Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Piadina - Pão Folha Italiano


Esse é um dos pães mais fáceis de se fazer no mundo! Não tem segredos, embora seja cheio de história. A piadina é um tipo de pão folha italiano, feito hoje em dia na chapa ou frigideira. Chegou na Itália através dos romanos, que por sua vez trouxeram a ideia do oriente médio... Em suas origens não levava nem sal, e até hoje muita gente mantém fazendo também sem utilizar nenhum tipo de fermento.
Hoje ensinarei minha versão, adaptada para a máquina, mas que não foge muito da base tradicional.
A piadina é ótima para fazer sanduíches frios ou quentes, eu adoro, principalmente pela praticidade e facilidade de ter meia dúzia desses pães em poucos minutos.

(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de água morna
1/2 xícara de banha ou 1/3 de xícara de azeite
2 colheres de chá de sal
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio ou fermento em pó para bolos

Conforme mencionei mais acima essa receita pode ser feita sem fermento ou bicarbonato no caso, mas gosto de utilizar pois dá um pouco mais de leveza à massa. A piadina mais tradicional é feita com banha, fica bem mais gostosa inclusive.
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelo líquidos, depois os secos e por último o bicarbonato ou fermento. Programe o ciclo de amassar massas e deixe apenas pela metade do tempo total do ciclo (45min.). Após esse tempo retire a massa da máquina e divida em 6 partes iguais, faça bolinhas e abra com um rolo sobre uma bancada enfarinhada. Deixe fininho e com aproximadamente uns 30 cm de diâmetro. Depois de abrir fure todo o disco de massa com um garfo para que não inche ao ser assado.
Aqueça uma chapa ou frigideira em fogo médio e coloque o disco de massa, quando começar a formar pequenas bolhas e partes mais douradas vire e deixe até acontecer o mesmo do outro lado. Retire o pão e passe para um prato ou travessa. Repita o processo até acabar toda a massa e conforme for fazendo empilhe um pão sobre o outro, desta maneira ficam mais macios e se mantem quentinhos.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

5 comentários:

  1. Oi, posso congelar depois de assado Ou só guardar na geladeira???

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício, sou sua fã e gostaria de saber se a farinha de trigo pode ser substituída por outra? Amêndoas, linhaça, aveia, etc?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sempre boas ideias. Parabéns Maurício👍🏻👏❤️😘

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: