem um pão mais comprido, mas uma já saiu de linha e a outra é super difícil de achar e de assistências. Olha, eu acho um formato bom para fazer lanches, etc...

    ResponderExcluir
  136. Maurício, parabéns pelo blog! Suas dicas são valiosas. Comprei uma panificadora George Foreman. Junto a ela vem os medidores e livro com receitas. No livro de receita, para 600 grs de pão, menciona 420 grs de farinha de trigo ou equivalente 3 xícaras. Se eu me direcionar pelo medidor, considerando 3 xícaras até o topo, eu vou ter mais que 420 grs. Por onde eu me direciono? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  137. Não sei na sua máquina, mas na maioria o medidor/copo/xícara é padronizado na medida de xícara culinária 240ml/250ml.

    ResponderExcluir
  138. Mauricio, uso demais a maquina mas a grande reclamação é que os pães não ficam 'fofos'. A dica do suco de limão realmente funciona e posso usá-la em qualquer receita?

    ResponderExcluir
  139. Oi ELoire, sim pode, mas se seus pães não estão ficando fofos há algo errado, algum ingrediente, medidores, etc... veja aqui como proceder. Abraços!

    ResponderExcluir
  140. Oi Maurício!Excelente o seu blog e suas dicas são preciosas.Queria pedir sua ajuda com um problema que tenho com minha Cadence.Tenho feito meus pães, mas na hora de tirá-los da forma tenho tido uma dificuldade imensa.!!!!!Andei até usando uma espátula de silicone para ajudar ,mas mesmo assim fica difícil.Alguma sugestão?Muito obrigada desde já.Abraços Suzete

    ResponderExcluir
  141. Mas qual exatamente a dificuldade, o que acontece Suzete? Fica preso nas laterais, gruda na forma? Fica preso no fundo?...

    ResponderExcluir
  142. Maurício, eu tenho a impressão de que está preso tanto no fundo , quanto das laterais, pelo menos na parte das paredes mais próximos aos fundo.Eu vi uma sugestão de untar com azeite que você mencionou, mas fiquei em dúvida se essa alternativa se aplicaria ao meus caso.Um super obrigada .absSuzete

    ResponderExcluir
  143. Não deveria acontecer, até porque a forma é antiaderente! No máximo o pão prende um pouco no batedor, mas só isso, seu antiaderente deve estar ruim!

    ResponderExcluir
  144. eu tenho uma duvida as vezes quando faço pao em casa a maioria das vezes depois de assados fica com cheirinho de fermento ate mesmo quando quentes sera fermento demais?eu sigo a receita certinho,e so uma vez que fir ficou normal sem aquele cheirinho de azedo acho que do fermento.uso farinha de boa qualidade..

    ResponderExcluir
  145. Olá, Maurício. Tudo bem? Gostaria de saber se na máquina de pão posso substituir o leite em pó pelo tradicional, o líquido integral. Muito obrigada. Abs!

    ResponderExcluir
  146. Oi Maurício. Ótimo blog parabéns! Vi suas dicas e não entendi quanto ao pão cascudo a parte que diz " Primeiramente programe sem a cor de casca CLARA na máquina" . Se eu usar outra cor ele não ficará pior?

    ResponderExcluir
  147. É Primeiramente programe SEMPRE a cor de casca CLARA na máquina"

    ResponderExcluir
  148. Ola meu nome é Paola, estou utilizando a panificadora britania mult pane, e tenho duas duvidas. Queria fazer um pão de torresmo e gostaria de saber qual o melhor momento para colocar o recheio. e a segunda é preciso tirar o batedor , e se sim qual o memento de tirar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  149. Olá, tem a receita aqui mesmo no blog do pão de torresmo. Vc coloca após o bip ou a massa estar homogenea. Não vc não retira o batedor não.

    ResponderExcluir
  150. Oi Mauricio, adoro demais todos os seus blogs e sempre indico para os amigos. Estou com um problema. Comprei a MFP da Mondial e nesse domingo fiz uma receita. O pão ficou bom no início, mas no dia seguinte endureceu. Pq será que aconteceu isso?

    Outra coisa: o batedor ficou preso e não sai de jeito nenhum. Já coloquei água quente na forma 2 vezes e nada. Tem algums dica do que pode ser feito?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  151. Obrigado Thalita! SObre a macies no dia seguinte depende da receita, de como fez, ingredientes e forma que armazenou, leia aqui mesmo nas dicas que explico como fazer. Sobre o batedor ele tem que sair, pode ser que vc não tenha encaixado na posição cesta e aí ele entrou errado e emperrou, mas isso vc terá que ver na assistência mesmo. Abraços e obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  152. Oi Mauricio, consegui tirar o batedor!!!!!!!!!! Ufa!!!! rsrsrsrsrs

    Sobre o pão, eu usei a sua receita de pão básico sem açúcar, deixei uns 5 minutos após o bip e quando retirei em enrolei em um pano de prato. Para armazenar eu deixei naqueles potes para pão de forma, sabe?!

