Colomba Pascal com Frutas Cristalizadas

(Ciclo Doce)


Tamanho: 900gr

1 e 1⁄3 copos de água morna com 4 gemas (320ml)
4 colheres sopa de manteiga
1 colheres de chá de sal
1 copo de açúcar
4 copos de farinha de trigo especial
3 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
raspas de 01 laranja
1 colher de chá de essência de laranja
2 copos de frutas cristalizadas (esperar pelo bip)

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina exceto as frutas cristalizadas, programe o ciclo, assim que soar o bip acrescente as frutas cristalizadas.

Cobertura
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de laranja
raspas de 01 laranja
1 clara batida

Quando a massa da colomba estiver pronta, retire-a da fôrma, coloque em uma forma, deixe crescer até dobrar de volume e pincele-a coma clara. Misture os outros ingredientes da cobertura com os dedos até obter a consistência de farofa e espalhe sobre a colomba. Leve para assar em forno 180º.

Dica: A empresa MIX tem um "Preparado para Panetone" e colombas que é muito bom e deixa a massa desfiando e úmida, também existe de outras marcas. Se quiser adicione 2 colheres de sopa na receita. (Veja Aqui)

Você também pode acrescentar nozes, amêndoas, castanhas e confeitos na massa ou na cobertura!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se você já testou a receita de colomba com ingredientes orgânicos. Não sei se existe essência de laranja orgânica, teria algum substituto? Obrigada, Andréa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingredientes orgânicos são a mesma coisa dos não orgânicos, só o que muda é o cultivo, orgânico é o alimento que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, no demais são iguais. Existem essências orgânicas tb, extratos... mas vc pode usar raspas da casca de laranja por exemplo.

      Excluir
  2. Olá Maurício, ainda to engatinhando na panificadora e já to querendo voar alto rs. pelo que entendi é pra assar a colomba em forno e não na máquina? Sou louca por colomba de amêndoas e não acho mais p comprar daquela marca famosa. Obrigada.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!