Pain au Chocolat (Francês) - Pão com Chocolate

*Aproveite as sobras de chocolate da páscoa!

(Ciclo Amassar / Massa)

2 xícaras e uma colher de farinha de trigo (250gr)
1 colher chá sal
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
1/2 xícara de leite à temperatura ambiente (120ml)
3 colheres de sopa de açúcar (30gr)
1/3 de xícara de manteiga ou margarina (80gr)
1 ovo batido para pincelar
chocolate em barra, ao leite ou meio-amargo

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, exceto o ovo batido e o chocolate, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Amassar / Massa, assim que o ciclo terminar retire a massa da forma e digida em 17 à 20 partes iguais, abra e coloque no meio um pedaço de chocolate, ou pedaços, coloque em assadeira com papel manteiga no fundo, deixe crescer mais 15 minutos, pincele os pães com a gema batida, e leve ao forno à 180º. (veja fotos abaixo)


Dicas: Após Assado você pode cobrir com chocolate, fondant ou açúcar de confeiteiro, além de bonito fica mais gostoso ainda.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

11 comentários:

  1. Olà!
    Muito obrigado por esta deliciosa partilha esta pães estõ de comer e chorar por mais, lindissimos.

    Beijinhos e Feliz domingo Pascoal

    ResponderExcluir
  2. Bem, estes pães são fabulosos, a minhas pequenas vão adorar de certeza.

    ResponderExcluir
  3. Maurício,

    Peço uma ajuda ao mestre cuca. O único senão da máquina é visual do pão: o formato do pão é feio e o furo do batedor é terrível. Tudo bem que nem ligo para esse detalhe qdo estou com preguiça, mas nada como um pão caprichado certas horas.

    Porém, ainda não tive coragem de tirar a massa para moldá-la e levá-la ao forno por causa do tempo frio e da umidade. Inclusive fiquei com vontade de fazer o pain au chocolat para presentear uns amigos, mas estou com receios.

    Quando se usa o ciclo massa (pelo que entendo, nesse ciclo, máquina mistura e deixa crescer), ao retirar e modelar a massa, há perigo da mesma não crescer por causa da época de friagem?

    Aguardo seus ensinamentos e agradeço sua gentileza. Abçs

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida. Na receita diz que 2 xícaras e 1 colher (chá, sopa?) de farinha de trigo equivalem a 250 g.

    Como faltava a especificação da colher, recorri à tabela de conversão. Esta acusa que 250 g de farinha são 1 3/4 xícara ou que 2 xícaras são 280 g. Há alguma falha na receita?

    Abçs,
    Alê.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alecrin, não tem como fazer o pão sem ficar com o furo do batedor, pois se vc tirar mesmo depois da massa já pronta afetará o crescimento, se prestar atenção a máquina tira o excesso de ar do fundo com algumas batidas leves durante o crescimento. Quanto as medidas, use sempre o copo medidor que é melhor, os pesos são estimativas, até porque dependerá da farinha, do ingrediente, da compactação... Se estiver tempo muito frio use o líquido levemente morno e não dmore à modelar, assim não corre o risco de afetar o crescimento, depois é só levar ao forno. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Se quer agradar adultos e crianças esse pão é ótimo! Fiz como lembrancinha para amigos que amaram. Acabei repetindo a receita porque o pessoal de casa ficou de olho e para não gerar discórdia lá fui para a cozinha.

    Alguns pães se desenrolaram um pouquinho (aproximadamente, 0,5 cm) no momento em que estavam no forno por mais que eu tenha aderido a extremidade lateral da massa com água. Bem, isso não chegou a comprometer o visual e muito menos o sabor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alecrim, que bom que gostou, é uma delícia mesmo. Tente passar clara de ovo na borda final da próxima vez, eu prefiro, segura bem melhor para não desenrolar. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi, acabei de ligar o forno. Os paes ficaram pequenos e nao cresceram muito, vamos ver depois de assados. Parece que esta delicioso. Depois conto sobre o resultado. Abcs Eliane

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliane, ficam deliciosos, vc vai adorar, abraços!

    ResponderExcluir
  10. OI, Maurício! Quando você diz chocolate em barra, está falando daqueles usados para cobertura, que a gente normalmente derrete antes de usar, ou de uma barra normal, daquelas que dá para comer sem precisar derreter?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!