Risoto de Funghi na Máquina de Pão


Já fazia um tempinho que eu não me arriscava a fazer receitas diferentes, que não fossem as esperadas, na máquina de pão, testei essa e aprovei, fica delicioso. Mais prático impossível! Aproveite para impressionar alguém especial.

(Ciclo Geléia)

1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola ralada ou triturada
2 à 3 dentes de alho amassados ou triturados
200gr de arroz arbóreo (aquele arroz próprio para risotos)
100ml de vinho branco
20 à 30gr de cogumelos funghi secos, outro de sua preferência
400ml de caldo quente (dissolva 1 tablete ou pacotinho de caldo de carne, frango ou legumes na água quente)

1 colher se sopa de manteiga
70g de queijo parmesão ralado grosso

Ervas finas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano...)

Primeiramente coloque os cogumelos em uma tigela e despeje sobre eles 1 xícara de água quente, deixe descansar por 15 minutos e depois escorra em uma peneira, você pode utilizar esta água como parte do caldo que terá que fazer.
Coloque na forma da máquina de pão o azeite, a cebola e o alho, programe o ciclo Geléia (em algumas máquinas se chama Compotas), e deixe por uns 3 minutinhos, depois acrescente o arroz, deixe por mais 5 minutinhos, e em seguida o vinho branco, os cogumelos picados e o caldo e aguarde, quando faltarem uns 5 minutinhos para terminar o ciclo acrescente a manteiga, o parmesão e as ervas frescas de sua preferência e deixe o ciclo terminar. Pronto, olha que simples, sem ter que ficar colocando as coisas aos pouquinhos e sem cansar o braço de ficar mexendo, sem ficar vigiando o tempo todo rs. Sirva com queijo parmesão ralado por cima. Perfeito!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

14 comentários:

  1. Fiz risoto de camarão, seguindo a idéia da sua receita....ficou ótimo

    ResponderExcluir
  2. Gente! Que maravilha!!! Muito criativo!! Vou tentar fazer!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mauricio, pode fazer com o champignon? Neste caso eu não preciso hidratar, correto? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Maurício, quase não acreditei quando li risoto na máquina de pão. Simplesmente genial! Vou testar no final de semana. Só tenho uma dúvida, se fizer de carne tem quefazê-la separadamente ou dá pra fazer nesse mesmo processo? Obrigada e que Deus te dê cada vez mais sabedoria, criatividade para compartilhar com todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Vc vai adorar. Pode colocar junto que ela vai cozer junto.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso!!!
    Vou tentar agora fazercom outros sabores

    ResponderExcluir
  7. Posso colocar camarão de vez o cogumelo? Amando suas dicas !!! Já fiz o risoto simples... Macarrão com salsicha obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MAURICIO, fiz as quantidades com está na receita, 400ml de caldo,quando terminou o ciclo de geleria , o arroz ficou nadando em muita aguá ainda, coloquei na panela de pressão comum para seca,não sei o que aconteceu!

      Excluir
    2. tem q ser o arroz apropriado, conforme falo na receita, arroz arboreo.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!