Panetone de Cupuaçu com Castanhas do Pará (Panetone da Amazônia)

"Essa é para quem estava procurando o Panetone da Amazônia"

(Ciclo Básico ou Doce)

Tamanho: 900gr


1 Copo de poupa de cupuaçu (pode ser daquelas congeladas em pacotinhos, mas descongele antes de usar, deixando em temperatura ambiente, ou então use polpa natural se achar)
1 Ovo
3 Colheres de sopa de margarina
1 e ½ Colher de chá de sal
3 Colheres de sopa de açúcar mascavo
3 Colheres de sopa de açúcar branco
1/2 Colher de chá de essência de baunilha
1/2 Colher de chá de raspas de laranja e/ou limão
4 Colheres de chá de leite em pó
3 Copos de farinha de trigo (720 ml)
2 e 1/2 Colheres de chá de fermento biológico granulado seco
1 Copo de castanhas-do-pará quebradas grosseiramente (esperar pelo bip)

Adicione na forma da máquina todos os ingredientes na ordem acima exceto as castanhas-do-pará, selecione o ciclo básico ou doce e assim que soar o BIP acrescente as castanhas. Aguarde o panetone esfriar totalmente antes de cortar e antes de embalar.

Obs: Você pode modificar a polpa de fruta e o tipo de castanha, mas nesse sabor acima garanto que é surpreendente. Se desejar pode rechear ou servir com geléia de cupuaçu, se não achar faça uma com 1 e 1/2 xícara de chá de polpa de cupuaçu com 3/4 de xícaras de chá de açúcar no fogo até dar ponto.
Dica: A empresa MIX tem um "Preparado para Panetone" que é muito bom e deixa o panetone desfiando e úmido, também existe de outras marcas. (Veja Aqui)


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

7 comentários:

  1. Olá,
    Fiquei curiosa com este fruto, cupuaçu. Já fiz uma pequena pesquisa na net. Acho que aqui em Portugal nunca vi nada á base base desse fruto. Mas o Panetone deve ser muito bom.
    Vou aceitar o seu convite e divulgar o seu Blog nas páginas do Iguarias Caseiras e do Iguarias p'ra Gulosos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Sou de família nordestina, então conheço o cupuaçu desde sempre, agora que os frutos nordestinos e amazônicos estão sendo difundidas pelo Brasil e pelo mundo, as pessoas só conhecem o suco, mas a verdade é que possibilitam muitas e muitas receitas! Obrigado, já estou colocando seus blog aqui também! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa NOite!
    Gostaria de saber o quanto coloca da massa, mistura do MIX, que foi mencionado no final da receita.
    Qual a quantidade para uma receita na máquina de fazer pão?
    Grata!

    ResponderExcluir
  4. Olá, na embalagem vem informando, é bom seguir a instrução do fabricante!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!