Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Bolinhas de Milho com Queijo (Salgadinhos)



Já ensinei AQUI tempos atrás uma massa básica para salgadinhos de massa cozida feita na máquina de pão, para usar em salgados como coxinhas, risoles, bolinhos, etc... e hoje ensinarei uma versão diferente, uma massa de milho com recheio de queijo, um salgadinho que faz muito sucesso em festinhas e buffets, pois a combinação é deliciosa.
O melhor de tudo é que a nossa amada máquina de pão fará todo o processo e só precisaremos modelar os salgadinhos!

(Ciclo Geleia)


Ingredientes:
1 lata de milho verde escorrido (lata de 300g em média)
1/2 xícara de batata cozida e amassada
2 xícaras de água, caldo de legumes ou leite
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1/2 tablete ou sachê de caldo de legumes (opcional)
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de flocão de milho

Recheio:
300g de queijo muçarela ou provolone em cubinhos

Empanar:
1 clara de ovo
1 xícara de farinha de rosca

Em um liquidificador coloque o milho verde, a batata, água, caldo ou leite, óleo ou azeite, manteiga ou margarina, caldo e sal, e bata até tudo se misturar, depois despeje esta mistura na forma da máquina de pão em em seguida os demais ingredientes.
Selecione o ciclo e ligue a máquina, agora basta aguardar. Assim que o ciclo terminar a massa estará pronta. Lembre-se que o ciclo geleia tem um tempo de aquecimento inicial para só depois começar a bater, é diferente dos ciclos de pães, e a massa irá cozer e sovar aos poucos.
Assim que terminar o ciclo retire a massa e deixe esfriar bem ou gelar na geladeira coberta com um plástico, depois já pode modelar as bolinhas, com as mãos levemente untadas com manteiga, colocando um cubinho de queijo dentro de cada uma.
Depois de modelar as bolinhas passe um pouco de clara nas mãos e envolva as bolinhas, assim não ficam com excesso de claras, em seguida passe-as na farinha de rosca.

Como fritar:
Para fritar use óleo quente, cerca de 180 a 190º, deixe as bolinhas fritarem até começarem a ficar douradas, depois retire e deixe escorrer sobre papel toalha.
Para evitar que o queijo vaze ou as bolinhas explodam use queijo de boa qualidade, também é bom deixar as bolinhas geladas ou quase congeladas.
Caso deseje fritar na AirFryer é ainda mais importante que o queijo seja de boa qualidade e que as bolinhas estejam bem congeladas, além de usar essa Farinha Especial que ensino AQUI para empanar, e então basta fritar até começarem a dourar, cerca de 8 a 10 minutos na temperatura de 200º.

Rendimento: 35 à 40 unidades

Armazenamento: Os salgadinhos que fizer com esta massa podem ser mantidos em geladeira por até 3 dias ou congelados por até 3 meses, na hora de fritar apenas retire do freezer alguns minutos antes e em seguida já poderá fritar.

Pode dobrar a receita?: Não, isso forçaria a máquina, a receita já está na medida ideal, desenvolvi especialmente para a máquina de pão.

Dicas: Você pode usar essa mesma massa com outros recheios de sua preferência. Pode usar como líquido parte de água ou caldo e a outra parte de leite ou apenas um deles. Caso não vá utilizar a gema que sobrará do ovo do empanamento pode adicionar juntamente para bater com os ingredientes da massa.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: