Pão Tipo Artesano Caseiro

(Ciclo Sanduíche ou Amassar / Massa)

Tamanho: 600g

1 xícara de leite líquido
2 colheres de sopa de leite em pó
1 ovo
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Se quiser preparar direto na máquina basta colocar todos os ingredientes na ordem acima, programar o ciclo e ligar a máquina. Quando faltar cerca de 1 hora para o pão ficar pronto abra a tapa da máquina e polvilhe um pouquinho de farinha por cima da massa crescida para dar essa aparência artesanal.
Para fazer no forno use uma assadeira tipo bolo inglês grande, de uns 30cm de comprimento ao menos, você pode untar com manteiga e farinha ou forrar com papel manteiga e untar. Coloque os ingredientes na máquina de pão, programe o ciclo de amassar / massas e deixe até o final, então retire a massa, enrole no tamanho da assadeira, coloque na assadeira, deixe crescer novamente até dobrar de volume, polvilhe um pouco de farinha por cima, faça cortes se desejar e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º até dourar bem.
Retire o pão do forno, retire da forma, coloque sobre uma grade para esfriar e corte apenas depois de frio.
O legal aqui é deixar as fatias mais grossas, como o pão artesano, depois disso pode consumir como preferir, inclusive dando aquela torradinha pra ficar crocante por fora e macio por dentro hummm...

Dicas: Use uma farinha de trigo integral de qualidade, quanto melhor a farinha melhor será o resultado, aqui eu usei a "Macinata a Pietra da Le 5 Stagione", saiba mais sobre essa marca AQUI!
Para fazer o pão artesano branco tradicional basta usar apenas farinha branca, e se quiser pode usar apenas metade de cada tipo de farinha, principalmente se sua farinha integral não for de muita qualidade.





Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. Que legal Maurício ! Vou fazer hoje mesmo! Adoro o pão artesano.Obrigada pela receita e explicação sempre perfeita

    ResponderExcluir
  2. OBA❗❗ADOREI A RECEITA VOU FAZER NO FIM DE SEMANA..🤩😍😍🥪🥪😘😘

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, no menu aqui no topo do blog, como variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!