Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Salame e Azeitonas


Esse pão é uma explosão de sabores e aromas! Para mim ele puro já é divino, com azeite fica perfeito, com patês ou queijos cremosos arranca suspiros de quem prova.
Nesse da foto usei a técnica da panela de ferro que já ensinei antes AQUI no blog, mas você pode fazer todo na máquina em um único ciclo sem qualquer problema, fica ótimo.

(Ciclo Amassa/Massa/Pizza ou Francês)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 xícara de água
1/4 xícara de azeite
1 colher de chá de sal
3 e 1/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de azeitonas verdes ou pretas sem caroços picadas
1 xícara de salame de sua preferência picado
1 colher de sopa de ervas ao seu gosto (opcional)

Antes de começar a receita deixe as azeitonas já picadas ou fatiadas em uma peneira para escorrerem bem, depois segue-as com guardanapo, para evitar interferências na receita. Misture 1 colher de sopa de farinha nas azeitonas para secarem um pouco mais e reserve.
Na máquina adicione todos os ingredientes da massa, iniciando pelos líquidos, depois sal, farinha e por último o fermento. Nesse momento você pode programar o ciclo de pão francês ou o ciclo de amassar massas, você escolhe, se for fazer todo na máquina use o francês, se for assar fora como eu fiz nesse use o de massas.
Caso opte por fazer o pão todo na máquina não esqueça de adicionar o salame, azeitonas e ervas assim que notar que a massa já está bem misturada e homogênea, ou quando soar o BIP de aviso.
Se for assar fora programe o ciclo de massas e deixe até o final, quando terminar retire a massa, dê uma leve amassada sobre uma bancada enfarinhada e abra com as mãos um pouco, acrescente o recheio e dobre e amasse para que o recheio se misture por toda a massa. Deixe descansar por 10 minutos, faça uma bola com a massa, deixe crescer até dobrar de volume, pode fazer um corte ou vários por cima e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até dourar, se tiver dúvidas desse processo veja mais detalhes AQUI, e se quiser assar usando a panela de ferro veja como fazer AQUI.

Dicas: Faça uma mistura de ervas e azeite para servir junto, combina muito, ou um cream cheese misturado com ervas e azeite.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Fiz esse pão hoje e ficou maravilhoso, não deu tempo nem de tirar uma foto. Comer esse pão com azeite igual você indica Maurício é realmente divino! Amei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é muito talentoso!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: