Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Romeu e Julieta - Goiabada com Queijo



Se essa nossa combinação brasileira já é boa imagine em forma de pão! Macio e saboroso, com o equilíbrio do doce e salgado na medida certa.

(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 xícara de leite com 2 ovos dentro (quebre os ovos na xícara e complete com leite)
1/2 xícara de manteiga amolecida
1/3 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:
200g de goiabada
200g de cream cheese
1/2 xícara de parmesão ou queijo meia cura ralado

Cobertura:
1 gema
2 colheres de sopa de água
1/4 xícara de açúcar cristal ou refinado

Coloque todos os ingredientes da massa na máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassar massas e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar, a massa estará pronta e crescida, retire da forma e coloque sobre uma bancada enfarinhada. Abra a massa com um rolo mais ou menos no tamanho de 50 x 50cm e depois divida ao meio. Espalhe o recheio em duas fileiras separadas, como nas imagens abaixo, colocando a goiabada de um lado e o cream cheese e queijo ralado do outro.
Enrole cada pedaço de massa como se fosse um rocambole e depois enrole um no outro para que fique parecendo uma trança.




Aperte bem as massas nas pontas para fecharem e grudarem, depois passe a massa para uma assadeira e deixe a massa crescer até dobrar de volume, pincele com uma mistura de gema e água e polvilhe açúcar por cima, depois leve para assar em forno pré-aquecido em 170º até ficar bem dourado.
Se preferir pode assar na máquina, nesse caso enrole a trança de massa já recheada e coloque na forma da máquina, deixe crescer até dobrar de volume, pincele com a mistura de gema e água, polvilhe o açúcar por cima e programe o ciclo de ASSAR.

Corte apenas após esfriar!

Dicas: Utilize aquela goiabada mais barata e simples, que vem em pote ou lata, pois é mais macia e derreterá melhor no recheio. Também pode usar aquelas cremosas, mas não pode ser mole como geleia ou poderá prejudicar a massa e resultado final.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Bah Maurício, deve ficar uma delícia!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Fiz ontem para um presente de Páscoa não óbvio e foi sucesso. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Estou amando suas receitas! Comprei uma máquina de pão hoje desse novo modelo. já estou ansiosa pra fazer pães. Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: