Pão Multigrãos

(Ciclo Integral)


Tamanho: 900gr

1 e 1/4 xícaras de água
1 colher de sopa de azeite
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de mel
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de centeio
1/4 xícara de farinha de aveia
2 colheres de sopa de amido de milho ou fécula de batata
2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
2 colheres de sopa de sementes de gergelim
2 colheres de sopa de sementes de girassol sem casca
1 colher de sopa de aveia em lâminas
1 colher de sopa de farinha de linhaça

Acrescente todos os ingredientes na forma da máquina de pão, exceto as sementes, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, depois programe o ciclo Integral. Assim que soar o BIP acrescente as sementes e deixe o ciclo terminar.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

10 comentários:

  1. olá! tem como colocar na receita ao invés de 1/4 de xícara, colocar quantos copos e meio copos, pra ficar mais fácil, eu acabei de fazer a receita mais não deu certo.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, o copo ou xícara que se usa nas receitas de máquina de pão são a mesma coisa, é sempre aquele copo/xicara medidora que vem já com a máquina, com cerca de 240ml.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maurico. Moro no bairro Cerqueira Cesar em São Paulo e gostaria de saber onde posso encontrar estas farinhas e grãos especiais pois eu não os encontrei em nenhum mercado grande tipo Extra, Pão de Açúcar ou o Master. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Raul, antes eu comprava em cerealistas, mercados municipais e casas de produtos naturais, agora compro sempre em mercados como Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e até em mercados menores perto de casa. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa medida de água está errada. Sempre tenho de colocar mais. Deve ser 1,5 xícara pelo menos.

    ResponderExcluir
  6. Isso é por causa do integrais que variam em sua humidade e porque pães integrais vc tem que esperar sovar mais para saber se deu ponto, pois os integrais levam mais tempo para absorverem os líquidos.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Para mim nunca, pois eu não gosto de quimicos ou aditivos em pães caseiros, perde todo o sentido, aí é igual comprar pão pronto. Não é um melhorador de pão, e sim de farinha, qd a farinha é fraca e ruim ele ajuda. Vale muuuuuito mais a pena comprar uma farinha de boa qualidade, tanto financeiramente falando como na saudabilidade do pão.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!