Pão Mediterrâneo


(Ciclo Básico e/ou Amassar)

Tamanho: 600gr

2 xícaras de farinha de trigo sem fermento
1 xícara de farinha de trigo integral
6g de fermento biológico seco granulado
1 xícara de água morna
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite extra virgem e mais um pouco para pincelar
½ xícara de azeitonas picadas
½ xícara de tomates secos picados
orégano à gosto

Modo de Fazer:
Coloque na forma da máquina a água, o azeite, as farinhas, o sal e o fermento. Programe no ciclo Básico e acrescente os outros ingredientes assim que soar o bip ou programe no ciclo Amassar e após isso coloque a massa sobre a bancada e abra-a. Corte a massa em retângulos. Adicione as azeitonas e o tomate sobre a massa e polvilhe com o orégano. Enrole como se fosse uma torta e no final dobre as pontas para baixo do rolo, ficando também a abertura para baixo. Coloque em forma forrada com papel vegetal, pincele com um pouco de azeite e com uma faca fazer uns cortes leves ao longo dos rolinhos. Cubra com um pano e deixe descansar durante mais ou menos 20 ou 30 minutos. Coloque no forno pré aquecido a 200º, e se possível borrifar as paredes e o fundo do forno com água para criar vapor. O pão está pronto quando atingir uma cor dourada, e ao bater na base se ouvir um som oco.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. Mas não dá pra deixar o pão terminar na máquina? tem que tirar e assar fora?

    ResponderExcluir
  2. Nesse pão é o ideal para dar o resultado, mas se quiser pode fazer direto na máquina.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!