Colomba Pascal Salgada Fácil

(Ciclo Básico ou Amassar / Massa)

Massa:
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícaras de chá + 2 colheres de sopa de água morna
1/2 colher de sobremesa de sal
1 e 1/2 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de fermento biológico granulado seco

Recheio:
150gr de presunto em cubos
100gr de mussarela em cubos
50gr de provolone em cubos
1/2 cebola triturada ou bem picada
1/2 xícara de azeitonas pretas ou verdes fatiadas
Salsa, cebolinha e pimenta calabresa à gosto.

Cobertura:
1/2 xícara de parmesão ralado grosso
1 colher de sopa de gergelin
1/2 colher de sopa de oregano

Na máquina: Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina e programe o ciclo Básico, assim que soar o BIP acrescente os ingredientes do recheio. Pouco antes de começar a assar, cerca de uma hora antes do final do ciclo, acrescente a cobertura por cima de tudo.

No forno convencional 02: Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina e programe o ciclo Amassar / Massa, assim que soar o BIP acrescente os ingredientes do recheio. Assim que terminar o ciclo coloque em uma forma untada ou em uma forma de papel, daquelas próprias para colomba pascal e leve ao forno em temperatura média ou 200º.

Dicas: Substitua o recheio pelo que desejar.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

7 comentários:

  1. Olà adorei visitar seu blog, suas receitas de pão sam encantadoras.
    levo esta comigo.
    parabens pelo seu trabalho aqui apresentado.

    beijinhos e até breve

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eh uma pergunta... na maquina tenho que selecionar o tamanho do pao, certo? 450, 600 ou 900 gramas. como vou saber na hora de programar? essa colomba me parece 900 gramas, ne? Obrigada!! Debora - debsbatista@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, menos de 3 xic. de farinhas vc pode considerar 450gr, até 3 xic. pode considerar 600gr, e mais de 3 xic pode considerar 900gr. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz... todo na maquina, e tava lindao, crescido, lindo mesmo ate a metade do tempo de assar.... Murchou, empatumou... acabou dando errado! =[ Desde que comprei a maquina fiz duas receitas. A primeira foi de um pao integral que deu certo, e essa que deu errado! 50%! Ha explicacoes para ele murchar assim? Obrigada pela resposta acima! debora - debsbatista@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Débora, na verdade existem várias explicações, pode ser que sua massa tenha ficado mole, ou muito fermento... dê uma lida nas dicas básica que coloquei no link abaixo, espero que ajude. Abraços!

    http://maquinadepao.blogspot.com/p/dicas-basicas.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, fiz hj esse, mas o presunto e o queijo foram parar no fundo do pao. Basta passar farinha nos ingredientes para eles ficarem mais espelhados?

    ResponderExcluir
  7. Olá, vc pode deixar em cubinhos maiores então e colocar logo no início com os outros ingredientes. Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!