Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Empanadas Argentinas

Agora vocês poderão fazer as tradicionais e famosas empanadas argentinas em casa em poucos minutos, e poderão assar tanto no forno como na AirFryer!
Ficam deliciosas e dá para variar nos sabores de recheios à vontade.

(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Massa:
1 e 1/4 xícara de água morna
1/2 xícara de manteiga ou banha amolecidas
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal

Recheio:
3 ovos cozidos
350g de carne moída
1/2 cebola picada ou triturada
1 dente de alho amassado ou triturado
1/2 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de azeite
10 azeitonas sem caroços
Sal e pimenta a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Pincelar:
1 gema + 4 colheres de sopa de leite

Para preparar a massa coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos e depois os secos, programe o ciclo de amassar massas e deixe bater e sovar bem até que a massa esteja lisa e homogênea. Retire a massa da máquina e embale em um saquinho plástico, retire o ar, e leve para a geladeira.
Enquanto a massa descansa podemos preparar o recheio, pois ele deve estar frio para depois usarmos. É bem simples, coloque os ovos para cozinhar, e para fazer a carne basta refogar a cebola e alho com o azeite em uma panela, acrescentar a carne, azeitonas e demais temperos, cozinhar e finalizar com salsinha e cebolinha. Acrescente os ovos cozidos picados à carne e reserve.
Agora abra a massa com um rolo ou cilindro na espessura de 2 à 3 milímetros aproximadamente, corte em círculos, coloque o recheio no centro, junte as pontas dobrando ao meio, formando uma meia lua, e com as pontas dos dedos vá dobrando e plissando para fechar bem, se preferir pode fechar com um garfo apertando bem dos dois lados.

Na AirFryer:
Agora coloque as empanadas na cesta da AirFryer e pincele com a mistura de gema e leite e programe a AirFryer por cerca de 10 minutos à 200º, deixe até que fiquem douradinhas. Coloque quantas empanadas couberem mas sem amontoar.



No Forno:
Coloque as empanadas de maneira organizada em uma assadeira untada com óleo ou azeite, pincele com a mistura de gema e leite e leve para assar em forno pré-aquecido em 220º até começar a dourar.

Agora é só ir assando as outras empanadas até acabar e se deliciar!

Rendimento: 10 à 16 unidades.

Armazenamento: Depois de prontas até 2 dias em geladeira ou 30 dias congeladas. Na hora de consumir basta reaquecer.

Dicas: Procure deixar a carne refogada mais molhadinha, fica mais gostoso, para isso você pode adicionar 1/2 xícara de vinho tinto ou branco quando a carne estiver quase pronta e até umas duas pitadas de farinha ou amido de milho para criar um pouco de molho.
Você também pode acrescentar batatas cozidas em cubos e variar o recheio de diversas maneiras, com outras carnes, peixes e até com verduras.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: