Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pãezinhos de Creme



Um clássico das padarias para vocês prepararem em casa! Pãezinhos de creme super fofos, aquela massa que até desfia, com um creme muito melhor que o da maioria das padarias, bem rico e saboroso!

(Ciclo Pizza / Amassar / Massa)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 xícara de leite + 2 ovos (quebre os ovos na xícara e complete com leite)
1/3 de xícara de manteiga amolecida
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Creme:
4 gemas de ovos
5 colheres de sopa de amido de milho
2 xícaras de leite
1/3 de xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha

Cobertura:
1 gema
1 colher de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar

Comece preparando a massa, colocando todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final.
Enquanto a massa fica pronta prepare o creme. Passe as gemas por uma peneira para remover a película, dissolva o amido de milho com um pouco do leite, depois coloque tudo em uma panela, misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até engrossar, quando engrossar abaixe o fogo e continue mexendo por ao menos mais 1 ou 2 minutos. Transfira o creme para uma travessa ou tigela, cubra com um plástico em contato com o creme para evitar que se forma película, e deixe esfriar.
Quando a máquina terminar, retire a massa e coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, separe em 12 partes iguais, faça bolinhas, fure no centro de cada bolinha com o dedo e depois vá alargando como se fosse fazer uma rosquinha, ou faça rolinhos e junte as pontas, formando uma argola. Coloque cada argola de massa em uma assadeira untada, deixando em formato oval, como na imagem abaixo. Desta maneira o creme não escorrerá e será possível colocar mais creme.




Deixe a massa crescer até dobrar de volume, depois coloque a cobertura, misturando a gema com a água e pincelando por cima, polvilhe o açúcar e coloque o creme. Para colocar o creme ele deve estar completamente frio e você pode dar uma rápida batida nele com um fouet, garfo ou batedeira para ficar mais homogêneo, depois transfira para um saco de confeitar, corte a ponta e coloque por cima.
Leve os pãezinhos para assar em forno já pré-aquecido em 180º até dourar. Após assados retire e deixe amornar ou esfriar antes de servir.

Dicas: Provavelmente sobrará um pouco do creme e isso é proposital, pois fica delicioso e você pode querer rechear os pães depois de prontos com um pouco mais ou apenas se deliciar.
Você pode perfumar o creme de confeiteiro com outros extratos ou essências e até mesmo com raspas de limão ou laranja, água de flor de laranjeira, etc...
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

  1. Amo suas receitas, mas minha familia é pequena, posso dividir em dois? Esta por exemplo fica boa se ficara a metade? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: