Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Panetone de Cenoura com Gotas de Chocolate



Tenho certeza de que vocês vão amar essa criação, um panetone de massa de cenoura com gotas de chocolate, não consigo pensar numa combinação mais gostosa e mais amada por todos!
Para quem não sabe ainda, eu amo bolo de cenoura, e pensando nisso resolvi criar uma receita para essa época do ano com inspiração nessa delícia que tanto gosto, assim surgiu esse panetone!

(Ciclo Pizza / Amassar / Massas e Assar)

Tamanho: 900g /1kg

1 xícara de cenoura picada
3 ovos grandes
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/3 de xícara de azeite ou óleo
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de gotas ou pedaços de chocolate

Comece picando a cenoura em pedaços pequenos, depois adicione em um liquidificador juntamente com os ovos, açúcar , sal e azeite, bata bem até não ver mais pedacinhos da cenoura. Despeje essa mistura na forma da máquina de pão e em seguida adicione a farinha e o fermento. Programe a máquina no ciclo de amassar massas completo, que irá misturar, sovar e fermentar (1h30).
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, abra na espessura de aproximadamente 1 a 1,5cm, espalhe as gotas de chocolate sobre a massa, aperte um pouco para fixarem e dobre várias vezes, até perceber que estão uniformemente espalhadas pela massa.
Nesse momento você irá decidir se deseja assar na máquina ou em formas de panetone.
Caso deseje assar na máquina basta voltar a massa para a forma, pode inclusive retirar o batedor, fechar e deixar crescer até que chegue próximo da altura da borda da forma, nesse momento programe o ciclo de Assar de sua máquina (1h00) e deixe até o final.
Caso deseje assar em formas de panetone você poderá usar uma forma de 1kg ou duas de 500g, faça uma bola com a massa, coloque no centro da forma, deixe crescer até que chegue na borda da forma, faça um corte em cruz no centro da massa com ajuda de uma lâmina ou faca afiada e leve para assar em forno já pré-aquecido em 180º até ficar bem dourado.
Quando retirar do forno deixe esfriar completamente antes de cortar, pois o cozimento continua com o calor interno e ao cortar quente poderá ficar mal assado ou ressecado.

Dicas: Se desejar poderá fazer uma cobertura com chocolate derretido ou como outras que já ensinei em outras receitas de panetones aqui no blog.
Se quiser poderá deixar o panetone esfriar de cabeça para baixo como já ensinei AQUI, isso garante que o centro interno permaneça no lugar sem afundar.
Não deixe ficar mais tempo que o necessário no forno ou poderá ficar seco.
Use uma farinha de boa qualidade, quanto melhor a farinha melhor será o resultado do panetone.
Você pode usar chocolate meio amargo, ao leite ou branco, fica ao seu gosto.
Após estar bem frio pode ser armazenado em saquinho ou pote bem fechado.

Não está achando formas próprias para panetone onde mora? Você pode usar uma ou mais formas pequenas e um pedaço grande de papel manteiga dobrado ao meio circulando a assadeira, e um pedaço redondo também no fundo. Desta maneira a massa crescerá e assará no mesmo formato dos panetones comprados.


É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

  1. Oi, Maurício .
    Esse panetone ficou divino! Massa fofinha , leve e agradável . Antes de colocar as gotinhas de chocolate , separei um pedacinho e recheei com pedacinhos de banana - meu filho de 1 ano adorou o mini panetone .
    Uma dúvida : já vi alguns panetones que tem
    Umas coberturas brancas ( não sei bem se é de açúcar , parece com um dos panetones na foto acima que você postou ) . Como faz essa cobertura?
    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend, fico feliz que gostou. Olhe a receita de panetone de blueberries aqui no blog. Abraços

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: