Bolo Rainha

(Ciclo Doce ou Amassar / Massa)

Massa:4 colheres (sopa) de leite morno
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do porto ou outro tinto que tiver
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada (só a parte amarelinha)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
1/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina derretida
1 xícara (chá) de açúcar
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico

Recheio:
1/2 xícara (chá) nozes quebradas grosseiramente
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas ou laminadas
4 colheres (sopa) de castanhas de caju ou outra de sua preferência

- 4 colheres (sopa) de açúcar confeiteiro para polvilhar por cima após assado

Na Máquina:
Acrescente na forma da máquina todos os ingredientes da massa, iniciando pelos líquidos, depois os sólidos e por ultimo o fermento. Programe o ciclo Pão Doce e ligue a máquina, assim que soar o BIP acrescente os ingredientes do recheio. Depois de Assado polvilhe com açúcar de confeiteiro.

No Forno:
Recomendo assar esta receita no forno pois cresce e rende bem. Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por ultimo o fermento, programe o ciclo Amassar / Massa e assim que soar o BIP acrescente os ingredientes do recheio, após o ciclo terminado retire a massa da forma e coloque em um forma de furo central ou em uma assadeira com um copo no centro da massa, para ficar como uma rosca. Se quiser, assim que o pão estiver crescido coloque por cima mais castanhas e nozes, apertando levemente para não baixar a fermentação.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!