Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Hambúrguer Brioche

Atendendo à pedidos hoje ensinarei como preparar um lindo, delicioso e fofinho pão para hambúrgueres tipo brioche!

(Ciclo Amassar / Massa)

Tamanho: 1kg

1 xícara de água morna
2 ovos grandes
2 e 1/2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colheres de chá de sal
4 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento.
Programe o ciclo de amassar massas e deixe até o final, ou até que a massa esteja crescida e chegando no topo da forma da máquina.
Retire a massa da máquina e coloque em uma superfície levemente enfarinhada, divida em 10 partes iguais, faça bolinhas com cada parte e coloque em assadeira untada e enfarinhada, ou com desmoldante, ou forrada com papel Dover, deixando espaço entre elas para que ao crescer não encostem umas nas outras.
Cubra com um saquinho plástico ou pano de prato limpo, deixe até dobrar de volume, ficarão bem fofos.
Pré-aqueça o forno em 200º. Enquanto isso, separe mais um ovo, coloque em um potinho e acrescente 1 colher de sopa de água, com um garfo bata até ficar uniforme, pincele sobre cada pão, por cima e nas laterais, mas sem deixar excessos.
Leve ao forno e asse até ficarem dourados. Quando terminar retire e coloque para esfriar sobre uma grade, só então armazene em saquinho ou pote bem fechado.

Dicas: Não deixe assar muito ou poderão ficar secos. Se seu forno tiver convecção, pode usar nessa receita.

Congelamento: Pode ser congelado após assado e bem frio, na hora do consumo pode ser descongelado em temperatura ambiente.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

15 comentários:

  1. Vou fazer esta receita porque sei que vai dar certo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauricio tudo bem? Já havia visto seu video em uma outra oportunidade, confesso que na época pensei que coisa chata... mas era por puro preconceito (do que eu não sei), mas depois parei para pensar o quanto estaria perdendo em não dar uma chance para ver seus videos... e olha.. foi a melhor coisa que eu fiz... hoje percebo claramente o quanto voce é apaixonado por isso e me influenciou bastante, afinal estarei morando só em breve também... acabei de me inscrever no seu canal, ainda não vi a timeline de videos, mas acho que voce deveria fazer videos usando essa maquina de pão kkkkkkkk (vou comprar uma igual a sua)... parabéns de verdade Mauricio, todo sucesso do mundo pois voce merece..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que bom, cozinhar é puro amor. Tem vários no canal, confira, abraços!

      Excluir
  3. Olá Mauricio!! Tudo Joia?! Então estou numa duvida cruel, se compro ou não uma maquina de pão.
    Não estou duvidando do que vc diz sobre os "milagres" da máquina, mas a maioria dos comentários, blogs etc , falam que :
    Todos os pães ficam com o mesmo formato.
    • É preciso ter receitas com medidas exatas ou ficar atento ao ponto da massa.
    • Para melhor aproveitamento do produto é preciso aprender algumas técnicas.
    • Tamanho dos pães limitados.
    • Não é possível interromper e recomeçar o processo.
    • Na função timer, se a energia for interrompida perde-se a programação e consequentemente o pão.
    • Não fica igual aos pães de uma padaria.

    Amamos pães aqui em casa, e como não estou podendo sovar mais, preciso comprar uma maquina urgente!!
    Meu receio é comprar e depois ficar esse treco sem utilidade nenhuma aqui em casa kkkk
    obrigada bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei onde viu esses comentários rs, que tal dar uma olhada aqui no meu blog? Sou pioneiro na área, o primeiro blog de maquina de pão do mundo e você verá seguidores de todos esses anos por aqui.
      Qualquer receita que vc quer um resultado perfeito tem que ter medidas corretas, tem que ter sido desenvolvida para a máquina pois ela tem um limite de massa, na maioria delas é 1kg. Não precisa de nenhuma técnica, a maquina faz tudo sozinha, veja as DICAS BASICAS aqui no blog, que lá vc encontrará resposta para todas as suas dúvidas e ajuda para qualquer dificuldade. Não tem como o tamanho do pão se ilimitado, a máquina é doméstica, tem o limite de peso de massa final que suporta e que cabe, e vc pode finalizar nela ou no forno, vc escolhe. Sim, claro que pode rs, pode cancelar, interromper quando quiser. A maioria das máquinas desde de sempre tem um tempo que suporta sem energia e continua de onde parou, perder o pão é dificil viu, pq mesmo que ela não volte de onde parou vc pode reprogramar para que ela recomece, ou asse, etc... não fica igual pão de padaria mesmo, fica muito melhor, em sabor, textura, saudabilidade, sem aditivos químicos, anti mofo, conservantes, melhoradores, excesso de fermento, etc.... espero ter ajudado, no demais veja as DICAS BASICAS no menu no topo. Abraços.

      Excluir
  4. Maurício, demais essa receita, deu certo e já fiz adaptações com outros recheios.
    Parabéns você é fera!

    ResponderExcluir
  5. Ola Maurício, adorando as dicas!!! Comprei agora a maquina da Mondial (53) e no ciclo amassar sao apenas 8 min.. depois ela desliga.. esta certo? deixo a massa la dentro? mesmo acabado o ciclo amassar?

    ResponderExcluir
  6. Prezado, é possível usar a máquina de pao com levain? Você já fez algum teste?

    ResponderExcluir
  7. Mauricio tudo bem? Sou sua seguidora e adoro seus videos e receitas! Tenho uma duvida...posso rechear esses paes de hamburgueres com presinto e mussarela? Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  8. Mauricio
    Fiz ontem a noite, para cafe da manhã.
    Estão fabulosos.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: