PÃO MULTICEREAIS INTEGRAL


(Ciclo Básico)

Tamanho: 900gr

300ml de água
20g de fermento padeiro fresco ou 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de melaço de cana
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
150g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo integral
100g de farinha de centeio
100g de farinha de aveia integral
1 colher (sopa) de glúten de trigo
1 colher (chá) de levedura de cerveja
2 colheres (chá) de sal
50g de flocos de centeio integral
50g de flocos de aveia integral
50g de sementes de linhaça dourada/escura

Colocar a água morna na forma , dissolver o fermento fresco na água e juntar os restantes ingredientes com exceção dos flocos e sementes. Selecionar o programa, com cor "Média" e deixar amassar. Quando soar o bip, juntar os flocos e as sementes. Deixar completar o ciclo, desenformar e arrefecer em grelha.



Dicas: Os flocos usados podem ser substituídos por flocos de trigo integral, farelo de trigo, farelo de aveia entre outros e as sementes usadas podem ser substituídas por sementes de sésamo, girassol ou outras. Para não esquecer de adicionar os flocos e sementes quando soar o bip (já me aconteceu), costumo, no final do 1.º amassar, colocar logo por cima os flocos e as sementes que mais tarde serão amassadas.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

21 comentários:

  1. Percebo que quanto mais "farinhas" vai o pão(como farinha de centeio, soja, aveia, etc...) diminui a quantidade de farinha de trigo, seja ela integral ou branca, correto? (Esses dias fui tentar fazer um pão com farinha de centeio, soja..trigo integral, só que coloquei muita farinha de trigo, tinha me esquecido da farinha de soja e centeio colocada....rsrsrs, deu dó da maquina, faltou colocar a lingua pra fora.)

    ResponderExcluir
  2. Daniel, cuidado para não sobrecarregar sua máquina, é importante fazer receitas adapatadas ou desenvolvidas para máquina de pão, por isso lhe disse anteriormente que é bom substituir no caso de farinhas e não simplesmente acrescentar, poi isso desequilibra também a qualidade da sua massa. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Entendo Mauricio, mais nada como a boa e velha pratica pra ir pegando o jeito...e claro, experiencia da mae, obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Sou marinheiro novo e tenho me valido de suas receitas. Ótimas, por sinal. Minha máquina é uma Arno Uno. Existe alguma regra de conversão que deva seguir nesse caso?
    Noto que o sabor tem ficado muito bom, mas o crescimento da massa não é muito.
    Nessa receita, por exemplo, não seria o caso de usar do ciclo integral, por ser o mais longo na Arno?
    Gratíssimo por sua atenção,
    Paulo Soares

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo, a conversão de pesos e medidas é a mesma independente da máquina. No caso do crescimento a primeira coisa a se notar é o fermento, a marca, se está muito velho... Alguns pães integrais tem um crescimento na mesma velocidade dos tradicionais outros levam mais tempo mesmo, daí vc usa o ciclo integral. Dê uma lida nas dicas básicas que coloquei aqui mesmo no blog, irão lhe ajudar bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Mauricio, obrigado pela resposta.
    Uma mais: o glúten seria ingrediente essencial para essa receita?
    Haveria um substituto?
    É praticamente impossível de encontrar a venda, por incrível que pareça.
    Grato,
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Paulo, não é não, pode substituir por uma colher de amigo de milho ou fécula de batata. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Mauricio,
    Novamente agradecido pela gentileza.
    Suas receitas e sugestões transformaram a aquisição de um equipamento em momentos de prazer familiar.
    Que Deus me proteja da gula.
    Muito obrigado,
    Abs,
    Paulo Soares

    ResponderExcluir
  9. Kkk... obrigado Paulo... que Deus me proteja da Gula também rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Maurício, meu caro,
    Dessa vez estou apanhando. Tentei por duas vezes e me dei mal. Na primeira o pão esfarinhou-se. Na segunda ficou endurecido e talvez mal cozido.
    Na primeira usei a água morna e o fermento seco. Ciclo pão integral (arno, 3 e 25 minutos).
    A seguir usei fermento fresco e o ciclo básico (3 hrs e 9 ms).
    Os pesos foram obedecidos rigorosamente e ambas ocasiões programei a máquina para 1 kg. Isso está certo?
    Desculpe abusar (mais uma vez).
    Abs,
    Paulo S.

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo, que estranho, vc acompanhou de vez em quando ao menos o processo do preparo para ver como estava a textura da massa? já deu uma lida nas dicas básicas aqui no blog. qualquer coisa me manda e-mail, não se preocupe, não é incomodo algum. abraços!

    ResponderExcluir
  12. Mauricio,
    Obrigado.
    Vou para nova tentativa. Desta vez tentarei acompanhar a evolução da massa.
    Fiz sua receita do Pão Perfumado e ficou muito bom. Estou com a moral elevada.
    Abs,
    Paulo

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Paulo, é assim mesmo, vc vai pegando o jeito rs!

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA MAURICIO, tenho uma maquina de pão ontem tive varias encomendas, fiz ficaram lindos ,hj ligo a maquina e não quer funcionar fica fazendo um barulho hummm como estivesse forçando o motor será que travou ,me ajude e agora o povo quer o pão modelo que sai da maquina aiaiai

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacira, não sei o que pode ser, veja se está tudo certo, encaixado certinho e qualquer coisa ligue no sac ou assistência de seu fabricante. Boa sorte e abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá, A levedura de cerveja posso substituir por algo? talvez aumentar o fermento, trocar por bicarbonato de sodio... ou alguma outra farinha? Ela é importante na receita? Tirá-la pode?

    ResponderExcluir
  17. Nesta receita é importante, pode fazer sem, substituir não, só talvez mude um pouco a textura do pão, mas ficará bom.

    ResponderExcluir
  18. Mauricio obrigada pela receita, ficou muito bom, fiz sem a levedura mesmo... e com algumas alterações, nao tinha melaço coloquei mel e eu nao tinha os flocos de centeio só a farinha então coloquei só os flocos de aveia mesmo na hora do bip, ficou gostoso e adocicado tão bom que comi sem passar nada nele...

    ResponderExcluir
  19. Olá Maurício,
    Obrigada pelas dicas e receitas.
    Sempre fiz pães sovando e assando no forno elétrico mas agora tenho uma máquina Sunbeam e faço as receitas que vieram no livrinho acompanhando, porém o pão fica mal assado do meio para a parte de cima e eu ainda não consegui resolver esse problema. Por que isso acontece?
    Aguardo sua ajuda.
    Fátima

    ResponderExcluir
  20. Oi Fátima, não tenho como te falar das receitas do seu livrinho rs... as minhas sei que dão certo, pois faço todas rs... tente fazer uma de minhas receitas, leias as dicas que dou aqui no blog... não conheço essa marca sua, pode ser isso.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!