Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Simit - Pão Turco de Gergelim

O simit é um delicioso pãozinho tradicional e muito comum na Turquia e alguns países vizinhos, inclusive na Grécia. Nas capitais é comum vê-los à venda em carrinhos pelas ruas, inclusive em um tamanho bem maior, e é algo que sempre haverá nos cafés e restaurantes.
Como qualquer receita tradicional essa também tem pequenas variações de acordo com a região, mas a versão que eu mais gosto é essa, pois fica muito saboroso, macio, como se fosse um bagel americano, porém mais leve.



(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de água
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Cobertura:
1/2 xícara melado de cana
1/2 xícara de água
1 xícara de gergelim de qualquer tipo

Coloque todos os ingredientes da massa na máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos, e por último o fermento. Programe o ciclo e deixe até o final, a massa será bem sovada e no final estará já meio crescida.
Retire a massa da máquina, dê uma amassada, divida em 10 partes iguais e faça bolinhas. Deixe as bolinhas descansarem por 10 minutos e então faça um rolinho com cada bolinha, de mais ou menos 40 à 50 cm, então dobre ao meio e junte as pontas apertando bem, fazendo uma argola. Repita o processo com todas as massas.



Em uma tigela misture o melado com a água e em outra coloque o gergelim, então passe as argolas na mistura líquida, escorra um pouco e passe no gergelim, cobrindo toda a massa.
Coloque os pães em assadeiras, untadas ou forradas com papel-manteiga, deixando espaço de pelo menos 2 dedos entre cada uma, e então deixe crescerem até dobrarem de volume.
Leve ao forno já pré-aquecido em 180º até ficarem douradinhos e pronto!

Dicas: Você pode fazer essa receita substituindo 1 xícara da farinha branca por farinha integral. Se não tiver melado use mel ou ainda uma calda feita com água e a mesma medida de açúcar mascavo.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: