Bagels


(Ciclo Amassar/Massa)

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
350ml de água (+ ou -)
500g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de sal

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão iniciando pelos líquidos e finalizando com os secos e por ultimo o fermento e programe o ciclo Amassar/Massa. A massa deve ficar bem firme. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora. Corte-a em 8 pedaços. Faça uma bola com cada pedaço. Transforme cada bola em um anel, usando o dedo bem enfarinhado para furar cada bola. Gire a massa ao redor do indicador de uma das mãos e o polegar da outra até que o orifício fique com cerca de 1/3 do diâmetro do bagel. Coloque os bagels em uma assadeira levemente untada, cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por 10 minutos.
Ferva água em uma panela grande, depois abaixe o fogo para que a água fique apenas fervente. Com uma escumadeira, coloque dois ou três bagels de cada vez na água. Cozinhe por 1 minuto no total, virando uma vez cada bagel. Remova os bagels com a escumadeira, deixando escorrer bem a água, e coloque-os nas assadeiras untadas. Neste momento, acrescente as coberturas que desejar (parmesão ralado, sal grosso, sementes de papoula, cebola ou alho em flocos).
Asse em forno pré-aquecido a 220° C durante 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar sobre uma grade.
A receita original não pede para pincelar ovo batido sobre os bagels, antes de assar, mas farei é bom, para deixá-los mais douradinhos!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

5 comentários:

  1. Oi Mauricio,
    posso substituir a farinha normal pela integral ?
    obrigada !
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, não pode simplesmnete substituir, pois terá um resultado ruim, vc pode no máximo substituir 1/3 mas mesmo assim irá variar a quantidade dos outros ingredientes, recomendo que pegue uma receita já com integral aqui mesmo no blog, tem centenas, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mauricio ! como tenho tb a friatdeira sem oleo posso coloca-los para assa-los nela, depois de fazer o processo da agua fervente.... ???

    ResponderExcluir
  4. Pode sim, mas não sei te dizer o tempo e temperatura, tem que testar.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, achei que ia dar errado, mas ficou bom demais! Fiz de parmesão e recheei com frango desfiado com creamcheese... Hmmm!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!