Broa de Milho


(Cíclo Básico/Sanduíche)

Tamanho: 600gr

1 1/3 de copo de leite com 2 ovos dentro
3 colheres de sopa de margarina
6 colheres de sopa de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal
1 1/2 copo de farinha de milho
2 1/2 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de erva doce
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque os ingredientes na ordem indicada e selecione o ciclo sanduíche (600g). Verifique a consistência da massa, se estiver disforme precisa de leite, se estiver grudando na cuba coloque mais farinha de milho.
Se desejar use o ciclo massa e modele as broas, deixe crescer até dobrar de volume e asse no forno.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

12 comentários:

  1. Essa broa é perfeita! Quentinha então, hum... Saborosa, fofinha sem esfarelar, doce na medida exata e até pura é deliciosa.
    Agora o pessoal aqui de casa quer sempre. A segunda vez que fiz coloquei coco ralado, tb ficou ótima.
    Já está na lista de um dos pães prediletos.
    Obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  2. Maurício, eu amo tudo de milho, mas estou triste pq ainda não consegui fazer um pão que fique mais ou menos similar ao da Panco. Cheguei a ponderar criar uma receita usando fécula ao invés de farinha, reduzindo o fubá pq a meu ver, farinha de milho é pesado e quero um pão bem levinho.

    Vc tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  3. Oi Alecrim, que bom, me deixa feliz em saber. Muitos abraços, vc é sempre bem-vinda aqui! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone, um pão feito em casa, mesmo com a máquina de pão, nunca será 100% igual ao comprado industrializado, pois eles utilizam muito mais gordura, umectantes, conservantes, emulsificantes, gomas e ácidos, o que deixa a massa bem diferente e claro bem menos saudável. Mas se o que vc quer é um pão mais úmido por dentro, asse sempre na cor CLARA e assim que ficar pronto retire da máquina, cubra com papel guardanapo ou um pano de prato e coloque dentro de um saquinho bem fechado até esfriar, depois retire, seque bem e coma ou guarde em recipiente ou saquinho seco e bem fechado. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Maurício, de fato, vc está 100% certo e ingerimos sem saber o que exatamente. Pela sua experiência, qual desses dá mais leveza às massas? Polvilho doce, farinha de arroz ou fécula de batata? Não incluo amido pq todos são de origem transgênica.
    Eu só asso na cor clara, mas não adianta muito pq a minha máquina sempre deixa douradinho. Grata pelas respostas e sempre rápidas. Abço

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone, obrigado rs... no lugar do amido este soutros 3 que mencionou substituem bem, mas acho que a fécula de batata é a que deixa mais leve, é sutil, mas prefiro, vai de gosto rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mauricio, gostaria de saber qual farinha de milho usar,fina, media ou grossa e se eu posso usar
    a farinha instantânea; Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mara, pode ser qualquer uma, pois acabará se desfazendo no preparo, com a instantânea nunca fiz. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Mauricio. Ficou uma dúvida...são 600gr ou 900gr? Em negrito está o primeiro, já no preparo, o segundo. Desde já agradeço a atenção. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mauricio
    Pode explicar melhor como é a medida do leite com 2 ovos dentro?
    Grata pela receita
    Att

    ResponderExcluir
  11. coloque os ovos na xícara e complete com leite

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!