Tortano - Rosca de Calabresa com Muçarela

Sabe aquelas roscas deliciosas, que ultimamente estão super em alta, sendo servidas em pizzarias e restaurantes como entrada? É essa aqui mesmo!
Existem muitas varições desta rosca, conhecida como Tortano, um pão rústico de Nápoles na Itália, dependendo da região o recheio também muda, e é tradicionalmente feita na época da Páscoa!
Bom, eu estava louco para comer esta delícia bem quentinha no aconchego de casa, então criei esta versão para a nossa amada máquina de pão, e fica perfeita, espero que gostem.



(Ciclo Massa / Assar)

Tamanho: 900gr

1 xícara de água
3 colheres de sopa de azeite
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo (se tiver farinha para pizza melhor, usei a "Pizza Napoletana" da Le 5 Stagioni)
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
500g de linguiça calabresa defumada fatiada
300g de muçarela fatiada

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de Amassar / Massa, deixe até o ciclo terminar.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, dê uma amassada de leve e divida em duas partes.
Com uma das partes da massa faça uma bola, coloque sobre uma superfície enfarinhada e faça um rolinho comprido, depois abra a massa com ajuda de um rolo, na espessura de 0,5cm à 1cm no máximo. Coloque metade das calabresas fatiadas e metade da muçarela, como na imagem abaixo.



Agora enrole apertando bem, como se fosse um rocambole.



Repita o processo com a outra parte da massa, depois enrole uma parte na outra, como se fosse uma trança, mas como são duas partes basta enrolar uma na outra como falei.



Agora coloque essa massa em uma assadeira de furo central, previamente untada e enfarinhada ou faça uma rosca em uma forma aberta juntando as duas pontas e colocando a massa em formato de círculo.
Deixe a massa crescer até praticamente dobrar de volume. Se quiser pode salpicar um pouco de parmesão ralado por cima.



Leve para assar em forno pré-aquecido à 180º até dourar por cima. Retire do forno, deixe amornar, então retire da forma e sirva! Fica bom D+!!!

Dicas: Você pode voltar a massa para a própria forma da máquina de pão se quiser, ao invés de usar uma outra assadeira, depois de crescida use o ciclo de Assar da máquina e pronto.
Outra sugestão de recheio é usar queijos de sua preferência, ovos cozidos picados e embutidos de sua preferência, como salames, frios... também pode usar no recheio ervas, cebola...


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

10 comentários:

  1. Adorei Mauricio vc arrasa sempre, já vou fazer hoje e depois no feradao de páscoa tb, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauricio
    Me conta o segredo para ter um pão gostoso e que dure alguns dias.
    Porque desde que ganhei minha máquina uns 4 anos atrás, nunca fiz um pão que minha familia, aprovasse. :(
    Ficarei agradecida se puder me ajudar, porque não quero me desfazer da máquina, que está parada a um bom tempo
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem segredo. Pão gostoso e perfeito? Farinha boa, fermento bom, ingredientes de boa qualidade, medidas exatas, seguir a receita certinho e armazenar corretamente. Leia as DICAS BÁSICAS aqui no blog, link ali no topo no menu.

      Excluir
    2. E os ingredientes de 1a. linha não são só para pães, é para tudo tipo de comida, é isso mesmo Maurício.

      Excluir
  3. Bom dia. Fiz ontem essa receita. Ficou maravilhosa. E agora vou inovar e fazer com uma calabresa italiana cozida, Deve ficar bom!

    ResponderExcluir
  4. MAURICIO VOU TE CONTAR ESSE PAO TORTANO E UMA COISA TODO FINAL DE SEMANA TENHO QUE FAZER E ACABA NA HORA DELICIAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  5. Olá Mauricio. Como congelar esse tortano de calabresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só embalar depois de pronto e frio e congelar. na hora de consumir descongela e reaquece.

      Excluir
  6. Fiz e foi um sucesso! Como não tinha os ingredientes exatos tive que substituir a calabresa por uma linguiça portuguesa e o queijo fatiado por ralado, e coloquei um pouco de oregano pra dar um toque. Ficou uma delicia! No dia seguinte colocamos na torradeira pra dar aquela derretidinha no queijo e uma tostadinha no pão, todo mundo amou! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!