Pão com Fermento Natural Levain na Máquina de Pão

De uns tempos para cá muita gente tem me pedido para ensinar alguma receita de pão com fermentação natural usando Levain na máquina de fazer pães, então para começar ensinarei essa receita básica e prática.
É importante lembrar que a máquina de pão não tem foco nesse tipo de fermentação e nem programação completa para tal, até porque a fermentação natural pode variar muito e o foco da máquina é a fermentação tradicional mais rápida.
Não ensinarei aqui como fazer Levain por enquanto, é um processo mais detalhado e que leva alguns dias, mas quem quiser pode se informar pela internet, aliás tem uma playlist bem legal que ensina o passo AQUI!

(Ciclos Amassar/Massas e Assar)

Tamanho: 600gr

Ingredientes:
1 e 1/4 xícara de água fria ou gelada (300g)
1/2 xícara de fermento natural levain (100g)
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (500g)
2 colheres de chá de sal (10gr)

Primeiramente coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão na ordem acima, depois programe a máquina no ciclo que faz o processo de amassar massas, o Amassar ou Massa. Deixe o ciclo completo. Se preferir pode adicionar o sal somente a pós a massa estar homogênea, isso fará com que não atrapalhe o crescimento.
Quando o ciclo terminar é certo de que a massa ainda não terá crescido o necessário, então agora entra a sua experiência e conhecimento do seu fermento, alguns são mais rápidos, outros mais lentos... enfim, espere até que a massa cresça cerca de 2 dedos abaixo da borda da forma da máquina e então poderá assar.
Para assar basta programar agora o ciclo ASSAR da máquina e deixar até o final do mesmo. Há quem prefira maturar mais a massa deixando ela na geladeira de um dia para o outro após esta fase, você pode fazer isso, basta retirar a forma da máquina, cobrir com um plástico bem fechado e deixar na geladeira de um dia para o outro, depois basta retirar da geladeira direto para a máquina e assar.
Após assado retire o pão da máquina, mas aguarde esfriar ou no mínimo amornar para poder cortar e consumir.

Dicas: Recomendo que comece o preparo deste pão de manhã para que fique pronto ao final do dia ou a noite para que asse pela manhã.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!