Rosca de Sobras de Ano Novo

* Esta rosca pode ser recheada com sobras do reveillon, como Chester, Pernil, Lombo, Tender, Lagarto, Bacalhau etc... Fica saborosa e geralmente bem molhadinha, essa é uma ótima maneira de reaproveitar as sobras do ano novo, além de ser rápida e prática, inclusive pode ser uma entrada para o almoço do primeiro dia do ano!

(Ciclo Amassar / Massa)

1 e 1/3 copo de água (320 ml)
1 e ½ colher de sopa de azeite de oliva
1 e ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo (960 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
1/2 colher de chá de alecrim
Orégano, pimenta e ervas à gosto

Recheio:
3 à 4 xícaras de chá de sobras de sua preferência desfiado ou picadinho
1 xícara de chá de tomates secos
1 xícara de azeitonas sem caroços
1 e 1/2 de queijo mussarela, prato ou outro que tiver de sua preferência

Para preparar a massa apenas coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por ultimo o fermento, e programe o ciclo Amassar / Massa, assim que o ciclo for completado retire a massa da forma e abra em uma superfície lisa e levemente enfarinhada, mas sem apertar muito a massa para não perder muito a fermentação, depois adicione o recheio na transversal e enrole como um rocambole, junte as duas extremidades da massa formando uma rosca, coloque em assadeira grande e deixe crescer mais uns 10 minutos antes de levar ao forno, pode ser forno frio mesmo, sem preaquecer, temperatura média até dourar.
Para preparar o recheio basta juntar tudo em uma panela com azeite e refogar bem, exceto o queijo que será colocado na hora de rechear, espere esfriar e recheie a massa. Você pode preparar o recheio rapidamente enquanto a massa estará sendo feita na máquina de pão.

Dicas: Se achar que a rosca ficará muito grande divida a massa e duas ou mais partes. Se o recheio estiver muito ressecado adicione azeite, creme de leite ou requeijão. Se desejar pode pincelar a rosca com gema e salpicar com parmesão ou gergelim.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!