Massa Básica para Tortas, Empadas e Quiches (Massa Podre)

Essa é uma receita que faço há muuuitos anos e me dei conta que ainda não tinha ensinado aqui para vocês, é basicamente uma massa podre que pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de torta, tortinha, empada, empadão, quiches e semelhantes... ela fica incrivelmente saborosa, leve, crocante, não murcha e o melhor é que nessa massa você pode por o recheio até quente que não prejudica em nada, amo e faço com uma frequência enorme, sempre aproveito para fazer essas delícias que mencionei ser possível, de todos os sabores e recheios que vocês imaginarem. Soltem a criatividade e aproveitem.

(Ciclo Amassar ou Massa)

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (350g)
2/3 de xícara de manteiga de boa qualidade (160g)
1 ovo
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento em pó para bolos

Para massa doce:
Se for fazer uma massa doce retire o parmesão e adicione 1/2 colher de chá de baunilha ou raspas de casca de limão, acrescente também 1/2 xícara de açúcar e apenas 1 pitada de sal.

Agora coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, programe o ciclo que apenas amassa as massas e pronto, não vai virar uma bola, pois como é uma massa podre vai ficar esfarelado, quase uma farofa de massa, mas é normal, depois que perceber que está uniforme retire, aperte juntando tudo e já pode usar.
Se necessário passe uma espátula de silicone nos cantos e laterais da forma para soltar a farinha se ficar presa. Não é necessário deixar bater até o final do ciclo, apenas até a massa estar bem misturada.

Depois da massa pronta basta abrir com um rolo em dois plásticos e colocar na fôrma que for usar, colocar o recheio, cobrir se for uma torta fechada, pincelar com gema e levar para assar em forno 180º até ficar douradinha.

Dicas: Você pode preparar essa massa e manter na geladeira para usar depois, até 2 dias pronta. Pode também montar a torta e manter na geladeira por até 24 horas e só depois assar. Os recheios ficam ao seu gosto, claro que se usar recheios muito líquidos quando cortar a torta irá vazar tudo.


photo by mesclato


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

10 comentários:

  1. Amei essa massa de torta,vou fazer e depois te falo! Bj

    ResponderExcluir
  2. Já peguei a receita. Próxima folga e vamos pra cozinha testar! Obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maurício, posso trocar a manteiga por óleo? Sei que nos pães você diz que pode...obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Mauricio posso fazer essa torta em formas de pepel aluminio dessas que vai no forno? E poço congelar ela assada e so esquentar no dia? Sera que dá certo? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. pode usar margarina em vez da manteiga?? E se for assar na air fryer leva quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for a culinária, pois as comuns mega cremosas tem muita água e poucos lipídios, não darão o mesmo resultado. Na AirFryer é outra receita, já ensinei tempos atras lá no blog Fritadeira Sem Óleo, acesse e confira.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!