Bolo de Limão


(Ciclo Bolo ou Ultra Rápido)

1 copo de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colheres (sopa) de raspas da casca do limão
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 ovos
1 copo de açúcar
1 copo de amido de milho
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Coloque todos os ingredientes na fôrma, exceto o fermento, na ordem acima. Selecione o ciclo. Se for fazer no ciclo ultra rápido, após + ou – 12 minutos a massa começa a bater pela segunda vez, neste momento adicione o fermento. Deixe completar o ciclo. Logo depois de assado você pode cobrir o bolo com 2 colheres (sopa) suco de limão misturados com 1 colher (sopa) raspas e 5 colheres (sopa) de açúcar. Deixe esfriar e desenforme.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

27 comentários:

  1. Passei por acaso, não resisti e fiquei. Já estou a fazer o bolo de limão na minha recente máquina do pão. Maravilhoso.....
    Vou começar a visitar mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, seja bem-vinda, venha nos visitar sempre! Parabéns pela sua máquina de pão, tenho certeza que vai adorar!

    ResponderExcluir
  3. Mauriciooooo.... me socorre, não sei aonde eu errei no meu bolo de limão, coloquei os ingredientes na ordem e usei o copinho que vem na maquina para medir a farinha, porem meu bolo ficou batumado, onde será que eu errei..... vc pode me ajudar ? bjs

    ResponderExcluir
  4. Rosangela, será que seu fermento estava bom ainda? O fermento nesse caso é o de Bolo mesmo viu, o químico!

    ResponderExcluir
  5. ola amigo, parabéns pelo site, minha maquina chegou hoje, é da Mondial premium, é tudo igual neh? SEguinte, somente uma duvida, quando na receita está dizendo " 1 copo de açucar" ou "1 copo de agua ou farinha", esse copo é o copo inteiro que vem com a maquina?
    Desde ja mto obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Bruno, sim o copo ou xícara mencionados em todas as receitas é o que já vem ná máquina. Até mais e obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá...

    Se fosse possível, pretendia que me informasse se o fermento que se refere nas receitas é o especial para pão ou é o fermento normal para bolos feitos no forno. Aqui, em Portugal, as designações do fermento são diferentes e fiquei perdida!
    Aguardo esclarecimento.
    Beijinho,

    Sónia Silva

    ResponderExcluir
  8. Sónia Alexandra... aqui no Brasil temos dois tipos de femrntos mais usados, quando falamos de fermento fresco ou biológico granulado seco, e o fermento específico para pães, quando falamos de fermento em pó ou fermento químico é aquele branquinho usado para bolos ok.

    Espero ter ajudado, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi.. a receita do pão que estou fazendo era para 900 g e cabei colocando na opção de massa I que é para pão de 450g e 600g o que fazer? Vai ficar ruim o pão?!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Maurício, minha máquina de pão chegou ontem e a primeira coisa que fiz foi ler o manual. Entusiasmadíssima, parei e percebi que não havia no manual (modelo Cadence PAD531) receitas de bolos e geleias. Adorei encontrar o seu site, vai me ajudar muito e hoje mesmo vou fazer meu 1o pão. Mas o que quero mesmo é fazer esse seu bolo de limão. Depois eu conto. Desde já, OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  11. Oi Simone, parabéns, com certeza vc vai adorar, bjos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Parabéns pelo blog! Estou aprendendo contigo.
    Sobre esta receita, poderia substituir o leite por leite de coco? Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá, obrigado, fico feliz! SIm, pode substituir na mesma proporção e temperatura ambiente. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá....Fiz esta receita hj a tarde e não deu muito certo não....Ficou pesada e com gosto de farinha somente...Pena, estava tão linda!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, estranho, nunca deu errado comigo este e outros fizeram e comentaram aqui tb, veja se não errou algo. abraços!

    ResponderExcluir
  16. Talvez vc tivesse que deixar assar mais tempo, ainda estava crú!

    ResponderExcluir
  17. Oi Maurício, as colheres de raspas de limão p/ a massa e do fermento são mesmo de sopa? Não seriam colheres de chá? Estou amando seu blog, todo dia procuro uma receita. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  18. Oi Silmara, é colher de sopa mesmo, normal, não colher de mãe rs

    ResponderExcluir
  19. Maurício, coloquei colher de sopa, ficou ótimo. Esse foi meu segundo bolo na máquina e até agora sempre ficam moles no meio, o primeiro foi de chocolate. Dessa vez, dps de finalizar o ciclo rápido ainda coloquei mais uns 10 minutos no ciclo assar. Será que vai ser sempre assim?! Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi Silmara, que bom que gostou. Isso varia, depende do rendimento da massa, mas é normal ocorrer. Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Maurício, gostaria de saber quanto tempo leva o seu ciclo bolo e o ciclo ultra rápido, pois acho q tem diferença entre uma máquina e outra pq um ciclo é muito grande e outro muito pequeno. Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá, Maurício, tudo bem?
    Venho novamente tirar uma dúvida: na prática, qual a diferença para os bolos entre o ciclo "bolo" e o "ultra rápido"? Em termos de qualidade, maciez, se fica molhadinho e tals...ou o resultado é o mesmo para ambos os ciclos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Alice, para bolos o certo, o ideal, é usar o ciclo BOLO, o ciclo Ultra Rápido é para pães, mas dá para quebrar um galho quando não tem o ciclo bolo na máquina. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Maurício. No ciclo bolo em que momento coloco o fermento?

    ResponderExcluir
  25. Na hora que der o BIP, após a massa estar mais homogênea ou com tudo já no início, vc escolhe rs

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Mauricio, tudo bem? Você já tentou ou pensou em postar receitas de bolos sem glúten? O pão de banana você modificou pra ser sem glúten (muito bom). Pensei em fazer esse bolo de limão mudando a farinha por farinha de arroz, mas nunca sei as misturas adequadas.... se coloco com fécula de batata... ou polvilho... dúvida cruel... um dia ainda vou fazer um curso! Suas receitas são MARAVILHOSAS!

    ResponderExcluir
  27. Olá, aqui mesmo no blog na categoria SEM GLUTEN vc encontrará dezenas de receitas. Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!