Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Challah Perfumado de Mel, Alecrim e Azeite (Chalá)

Com as comemorações de Páscoa chegando resolvi que queria uma receita de Challah diferente para embelezar a mesa, então desenvolvi essa aqui que fica extremamente aromática e macia, e agradará à todos nessa época com certeza. Você pode fazer assim modelado, trançado, ou inteiro na máquina, aliás como todos os pães que ensino aqui no blog.
O Challah, ou no português Chalá, é um pão tradicional e sempre presente nas comemorações judaicas, mas que hoje se popularizou pelo mundo todo.



(Ciclo Massa / Amassa / Pizza)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 xícara de água
1/4 de xícara de azeite
5 colheres de sopa de mel
1 ovo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de alecrim seco ou fresco
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Cobertura:
1 gema + 1 colher de sopa de mel
Alecrim para decorar

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo que faz a mistura, sova, descanso e fermentação da massa e deixe até o final dele. Quando o ciclo terminar retire a massa, amasse um pouco para tirar o ar, separe em partes para trançar. Agora você decide como quer a trança, pode fazer uma trança com 3 partes até 6 partes, vai de sua habilidade. Divida a massa na quantidade de partes que deseja, faça rolinhos de mais ou menos 50cm de comprimento, dê uma leve enfarinhada neles e modele.
Coloque em uma assadeira e deixe crescer até dobrar de volume, depois pincele com a mistura de gema e mel e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até ficar bem dourado.
Quando sair do forno você pode pincelar com mais um pouco de mel e salpicar alecrim por cima, ou pode espetar raminhos de alecrim entre os trançados do pão.
Vou deixar aqui dois links de vídeos que ensinam a fazer esse trançado igual ao meu da foto, esse AQUI e esse AQUI, mas se achar complicado faça uma trança simples de 3 partes que ficará lindíssimo também.

Dicas: Se for assar todo na máquina sem modelar use o ciclo Básico/Normal ou Doce, pincele quando faltar cerca de 1 hora para o pão terminar.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

  1. Oi Maurício, tudo bem? Vou adquirir uma nova máquina de pão e gostaria de saber qual a que você indica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício, fiz o Challah, hoje. Ficou maravilhoso. Usei que tem favos e alecrim fresco. Publiquei na minha página com o seu link. Obrigada

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: