Pãozinho Caracol Doce

(Ciclo Massa / Amassar)

2/3 de xícara de leite morno
1/2 xícara de água morna
1 ovo inteiro + 2 gemas
6 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 chícara de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico granulado seco
Manteiga ou margarina para montar o caracol

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Amassar ou Massa, após uns 15 ou 20 minutos dê uma olhada na massa para ver se esta grudando, caso esteja adicione uma ou duas colheres de farinha, isso é devido ao tamanho dos ovos que pode variar. Assim que o ciclo terminar retire a massa da forma da máquina e abra com a espessura de "um dedo" ou 1 e 1/2cm mais ou menos de altura, depois corte tiras da mesma largura, passe manteiga com um pincel em um dos lados destas tiras e enrole como um caracol, do centro para fora, coloque em forma untada com um pouco de óleo, veja na imagem abaixo. Depois de assado, ainda quente, pincele com mateiga derretida e açúcar a gosto. Fica muito fofinho e gostoso!



Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

12 comentários:

  1. Adorei amiga dicaram lindos e com ums aspecto muito fofinho, levo comigo esta receitinha, obrigado!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que del'icia!!!
    Da 'agua na boca!
    PARABENS

    Bjsss

    Sucesso sempre!!!

    Bruxinha Chic
    http://bruxinha-chic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia¹
    Revendo os amigos,,,
    Os pãezinhos ficaram apetitosos,,,
    Boa quarta,,,
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos, também adorei este pãozinho, fica super fofinho e doce ao ponto, parece aqueles de padaria de quando éramos crianças! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada por esta receita simples e deliciosa! meu marido amou!!!! amo d+ este blog, comprei uma maquina mes passado e to adorando todas as receitas! toda semana tento uma diferente! bjaum!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi katia, que bom que gosta, agradeço os elogios! Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Mestre, fiz essa receita mas ficou muito mole. Segui sua dica se acrescentar as colheres de trigo msm assim ficaram muito mole. Aí fui acrescentando e acabou q ficaram duros demais buaaaaaaaaa... O sabor até ficou bom mas duro q só... Como atingir o ponto certo??

    ResponderExcluir
  8. Paula, macia ou levemente grudenta não é problema, basta ir polvilhando farinha de leve e ir modelando/manuseando. Se ficou duro foi muita farinha que usou rs... se ficar um pouco mole vc pode adicionar "um pouco" mais de farinha, sem exageros, isso pode acontecer pelos ovos, que tem tamanhos diferentes, e pela margarina que tem mais ou menos lipídios. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maurício! Algumas receita suas nao diz se a massa do pão precisa ficar de repouso para crecer. Nem todas precisam? E essa receita precisa, quanto tempo?

    ResponderExcluir
  10. Maurício, a maquina de pão é diferente da sua e o copo que vem tambem. Tentei fazer essa receite e não deu certo por causa da medida do copo. Poderia passar as medidas em ml ou peso?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!