Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Recife



O pão Recife é um pão bem famoso e tradicional no nordeste, mas especificamente em Recife, Pernambuco, onde foi criado e de onde ganhou esse nome. É um pão macio, adocicado e com uma farofinha bem característica por cima! As vezes também é preparado em um formato mais retangular, mas não se engane, existem outros pãos conhecidos pelo mesmo nome em outras cidades no Nordeste, diferentes em tudo, mas este é o verdadeiro e típico deste lugar.
Eu gosto muito de comer esse pão em fatias com manteiga, geleias e até mesmo montar sanduíches, mesmo sendo mais doce, fica muito bom!

(Ciclo Pizza / Amassar / Massas ou Básico / Doce / Sanduíche)

Tamanho: 900g / 1kg

1 xícara de leite + 2 ovos (quebre os ovos na xícara medidora e complete com leite)
4 colheres de sopa de manteiga
1/3 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Cobertura / Farofa:
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 ovo para pincelar

Primeiramente você deve escolher se deseja assar na máquina ou fora dela. Caso opte por preparar o pão todo na máquina basta colocar  todos os ingredientes da massa na ordem listada e programar o ciclo de pães básicos, pães doces ou até mesmo o sanduíche. Depois prepare uma farofinha misturando todos os ingredientes da cobertura com as pontas dos dedos e reserve. Quando pão estiver crescido e próximo de começar a assar abra a tampa da máquina, pincele o topo do pão com um pouco de ovo batido e espalhe a farofa por cima, tampe e deixe terminar.
Caso opte por modelar como esse das fotos coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina na ordem listada e programe o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30), deixe até o final. Quando o ciclo terminar retire a massa, divida em duas partes, abra um pouco apertando com as mãos, enrole como se fosse um rocambole e aperte nas pontas, coloque em uma assadeira e deixe crescer até dobrar de volume.




Quando os pães estiverem crescidos faça cortes com uma lâmina no sentido do comprimento, pincele-os com um pouco de ovo batido e espalhe a farofa por cima. Leve para assar em forno já pré-aquecido em  180º até dourar bem.
Quando retirar do forno aguarde esfriar ou ao menos amornar antes de cortar.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

6 comentários:

  1. Olá! Suas receitas são divinas! Faço aqui em casa e todos adoram 👏👏 Deus continue abençoando sua vida 🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. Você é ótimo mesmo! Espero que um dia indique mais receitas para um ou, no máximo, dois. Sinto falta. Um abraço apertado

    ResponderExcluir
  3. Até agora depois de testar diversas receitas, pra mim esse foi o melhor pão até agora. Fofinho, levemente adocicado. Na manteiga e na chapa fica perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente muito obrigada por dividi conosco sua receitas.
    E, MEU DEUS, que pão é esse?!?!?!!
    Pão Recife e Pão de Leite Japonês se tornaram os favoritos da casa. (Junto pão trançado, brioches)

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: