Pão Artesano de Fubá

Gente esse pão é incrível, sério! Tenho ajustado e aprimorado ele faz um tempo e agora além da textura e sabor maravilhosos ficou bem simples!
Não é igual ao Pão Tipo Artesano tradicional e integral que já ensinei aqui antes, pois esse é feito com fubá de milho, aquele fubá fininho também conhecido como fubá mimoso, então muda um pouco, mas dei esse nome porque ele é muito leve e macio e desenvolvi especialmente para cortar em fatias mais grossas como o artesano, pra fazer aquela bela torrada dourada por fora e macia por dentro, lanches, etc... já aviso que fica divino também com uma simples geleia ou requeijão!



(Ciclo Básico / Normal / Sanduíche)

Tamanho: 600g / 750g

1 xícara de água ou leite + 1 ovo (quebre o ovo na xícara e complete com a água ou leite)
4 colheres de sopa de azeite ou óleo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de fubá
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Quando faltar cerca de 1 hora para o ciclo terminar você pode salpicar um pouquinho de fubá por cima da massa, fazer um corte no sentido do comprimento, fechar e deixar terminar.

Se quiser assar no forno basta usar o ciclo Massa, Pizza ou Amassar até o final, depois retira, modela, coloca em uma assadeira, deixa crescer até dobrar de volume e leva para assar em forno 180º até dourar.

Dicas: Você pode adicionar até mais 2 ou 4 colheres de sopa de açúcar na receita se quiser um pão doce. Adicione 1 colher de chá de erva-doce para deixar o pão perfumado e com aquele sabor de pão da fazenda.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

48 comentários:

  1. Esse pão pode ser assado na maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as receitas que ensino aqui são para a máquina, conforme pode ler na própria receita.

      Excluir
    2. Obrigado. Ja esta na máquina!!!

      Excluir
  2. Hum.... sou fã do outro artesano, vou fazer esse amanhã!!!! Obrigada por compartilhar!🥰😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus o Artesano 1 receita é a 8 maravilha do mundo! O pessoal do grupo do prédio adorou meu pão algumas amigas até compraram uma máquina para fazer o pão do Maurício em casa kkk Obrigada
      Vou fazer essa receita amanhã

      Excluir
  3. Bom dia, fiz o pão e é mais uma delícia ensinada pelo Maurício, massa leve, fina e saborosa. Vale a pena experimentar

    ResponderExcluir
  4. Fiz e ficou maravilhoso!
    Amasse na máquina e passei no forno.

    ResponderExcluir
  5. Maurício adoro suas receitas e esse jeito todo especial q vc tem de ensinar!! Obrigada de coração!! Bjosss

    ResponderExcluir
  6. Olá Maurício, estou querendo comprar uma máquina de pão, ainda estou pesquisando, mas não sei hoje qual é a melhor. Qual vc me indica? Obrigada pela atenção, enquanto isso vou me deliciando aqui no seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://maquinadepao.blogspot.com/2019/09/nova-maquina-de-pao-da-mondial.html

      Excluir
  7. Oi
    Gostaria de saber se o pão só dá certo com aquele fubá bem fininho,ou pode ser o fubá comum?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Maurício! Posso usar fubá pré cozido?

    ResponderExcluir
  9. Menino ..vc nem sabe o quanto está me ajudando obrigadaaaaaaa estou amando sempre usei essa makina de pão mas tuas receitas são tipo assim maravilhosas sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá Mauricio tenho feito suas receitas, todas maravilhosas, participo do grupo no Facebook e sempre indico seu blog, sucesso para você bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiê! Amo seu blog!

    Vou ser bem folgada rs .

    Queria uma Ferramenta no blog em que permitisse eu marcar e separar a receitas preferidas. Assim localizaria a receita mais rápido na hora de preparar, tenho 2 filhos pequenos e tempo é importante pra mim🙈.

    Se já tiver me desculpa mas não encontrei.

    Mais uma vez, desculpa a folga. Adoro vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Isso é uma ferramenta que já existe e sempre existiu, no seu próprio computador e celular no navegador, e o bom é que fica tudo salvo em sua conta/perfil, chama-se FAVORITOS. Vc pode salvar todos os links/atalhos de páginas que deseja e inclusive pode organizar e separar como preferir. Bjs

      Excluir
  12. Tinha desistido de usar minha máquina, mas agora, com o isolamento estou tentando novamente. O pão fica bom, mas afunda, pq isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sr várias coisas, veja as Dicas Básicas aqui no blog. Menu no topo.

      Excluir
  13. Olá boa tarde! Estou fazendo esse pão agora. Depois conto como ficou. Adorei o blog 😍

    ResponderExcluir
  14. Quando vc diz em uma receita 1 xicara, vc quer dizer 1 xicara mesmo ou a medida do copo que vem junto com a máquina? Fiquei na dúvida para fazer um pão de fubá. Pois já tive problemas no panetone nunca consigo fazer.

    ResponderExcluir
  15. Olá Mauricio bom dia , tudo bem?
    Primeiro gostaria de gradecer seu trabalho para enriquecer nosso repertório gastronômico. Nessa quarentena está sendo essencial...rsrs
    Gostaria de saber se em todas as receitas você usa as farinhas italianas, pois seus pães são maravilhosos. Esse foi assado na máquina ou você assou no forno?
    Obrigada
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Sempre que possível. Vc decide, qualquer pão que ensino aqui pode ser de qualquer uma das duas maneiras.

      Excluir
  16. Vou fazer agora mesmo esse pão, vou te marcar no insta tá?

    ResponderExcluir
  17. Essa receita está em algum dos livros (vol 1 ou 2) impresso?

    ResponderExcluir
  18. Amo suas receitas Maurício, já fiz vários e estão aprovadissimas
    Gostaria de saber se posso trocar o açúcar dessa receita por açúcar culinário (forno e fogão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoçante né? Veja o link de substituições mais abaixo da receita.

      Excluir
  19. Querido! Gratidão 🤗
    Hoje comprei o livro de pães. Vale muito a pena ter em casa. E minha máquina chegou. Fiz a primeira receita a trança com recheio de maçã e Nutella. Ficou divino! Depois fiz outra da receita da máquina. Vou testar outras claro, e a próxima será esse de fubá. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Que paozinho sensacional, fiz mini e ficou delicioso! So não consigo fazer ele ficar no formato de hotdog bonitinho rsrs. Mas ficou delicioso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q gostou, obg. Esse não é ideal para essa finalidade e modelagem, por isso.

      Excluir
  21. Maravilhoso! Acabei de fazer, ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, pode fazer!!! O pão fica perfeito e dá de 10 no do supermercado. Amei de paixão!!!

    ResponderExcluir
  23. Tenho minha máquina de pão a anos... Já havia deixado de lado por falta de novidades. Cansei do livrinho ! Daí encontrei essa receita e nooooossa, que gostoso ! Parece uma broa de milho e ao mesmo tempo não é. Amei!! Agora estou me aventurando no integral , até comprei a farinha certa para tentar! Obrigado por compartilhar !! Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo friend, muito feliz que está gostando, abraços!

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, no menu aqui no topo do blog, como variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!