Brioche de Semolina

(Ciclo Doce ou Integral)

Tamanho: 600g

1/2 xícara de água
1/3 de xícara de manteiga ou margarina
2 ovos
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de semolina de trigo / farinha de semolina
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de extrato de laranja, baunilha ou amêndoas (opcional)

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.

Dica: Assim que o pão estiver crescido, faltando cerca de uma hora para terminar o ciclo, pincele com a mistura de 1 gema + 1 colher de água, misture em um potinho e pincele o pão por cima, sem excessos, tampe a máquina e deixe terminar.





Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

6 comentários:

  1. estou amando suas receitas.... to malucaaaaaa...faço pão quase todo dia kkk...p amigos e família...não sei qual pão é melhor, parabéns..com certeza suas receitas são criadas e não copiadas, amei amei..comprei todos os livros...morro de rir nos seus vídeos, vc não deixa um cisco na bancada, vc deve ser virginiano kkk beijao muito sucesso p ti...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Mauricio.
    Ganhei uma maquina de Pão que tanto sonhei,mas estou um pouco desiludida. Todo pao que faço assa lindo. Mas no final da uma murchada no meio, não fica cru e nem solado, só murcha. Até aí tudo bem. Mas eles sempre ficam com um gosto um pouco marcante de fermento que rouba todo o sabor dos pães, e já reparei no preparo e tomei cuidado,sempre coloco a quantidade exata do fermento.uai o Dona Benta e o Fleishmann.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Farinha ruim, já falo de cara rs. No demais veja as DICAS BASICAS aqui no blog, bjos

      Excluir
    2. Já li as dicas várias vezes e faço todo correto. Tem como trocar o fermento por biológico fresco? Se sim qual a quantidade?

      Excluir
    3. Acho que não viu todas, são vários posts, inclusive de dicas para detectar problemas como esse e as soluções, e também o que acaba de me questionar sobre o fermento. Indico que confira tudo, é essencial para ter sucesso em todos os seus pães, abraços.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, no menu aqui no topo do blog, como variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!