Pão Integral de Cerveja Preta


(Ciclo Básico ou Integral)

Tamanho: 600gr

1 e 1/4 xícaras de cerveja preta em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de melado ou mel escuro
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de centeio
2 colheres de chá de sementes de cominho (opcional)
1 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Básico ou Integral.

Dicas: Quando sor o BIP você pode adicionar 1/2 xícara de nozes ou amêndoas à massa. Este pão vai muito bem com manteiga ou geléias.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

11 comentários:

  1. Olá mauricio.
    Desculpe incomodar, mas preciso da sua ajuda. Fiz um pão integral mas no final ele não cresceu no meio, ficou com um buraco em vez de ficar alto, está bom de sabor mas ficou com o buraco no meio como se tivesse abatido. o que acha que correu mal??? Obrigado. Adoro o seu blog e já fiz algumas das suas receitas.

    ResponderExcluir
  2. oi isabel, isso as vezes ocorre, geralmente quando é uma receita maior sabe, quando se coloca muito fermento tb ocorre, ou ayé quando a farinha não é boa. Coloque 1 colher de amido de milho na receita para ajudar a dar liga e sustentação que ajuda. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obg Mauricio. Vou experimentar... ontem foi para esquecer nada saiu bem!!! Abraço!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Delíííícia! A família amou esse pão (o triste é que rapidamente acaba). Um sabor diferente da maioria dos pães, docinho suave, fofo e com umidade no ponto (não é aquele pão seco que dificulta na hora de engolir). Até puro vai bem.

    Recomendo essa receita a todos. Mais uma vez, agradeço ao Maurício.

    Abçs, Alê.

    ResponderExcluir
  5. Eu testei a dica do amido de milho mas, mesmo assim, afundou. O que será?

    ResponderExcluir
  6. Então só há uma saída, acompanhe todo o processo do pão, leia as Dicas Básicas aqui no blog, fique de olho na textura da massa, no crescimento e enquanto assa, se não for excesso de fermento, massa muito mole ou muito dura, ou a receita em sí algum ingrediente pode não estar de acordo. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Mauricio, é possivel substituir a farinha de centeio pela mesma quantidade de farinha integral nesse pão de cerveja preta ? Moro onde o vento faz a curva e farinha de centeio é dificil de achar...

    ResponderExcluir
  8. Só testando, acredito que sim, talvez fique só um pouquinho menos úmido, tente colocar um pouco menos do que a quantidade de centeio então, senão veja outra aqui no blog, tem várias, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ontem fiz o pão, troquei a farinha de centeio pela integral, na mesma quantidade, acrescentei a colher de amido (coloquei uma de chá). Liguei a máquina (é uma Arno, foi presente, cavalo dado não se olha os dentes) e continuei meus afazeres. Quando faltava 1 hora para o fim do programa dei uma checada e o pão não tinha crescido bem. Desliguei a máquina, passei ele para minha forma de pão e deixei crescer mais meia hora. Ficou do tamanho adequado, assei por 40 minutos em forno médio e saiu uma beleza de pão. O cheiro invadiu a casa toda. Tive o bom senso de esperar 15 min antes de cortar a primeira fatia. Que delicia. Não perdeu a umidade, ficou macio, o sabor do melaço e da cerveja combinaram perfeitamente. Achomque hoje mesmo faço outro, porque o de ontem está em seus momentos finais, rs. Obrigada por mais uma receita maravilhosa Mauricio.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!