Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Dinamarquês de Sementes e Centeio (Rugbrød)



O Rugbrød é um pão de origem dinamarquesa, com um ar mais rústico, integral, mais pesado, cheio de sementes e muito saudável! Ele também é famoso nos países nórdicos e ganhou fama nos últimos anos sendo muito comumente encontrado no mundo todo, em supermercados, lojas de produtos naturais, em pratos e entradas de restaurantes... provavelmente muitos de vocês já conheçam.
Tradicionalmente esse pão acompanha muitos pratos típicos, mas é muito consumido com uma generosa camada de manteiga, patês, queijos, creme azedo, salmão defumado, embutidos defumados, conservas... eu acho que ele combina muito bem também com geleias, creme de avelãs, mel, maple... cortado em fatias finas.
Essa é uma versão que desenvolvi especialmente para a máquina de pão, precisa de duas etapas, mas garanto que é fácil e bem mais rápido que um rugbrød tradicional que pode levar até 7 dias para ficar pronto, além de bem mais barato!

(Ciclo Básico / Normal)

Tamanho: 900g ou 1kg

Primeira parte:
1/2 xícara de trigo para quibe
1/2 xícara de sementes de abóbora sem casca
1/2 xícara de sementes de girassol sem casca
1/2 xícara de sementes linhaça
2 xícaras de água 
2 colheres de sopa de melado ou mel
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de sopa de extrato de malte (opcional)

Segunda parte: 
1/2 xícara de água
1/2 xícara de de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de centeio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco

Comece colocando todos os ingredientes da primeira etapa na forma da máquina de pão, dê uma leve misturada, feche a máquina e deixe assim parado por 12 horas. Geralmente eu já me programo para iniciar pela manhã bem cedo ou a noite para finalizar no dia seguinte.
Passadas as 12 horas coloque todos os ingredientes da segunda etapa, programe o ciclo, escolha a cor escura e ligue a máquina.
Nesse pão especificamente é preciso acompanhar um pouco o preparo durante a parte de mistura e sova, e se for necessário pode limpar as laterais da forma com uma espátula e até ajudar a massa a se misturar melhor, já que é uma massa diferente, mais pegajosa e com muitos grãos. Depois pode deixar que a máquina termina o processo.
Quando o ciclo terminar e o pão estiver pronto desligue a máquina e deixe o pão dentro até que amorne, ficando quase frio, depois retire da máquina e coloque para terminar de esfriar sobre uma grade.
Corte e sirva apenas quando estiver totalmente frio!

Dicas: Esse pão é mais neutro, nem doce nem salgado, então se quiser deixar mais acentuado nisso você pode adicionar um pouco mais de sal ou açúcar mascavo.
O malte dá uma cor e sabor mais intensos, mas para o paladar de alguns pode ser amargo, então é opcional, já fiz diversas vezes sem ele e ficou igualmente ótimo. Já usei cacau black, aquele bem escuro no lugar do malte e gostei bastante do resultado também.
Se desejar pode espalhar aveia em flocos ou sementes por cima da massa antes do pão começar a assar.
Pode substituir o trigo para quibe, que é semelhante ao "trigo quebrado" nesses países onde esse pão é comum, por grãos de centeio, cevada ou espelta quebrados.
A água pode ser substituída por soro de leite, iogurte ou kefir.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: