Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Flatbread Fácil e Rápido



Existem milhares de tipos de flatbreads, até porque eles se resumem ao nome que levam, ou seja, um pão achatado / plano, mas esse que ensinarei hoje é uma versão criada por mim, inspirada em alguns que já comi pelo mundo, onde geralmente é servido como aperitivo, assim cortadinho, para comer com as mãos mesmo e compartilhar enquanto bebe algo. É bem comum como entrada em alguns restaurantes e também como petisco em bares e bistrôs. A cobertura também é muito variada, indo de algo simples apenas com sal e ervas até versões semelhantes a pizzas.
Essa massa fica leve, macia por dentro e crocante por fora, e eu geralmente faço para petiscar mesmo, com um bom vinho ou drink, acho perfeito, principalmente quando se está com pressa ou quando queremos algo rápido e gostoso, inclusive faço a cobertura com o que tiver no momento, com o que estiver sobrando na geladeira.

(Ciclo Pizza / Amassar / Massa)

Tamanho: 450g a 500g

1/2 xícara de água levemente morna
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de mel ou açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de fermento em pó para bolos

Cobertura:
Você pode usar apenas sal e ervas, molho e ervas, vegetais e legumes, queijos, frios, embutidos, conservas... e ainda finalizar com azeite, ervas, sementes e folhas frescas como rúcula, etc...

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último os fermentos. Programe o ciclo de amassar massas de sua máquina (1h30) e deixe apenas metade do tempo total (45min.). Sim, eu uso dois tipos de fermentos nessa receita, pois isso confere o resultado esperado e também ajuda para ser mais rápido e prático como falei.
No início do processo veja se a massa se misturou bem e caso seja necessário limpe as bordas da forma com uma espátula, pois como é pouca massa isso pode acontecer.
Quando a massa estiver pronta retire da máquina e abra com um rolo sobre uma bancada levemente enfarinhada, na espessura de no máximo 0,4cm, e lembrando que quanto mais fina mais crocante será.
Leve essa massa para assar em forno já pré-aquecido em 200º até começar a dourar levemente, então retire do forno e acrescente a cobertura, depois leve novamente para finalizar e terminar de assar e dourar.
No caso de preparar apenas com sal e ervas, ou pouca cobertura pode até já assar de uma vez com a cobertura sem problemas.
Na hora de servir corte em quadradinhos e finalize com azeite.

Dicas: Você pode dobrar ou triplicar a receita se desejar. Eu costumo abrir a massa sobre um papel-manteiga de boa qualidade, assim fica mais fácil na hora de colocar a cobertura, de cortar e de servir.
Minhas coberturas preferidas são sal, alecrim e azeite, assim como essa da foto ao estilo pizza, muçarela de búfala com tomate seco e rúcula, presunto crú, parmesão e ervas, aliche, peras com gorgonzola e mel, brie com figos, nozes e mel.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

7 comentários:

  1. Perfeita a receita muito obrigada por sempre compartilhar e vale ressaltar que suas receitas nunca dão errado. Grata

    ResponderExcluir
  2. Tudo de bom! Explicação "perfect" 🤗😉
    Você é ótimo no que faz! Parabéns! 👏👏👏
    Ahhhhhhh! Fiz suas receitas de doces de frutas na máquina de pão 😋😋😋

    ResponderExcluir
  3. Olá Maurício, nesse flatbread da foto, você usou molho de tomate, como em uma pizza? Grata pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não é necessário. Vc pode fazer dos mais variados e infinitos sabores.

      Excluir
    2. Hum, vou fazer neste final de semana. Verei o que tenho na geladeira, rsrsrsrs.
      Muito obrigada!

      Excluir
  4. Isso fica muito bom! Deixei 15 min assando só a massa, mas poderia ter deixado 10 min. Fiz com o que tinha em casa: tomates picados, cebola crua, calabresa, mozarela, orégano e azeitonas e, para acompanhar, um molho de maionese! Maravilhoso! Obrigada Maurício!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: