Pão Fatias Açucaradas

(Ciclo Massa/Amassar)


Tamanho: 600gr

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/3 xícara de leite integral
1/4 de xícara de água
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:
1 xícara de açúcar cristal
2 colheres de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada ou em pó
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina amolecida

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Massa ou Amassar e deixe por cerca de 30 minutos ou até o ciclo terminar.
Retire a massa da máquina e abra sobre uma superfície enfarinhada na espessura de 1cm, depois pincele com a manteiga ou margarina do recheio e salpique por cima o açúcar cristal, a canela e noz moscada misturados.

Você pode assar esta massa na própria máquina de pão ou não, então use uma régua para medir a largura da forma que irá utilizar e corte a massa em tiras largas nesta medida, coloque uma tira por cima da outra, depois tire a medida da altura da forma e corte novamente, fazendo quadrados ou retângulos.





















Agora vá colocando a massa em pé, uma frete à outra, até o final da assadeira ou forma da máquina de pão. Não precisa ficar certinho, depois que crescer ficará irregular sozinha e quando assar com uma aparência linda.























Se for assar no forno aguarde crescer a massa até dobrar de volume e coloque à 180º até ficar douradinho, se for na própria máquina de pão basta esperar crescer e depois programar o ciclo Assar.

Dicas: Acrescente na massa raspas da casca de laranja, dá um toque todo especial.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

7 comentários:

  1. Olá Maurício, acabei de fazer este pão, ficou ainda mais bonito que o seu...Rs, só tive que acrescentar mais meia xícara de farinha, fiz ao pé da letra, coloco a farinha no copo medida as colheradas e não bato o copo, é o correto?

    Obrigada, já comprei 2 mfp, dei uma pra minha mãe, outra presenteei minha irmã, e agora me presenteei, já li seu blog todinho, amo.....

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, que bom kkk, é isso aí! Vc pode ate peneirar as farinhas se quiser, deixa o pão mais leve ainda, depois coloca no copo/xícara medidoras (240ml) e aí na máquina, sem bater nada. Que presentões hein, devem ter amado! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Mauricio!

    Será que posso abrir a massa em retangulo, passar o recheio e enrolar; fazer como as fatias húngaras?

    Obrigada, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Ola Mauricio!
    Uma duvida da sua fa russa!
    Sera que pode fazer com recheio de nutella?
    Obrigada, Irina.

    ResponderExcluir
  5. Fiz e ficou delicioso. Obrigada pela receita. Abraços.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!