Pão de Aveia e Mel


(Ciclo Básico)

Tamanho: 900gr

320ml de água (1 e 1/3 xic)
1 e 1/2 colheres de sopa de margarina
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de mel
160ml de aveia (2/3 xic)
600ml de farinha de trigo especial (2 e 1/2 xic)
240ml de farinha de trigo integral (1 xic)
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque os ingredientes na ordem acima (primeiro os líquidos, por fim os sólidos). Depois da máquina sovar, crescer, sovar mais uma vez (uma hora e meia nesse trâmite), tire a massa, divida ao meio, abra e enrole para formar dois pães de 450 g. Coloque em forma untada (não precisa enfarinhar). A massa fica meio mole/grudenta, então enfarinhe uma mesa para trabalhar à mão e para dar conta desse processo, sove até ficar em boa textura, não deixe ficar dura. Depois dos pães na forma, espere crescer, por uma hora e quinze minutos e asse em forno pré aquecido (180°C) até ficar douradinho.

Dica: Uma dica boa é que o pão está pronto quando vc bate no fundo e ele faz som de oco. Você primeiro tem que tirar o pão do forno, tirar da forma, aquela história toda. Se o pão não estiver bem assado, vc pode voltar ao forno sem forma mesmo. Nunca fiz isso, mas fica a dica aqui.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!