Pão de Forma Especial ao Estilo Francês

A diferença deste pão de forma para outros que já ensinei aqui no blog é que é mais amanteigado, mais úmido e com mais sabor, por ser uma receita ao estilo de pão de forma francês.

(Ciclo Sanduíche ou Básico/Normal)

Tamanho: 600gr

1/2 xícara de água
1/2 xícara de creme de leite
1 colher de sopa de mel (se não tiver use melado ou açúcar mesmo)
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo e ligue a máquina.

Caso prefira também pode usar a máquina apenas no ciclo Amassar/Massas e assar em forma de pão de forma no forno, conforme explico nas Dicas Básicas aqui mesmo no blog.



photo by: mon local


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

14 comentários:

  1. Oi Mauricio
    Tenho usado o soro do kefir (way) no lugar da agua. Mas o pão não têm crescido. Até troquei o fermento, mas continua igual. O pao que faço normalmente é de centeio ou de trigo integral. Será por causa do teor proteico do liquido? Para o pao de 600 g tenho colocado 1 1/3 de xic e 2 xic centeio e 1 trigo branco ou semolina. Fica uma delicia, mas nao cresce quase nada. Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar, assim como falo nas DICAS BASICAS aqui no blog. Agora vc está trocando a farinha indicada em uma receita por outros tipos? Se for isso aí está o problema. Ou vc faz como está na receita ou terá que ajustar toda a receita, testar e retestar até chegar em um bom resultado, pq cada farinha é diferente e uma não substitui a outra. Experimente simplesmente fazer qq receita que ensino aqui no blog sem mudar as farinhas, pois já estão equilibradas, verá a diferença, tem centenas a sua escolha, inclusive de centeio, semolina, etc... de todos os tipos.

      Excluir
  2. Gostei, fácil de fazer e uma textura extraordinária.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite?
    Posso dobrar essa receita?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  4. ola. o creme de leite e o de caixinha, lata ou fresco?

    ResponderExcluir
  5. Fiz ontem esse pão e ficou maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  6. Mauricio, tudo bem?
    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por tantas receitas e disponibilizar esse tempo pra alimentar o blog é sinônimo de muito amor!

    Bom, preciso de ajuda, tempos atrás ganhei uma máquina de pão mas de outra marca! Usei apenas 3 vezes, sendo que uma delas foi ontem com esta receita de pão de forma estilo francês. Mas nenhuma das vezes deu certo a receita! As duas primeiras vezes segui as receitas do manual (pão básico e panettone) e mesmo assim, sem sucesso!
    Sigo exatamente as medidas e a ordem de colocar na forma, o que será que estou fazendo de errado? Será que o tipo da farinha influencia noresultado? (A farinha que estou usando é para pao, pizza, doces e macarrão)

    Muito obrigada pela atenção e carinho.
    XOXOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Veja ali no menu no topo as postagens da categoria DICAS BASICAS. Abraços.

      Excluir
  7. Olá querido!! Olha a intimidade, rsrsrs
    Tenho feito alguns pães mas tenho observado que o acabamento tem ficado muito a desejar. Fica muito diferente dos seus. Fica murcho e todo enrugado. O que será que está acontecendo? Gostaria de saber pois adoro o sabor das suas receitas. O único que deu certo foi o pão Petrópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado. Leias as DICAS BASICAS aqui no blog, acesso pelo menu no topo. Abraços.

      Excluir
  8. bati a massa e resolvir programar para depois será que tera algum problema com a massa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ja bateu não dá para programar para depois, tem que seguir com o ciclo. Para programar para depois tem que ser do zero, como ensino nas DICAS BASICAS.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!