    Tive a impressão que pode ter sido muita farinha, mesmo seguindo as medidas e peneirando antes de colocar. Vou testar de novo pra ver se dá certo!

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  153. Olá, Mauricio, tudo bem? Meu nome é Tatiana e estou em dúvida sobre redução das receitas. Gostaria de fazer quase sempre pães de 450g, mas os pães das receitas são, na maioria das vezes, de 900 ou 600g. Eu posso reduzir as receitas? Pode dar algum problema nos pães, já que as medidas têm que ser bem exatas às das receitas? Obrigada.

    ResponderExcluir
  154. Olá. Basta reduzir os pães de 900gr pela metade e terá pães de 450gr.

    ResponderExcluir
  155. Oi Mauricio,
    Quantas vezes posso usar a minha panificadora Arno por Dia?
    Marcelle

    ResponderExcluir
  156. Quantas vezes quiser, o ideal é que sempre espere ela esfriar um pouco para poder fazer outro pão.

    ResponderExcluir
  157. Caro Maurício, antes de mais nada parabéns pelo blog, muito útil.
    Tenho uma pequena lanchonete e gostaríamos de produzir o nosso próprio pão para elaboração de Toast's por isso peço sua ajuda na escolha da melhor maquina levando em conta que nos interessa aquela cuja a forma do pão seja mais larga e mais alta e aguente fazer pelo menos um pão todos os dias. Grato pela ajuda Djalma Rocha

    ResponderExcluir
  158. Olá, todas tem a forma basicamente do mesmo tamanho. Tenho uma uma Mondial e uma Cadence, não recomendo Arno nem Britânia. As demais são boas tb. Vc pode fzer quantos pães precisar por dia. Abraços!

    ResponderExcluir
  159. Maurício. Desconsidere a postagem anterior, lendo todos os comentários acabei encontrando a pergunta que fiz. Obrigado pela resposta. Aquele ferrinho com um círculo na ponta é realmente inútil, risos.

    ResponderExcluir
  160. Olá, nas suas receitas, utiliza o fermento em pó, mas aqui em Portugal é um produto um pouco caro pelo que opto muitas vezes pelo fresco, porque praticamente faço pão todos os dias. Mas tenho uma dúvida, muitas das receitas leva uma colher de chá ou + meia colher de chá, quantas gramas é uma colher chá de fermento fresco? Obrigada pela ajuda e continuação do bom trabalho que tem feito no seu blog, pelo qual sou seguidora e faço imensas das suas receitas.

    ResponderExcluir
  161. Olá! Não, não é em pó, é o biológico tb, só que fresco. Use sempre as colheres medidoras que já vem com a máquina para medir. Abraços!

    ResponderExcluir
  162. Olá... A panificadora desliga sozinha no final do ciclo?

    ResponderExcluir
  163. Desligar não, ela só termina o ciclo e fica lá, vc que tem que desligar rs

    ResponderExcluir
  164. Olá Maurício,
    em algumas receitas tem leite, porém aqui em casa não usamos leite comum... muda alguma coisa substituir por leite de soja?
    Muito obrigado,

    Bernardo

    ResponderExcluir
  165. Pode usar leites vegetais no lugar do tradicional sem problemas.

    ResponderExcluir
  166. Mauricio , eu pensava que quando programasse a máquina para fazer o pão para que saia pronto , por exemplo . 09 nove horas depois, que naquele momento o pão já começaria a ser feito, porém a máquina não começou a trabalhar imediatamente. Enfim, fui dormir e quando acordei realmente o pão estava pronto. É isto mesmo?

    ResponderExcluir
  167. A máquina vai começar a funcionar antes do tempo final, da hora que vc programou, para que na hora que vc programou ele esteja pronto.

    ResponderExcluir
  168. Mauricio, moro em Natal/RN e não encontrei nenhuma das farinhas de trigo que vc citou, aqui só encontro as marcas, primor, dona benta, fina e boa sorte... Dentre essas qual a que vc me indicaria para fazer os pães? As farinhas de trigo especiais aqui contem fermento, fora isso tem o tipo tradicional e tipo I, qual dessas devo utilizar??

    ResponderExcluir
  169. Farinha especial e farinha com fermento são coisas bem diferentes, nunca use farinha com fermento para pães, além de não ser o fermento correto são sempre farinhas de baixa qualidade, as piores. Teste farinha de pacotes como falei aqui, procure ver as mais finas e mais branquinhas, evite as de saco plástico.

    ResponderExcluir
  170. Alguém já tentou fazer pão doce? Aquele que fica supermacio, sem casca e apenas dourado? Já tentei várias vezes com as receitas que encontrei na internet, mas até aqui só decepção... Quero parabenizar o Maurício Rodrigues pelas excelentes Dicas Básicas!

    ResponderExcluir
  171. Maurício, de antemão já agradeço pelas dicas aqui nesse blog. Vou marca-lo no Meus Favoritos. Tenho uma panificadora Philco e qdo faço pão de 900gr ele cresce tanto que gruda na tampa. Imagine se eu tentar fazer o de 1200gr. Alguma dica? Li a maioria dos posts e dicas e não achei nada parecido com esse meu problema. Um abraço. Nilza

    ResponderExcluir
  172. Na verdade isso é algo bem simples, muito fermento, reduza o fermento e só coloque liquidos mornos quando a receita pedir. Este de 1200gr é apenas para maquinas grandes que tem essa capacidade, as de 900gr ou 1kg não suportam. Se onde mora tb é muito calor é o caso tb de reduzir o fermento em todas as receitas q vc fizer. Leia as dicas basicas 1 e 2 aqui no blog, link no meu no topo. Abraços!

    ResponderExcluir
  173. Olá, Mauricio! Sou fã do seu blog sobre fritadeira sem óleo, e descobri esse seu outro blog, muito bom tbem! Espero que vc possa me ajudar.... há alguns anos comprei duas máquinas de presente de dia das mães: pra minha mãe e pra minha sogra. A máquina da minha sogra é perfeita, saem excelentes pães, mas a da minha mãe saem todos duros feito pedra, cascudos, mesmo tendo trocado várias vezes todos os produtos e usado os ciclos de sanduíche e casca clara. A única diferença entre as duas é que a cidade da minha mãe é 220v. Vc acha que a voltagem mais forte pode estar esquentando o pão mais do que devia, mesmo que a potência seja de 600 watts? Liguei pra assistência técnica pra tentar trocar a voltagem e eles disseram que não vale a pena pelo preço.... Abraços, Aline.

    ResponderExcluir
  174. Com certeza isso não tem nada a ver kkk... sua mãe já pegou o jeito e vc ainda não, mas não desanime, leia aqui no blog as dicas básicas 1 e 2, veja onde terá que mudar ou austar e comece com o básico depois vá aumentando a dificuldade. Abraços!

    ResponderExcluir
  175. Maurício, bom dia. Quando uso o Timer posso fazer uma receita que vá leite morno??? ou dá muita diferença?? sei que deve dar alguma pois se não desse não teria que ser "morno", mas é muita diferença???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  176. Ola boa tare!
    Minha m/p é uma cadente e não tenho ciclo básico. Por qual substituir?

    ResponderExcluir
  177. O ciclo Básico ou Normal é o primeiro ciclo de qualquer máquina independente da marca.

    ResponderExcluir
  178. Como faço para preparar um pão de apenas 200 gramas, o de 450 é muita coisa, pois sou só eu e meu marido.

    ResponderExcluir
  179. 200gr é muito pouco, não vai ficar legal, Faça um grande ou médio e congele metade.

    ResponderExcluir
  180. Maurício, tenho uma mfp da britânia... mesmo que siga as dicas e recomendações da receita, coloco o pão na cor clara, o pão fica mto seco, cascudo e escuro. Será que minha máquina está desregulada? Já estou quase desistindo dela :(

    ResponderExcluir
  181. Leia aqui no blog as dicas basicas 1 e 2 que falo sobre isso.

    ResponderExcluir
  182. Oi Maurício,
    Já li as dicas aqui e tenho uma dúvida sobre armazenamento.
    Eu faço exatamente como vc diz aqui: deixo o pão esfriar completamente depois coloco num saquinho plástico, desses de congelar alimentos, e fecho sem ar dentro.
    O que está acontecendo é que as vezes no terceiro dia o pão já está com cheiro de azedo. Será que é normal isso? Pelo calor ou receitas mais úmidas?
    Nunca coloquei na geladeira logo no primeiro dia, fica num armário. Mas já coloquei no terceiro dia na geladeira por medo de estragar e o pão sempre sua dentro do saquinho quando tiramos para comer e voltamos ele pra geladeira.
    Faço muito os pães integrais aqui do blog. Meu último foi o de manteiga e mel. Uma delícia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  183. Se onde vc mora é quente pode acontecer sim, normal. Guarde na geladeira.

    ResponderExcluir
  184. Mauricio, quais farinhas orgânicas você utiliza?

    ResponderExcluir
  185. não tem marcas, compro em mercados municipais, cerealistas, etc...

    ResponderExcluir
  186. Olá Maurício! Seu blog é ótimo! Sempre venho aqui pra pegar dicas e receitas! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Ainda estou iniciando no mundo dos pães caseiros e gostaria de saber se posso substituir a margarina por azeite ou óleo de côco pra ficar mais saudável. Se for possível substituir, qual seria a proporção?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: