Pão Bom Dia

*** Este pão é realmente fantástico, diferente de tudo que já provei, fica com uma textura bem diferente e para quem gosta de integrais e grãos é um prato cheio!

(Ciclo Amassar / Massa)


2 colheres de sopa de farelo de aveia
100ml de água
1 copo de sementes de girassol
1 copo de amêndoas com ou sem pele
1/2 xícara de sementes de linhaça
1/2 xícara de coco ralado sem açúcar
1 colher de chá de sal
1 pitada de canela em pó
4 ovos
5 colheres de sopa de manteiga ou margarina amolecida
2 colheres de chá de azeite
1/2 colher de chá de fermento em pó químico, de bolo
1/2 xícara de sementes de girassol, gergelim, papoula... a seu gosto (essas você deixará inteiras)
Parece complicado mas é simples, fácil e rápido! Junte a aveia e a água em um recipiente e deixe descansar por 5 minutos, enquanto isso em um processador de alimentos, mixer ou liquidificador coloque as sementes de girassol, amêndoas, linhaça, coco ralado, sal e canela e processe até virar uma farinha grossa. Depois na forma da máquina coloque os ovos, a manteiga, o azeite, o farelo de aveia com a água e a farinha processada que preparou, depois coloque o fermento e as sementes. Programe o ciclo Amassar / Massa e deixe somente até ficar homogêneo, as vezes é preciso limpar as laterais com uma espátula (você pode até misturar tudo no processador ou na mão se quiser). Quando a massa estiver homogênea, mas ficará com textura bem mole, despeje em uma assadeira redonda de uns 20cm untada com manteiga e forrada com papel manteiga e leve ao forno 180º por uns 30 a 45 minutos. Quando retirara do forno deixe esfriar se não o pão desmorona, pois tem pouca liga.
Dicas: Fica excelente puro, com creamchesse, com geléia, com manteiga ou requeijão ou até um patê de sabor mais suave.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

6 comentários:

  1. Huumm... este poderia ganhar uma tag "sem farinha de trigo branca" =D
    To adorando (e vasculhando) o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, não teria como deixar assando na própria máquina de pão?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!