Pão Nuvem de Chocolate

(Ciclo Básico / Sanduíche)

Tamanho: 600gr

1 ovo (levemente batido)
225ml de água
100ml de leite
1 e ½ colher de chá de sal
40g de açúcar
25g de manteiga
450g de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
1 e ½ colher de chá de fermento Biológico granulado seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Básico ou Sanduíche.

Dicas: Se sua máquina for pequena reduza a receita pela metade, pois este pão cresce muito bem, ou então asse em forno convencional. Se desejar assim que soar o BIP acrescente 100gr de gotas de chocolate, fica uma delícia!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

9 comentários:

  1. Hummmmm, que deliciaaaa este bolo de ovomaltine!!! Tah com gosto de quero mais!!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Dejanira, fica delícioso mesmo, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo agora, mas estou achando a massa meio líquida, como se fosse de um bolo. É assim mesmo, ou devo acrescentar mais farinha?

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena, fica um pouco grudenta, mas não mole, vc pesou e mediu certinho os ingredientes?

    ResponderExcluir
  5. Sim, pesei tudo, pus as medidas exatas. Será que é porque eu pus a manteiga líquida? Pus os ingredientes de morno pra frio...

    ResponderExcluir
  6. Maurício, realmente fiz algo errado. O pão ficou pronto. O sabor é muito agradável, mas o que aconteceu foi que ele levedou, cresceu bastante, e depois de uns minutos de ter começado a assar fez-se um buraco no meio da massa. Deve ser porque estava muito líquida. Já vejo que não devo colocar a manteiga líquida. E outra coisa que pode ter influenciado é a configuração da minha máquina. Não tenho configuração 600 g, somente 500, 750 e 1000. Coloquei 750g, e o ponto mais clarinho. Vou tentar de novo daqui a uns dias, você sugere que eu configure de outra maneira? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. OI MIlena, não, pode fazer tanto como 500 como 750, sem problemas, se achar necessário pode ajustar a farinha, acrescente uma colher de sopa de amido de milho para melhorar a farinha e não afundar no centro. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Maurício! Quando eu tentar novamente lhe aviso. Mas lhe adianto que a receita é tão boa que, mesmo com o buraco no meio, não sobrou nada, rs. A massa estava gostosa, não ficou crua nem nada. Na próxima vez confio que sairá perfeito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Milena, não se preocupe, vc vai pegando o jeito rs. Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!