Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Carteira

Dizem que esse pão surgiu na região nordeste do Brasil, e pelo que me lembro das dezenas de vezes que já fui para vários estados dessa região acredito que foi mesmo, as primeiras vezes que vi e comi foram por lá. Anos depois apareceu por todo o país e se popularizou muito, embora hoje já não seja tão comum assim, vejo mais em padarias de cidades menores e de interior.
É um pão muito simples e saboroso, e tenho certeza de que vocês vão adorar!



(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 600g ou 750g
1 xícara de leite ou água
3 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1/3 xícara de manteiga amolecida para pincelar

Tamanho: 900g ou 1kg
1 e 1/4 xícara de leite ou água
4 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1/2 xícara de manteiga amolecida para pincelar

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassar massas e deixe até o final. Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina e coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, dê uma leve amassada pra tirar o ar e baixar a fermentação, polvilhe mais um pouco de farinha por cima e abra com um rolo em formato retangular na espessura de 1cm à 1,5cm aproximadamente.
Espalhe a manteiga amolecida por cima de toda a massa, dobre um dos lados em direção ao meio e depois o outro lado por cima deste. Corte a massa dividindo e fazendo as "carteiras". Coloque os pães em uma assadeira untada e deixe descansar até dobrar de volume.



Asse em forno pré-aquecido em 180º até começarem a dourar. Quando retirar do forno pode pincelar com mais manteiga por cima se desejar.

Rendimento: 8 à 12 pães.

Dicas: Você também pode seguir o mesmo processo e rechear com queijo e presunto por exemplo, ou outros recheios de sua preferência.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

8 comentários:

  1. Delícia!!! vou fazer esse pão carteira. Vc é maravilhoso. Top das galáxias. Bjos

    ResponderExcluir
  2. To viciada nos pães do Maurício!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como ficou macio!! Nunca vi nada igual!!! Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  4. Que massa deliciosa!!!

    Obrigada Maurício, pela receita. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Adorei... Pão muito fofinho e sabaroso. As crianças amaram

    ResponderExcluir
  6. Que saudade desse pão! Comia muito quando era pequena e depois notei que ele simplesmente sumiu das padarias - pelo menos onde eu moro, em Araraquara, não o encontro.
    Comprei uma máquina de fazer pão e achei o seu blog quando fui pesquisar por receitas para fazer nela, maravilha! Um ótimo trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Achei o máximo esse pão carteira não conhecia ,vou fazer.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: