Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Como fazer a massa na máquina e assar no forno?


Uma das principais dúvidas que recebo aqui no blog e nas redes sociais é sobre como usar a máquina de pão para preparar qualquer receita que ensino mas assar em forno, para poder mudar o formato, modelar, rechear, etc... Por isso hoje explicarei aqui como fazer isso e inclusive como fazer o mesmo e assar na própria máquina também.

O mais importante é escolher o ciclo adequado, pois as máquinas de pães sempre tem um ciclo que faz o preparo de massas, onde ela mistura, amassa / sova, dá o descanso e crescimento da massa, a levedação. Os ciclo que fazem isso variam em nome de acordo com o modelo de sua máquina, mas geralmente são os ciclo chamados de AMASSAR, MASSA ou PIZZA. O ciclo de "Misturar"que algumas máquinas tem não serve nesse caso, pois é muito curto e não faz tudo isso que mencionei, o ciclo que se deve usar leva geralmente 1h30m (uma hora e meia).

Então vamos lá, você já escolheu a receita que deseja fazer, agora coloque todos os ingredientes na máquina como faz sempre, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, agora programe um dos ciclos que mencionei acima e deixe a máquina trabalhar até o final.
Quando o ciclo terminar e a máquina avisar, você deve retirar a forma da máquina e retirar a massa de dentro da forma, colocando sobre uma bancada levemente enfarinhada, então apenas amassa levemente para retirar o ar de dentro da massa, não é preciso sovar.
Agora basta modelar como preferir! Aqui no blog tem a categoria de pães modelados com muitas sugestões, e ainda muitos outros que ensino tanto aqui como no canal.


Antes de assar:
Depois de modelar a massa você deve colocá-la em uma assadeira, no formato ou estilo que preferir, pode tanto ser a massa inteira como dividida, você escolhe, solte a criatividade. Deixe a massa descansar e crescer até que dobre de volume, e então já pode levar para assar em forno pré-aquecido em 180º.



Coberturas e cortes:
Muita gente gosta de fazer coberturas ou cortes no pão, isso deve ser feito antes de levar a massa ao forno, quando já estiver crescida. Para fazer cortes use uma faquinha de serra ou uma lâmina afiada e faça cortes como desejar e leve para assar. Se for cobertura pode colocar por cima, pincelar gema, gema com água, salpicar açúcar, grãos, sementes, como preferir também, e depois
é só levar para assar.



Recheios na massa:
Muitas vezes vocês perguntam como deixar recheios misturados na massa, triturados ou picados, isso é o mais simples, basta adicionar direto dentro da máquina quando a massa já estiver homogênea, ou quando ela der o famoso aviso sonoro de BIP (nem todas as máquinas tem esse aviso).

Recheios na máquina:
E se quiser rechear, modelar, ou algo do tipo, mas quiser ainda assim assar na máquina? É muito simples, você seguirá o mesmo processo que expliquei mais acima, mas ao invés de colocar a massa modelada em uma assadeira colocará de volta na máquina, e quando ela estiver crescida usará o ciclo de ASSAR.
Nesse método você só deve se atentar que mesmo recheado ou modelado o pão acabará ficando com o formato principal da forma da máquina.



Dicas importantes:
Não adicione muita farinha no momento da modelagem, isso resultará em pães duros e secos, e até mesmo pesados. Apenas polvilhe levemente por cima e por baixo da massa, só para facilitar o processo.
Não existe regra de "até que a massa não grude nas mãos" nesse caso, até porque cada massa é diferente, algumas são mais hidratadas e mais moles, outras mais firmes, algumas mais elásticas que as outras, etc...
Outra dica importante é criar tensão, ou seja, modelar de maneira que a massa fique tencionada, esticada e lisa, bem firme nas costuras, assim sua modelagem se manterá e o pão não ficará esparramado na assadeira.

Por fim, fazer pães modelados é uma questão de prática, então não desanime se não conseguir na primeira tentativa, com treinos cada vez sairá melhor!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






5 comentários:

  1. Eu comprei a nova máquina da Mondial. No seu vídeo vi vc explicando q existe um botão q coloca pausar. Sempre q eu precisar abrir preciso apertar esse botão. Ou não necessita?

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas . Mt obrigada 😙😙

    ResponderExcluir
  3. Dicas excelentes, bem padrão Maurício mesmo haha! Obrigada, querido. Tinha várias dúvidas quanto à modelagem (excesso de farinha, que deixou o pão pesado, como você mencionou, por exemplo). Mais explicado que isso, impossível! Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Você e suas receitas são de outro mundo !! Parabéns !! Deus te abençoe muito !! Obrigada !!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: