Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Integral Maravilhoso

Modéstia à parte tenho que dizer que essa receita é mesmo maravilhosa, um pão perfumado, equilibrado, macio, nutritivo, com o sabor, aroma e textura que eu amo, então na hora de pensar em um nome para ele não teve jeito kkk



(Ciclo Integral ou Doce)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de água
5 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 xícara de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de centeio, ou farinha de aveia ou de espelta
1/2 xícara de sementes variadas
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Aveia para decorar

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo e ligue a máquina.
Quando a massa estiver crescida, antes de começar a assar, pincela água sobre o topo do pão e salpique farinha ou flocos de aveia por cima e deixe terminar.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

51 comentários:

  1. Adoro suas receitas!! São maravilhosas!! Tenho somente uma dúvida, por favor, vc por acaso, conseguiria passar uma estimativa de calorias? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado friend. Não, isso deve ser feito por um nutricionista.

      Excluir
  2. Maurício, você arrasa! Uma dúvida: ao fazer esse pão eu posso deixar programado para o dia seguinte? Ou a farinha vai absorver muito a água? Obrigada! Maria Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não cabe aqui, indico que veja as DICAS BASICAS aqui no blog que explico. Bjs

      Excluir
  3. Fiz ontem...maravilhoso é pouco para descrever !!! Ficou muito delicioso !! E a aveia em cima tem todo um charme =) parabéns pela receita !!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Bom dia!
      Porque todos os bolo e pães que faço na máquina ficam duros?
      Tem uma técnica pra ficar macio?

      Excluir
    2. Provavelmente está errando em algo. Não tem técnica, mas tem formas corretas. Veja a lista de DICAS BASICAS aqui no menu no topo do blog que vai te ajudar. Bjs

      Excluir
  5. Maravilhoso mesmo pão, ficou ótimo. Parabéns pela receita

    ResponderExcluir
  6. Maurício obrigada por compartilhar conosco suas receitas. Este pão ficou divino

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício, parabéns pelo blog. As receitas são maravilhosas. Tenho uma dúvida geral: a massa de vários pães cresce na hora da fermentação, porém depois murcha..(já li as dicas mas não consegui descobrir na causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso está acontecendo tem algo errado, nas dicas basicas dou todas as causas e soluções, vc terá que ir vendo cada uma, mudando isso, ajustando, etc... de acordo com o que falo lá, até descobrir e resolver o problema.

      Excluir
  8. Maurício, tudo bem? Farelo de aveia não serve para substituir a farinha de aveia né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Sempre achei que era praticamente a mesma coisa! Kkkkkkkk!
      Por isso que às vezes a gente erra uma receita e nem tem ideia do porquê!

      Excluir
  9. Oiii. Gratidão por você divulgar as receitas... como sou vegana, trocarei o mel, por melado de cana... tenho uma duvida: esse da foto foi assado na máquina ou no forno? Na minha máquina o pão fica "alto e quadrado" e não retangular como os do mercado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Ola, minha máquina só tem os tamanhos 600 e 900, qual devo usar? E outra dúvida, da pra tirar o Mel? Valeuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais próximo do indicado em cada receita. Qualquer mudança em uma receita acarretará em alterações no resultado final.

      Excluir
  11. Olá Maurício! Sou nova por aqui, gostaria de saber se consigo fazer essa receita na panela de pressão elétrica quanto tempo devo programar? E qual a média de temperatura?
    Muito obrigada por todas as suas dicas! São ótimas ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bem-vinda. As receitas que ensino aqui são desenvolvidas por mim especialmente para a máquina de pão. Se desejar fazer de ouras maneiras terá que testar e se necessário ajustar. Nem a máquina de pão, nem a panela de pressão elétrica tem ajustes de temperatura. Abraços.

      Excluir
  12. Mauricio, eu poderia fazer essa receita no ciclo amassar e depois colocar na forma de bolo ingles para assar?

    ResponderExcluir
  13. Maurício b tarde amei suas dicas ,gostaria de saber onde vc compra a farinha integral e a branca italiana

    ResponderExcluir
  14. OI Mauricio.. só queria te dizer que adoro seu canal, suas dicas, seu jeito de ser!!! Obrigada!!! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Essa tb é a minha dúvida, o tamanho é 750g, fica bem no meio dos 2 tamanhos mais próximos da máquina q são 600g e 900. Qual escolher? Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sua , de seu modelo, mas de outras não rs. Tanto faz, pode ser qq um dos dois.

      Excluir
  16. Olá Maurício, faz diferença se o azeite for virgem ou extra virgem? Qual você usa? Outra duvida é se posso trocar o azeite pelo oleo de coco? Suas dicas são preciosas adoro seu blog. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, só por saudabilidade, mas nesse caso podem ser ambos. Veja o link de substituições abaixo da receita. Abraços.

      Excluir
  17. Simplesmente divinooo este pão. Não compro mais pão integral em supermercados. Muito gostoso, valeu a pena. Nota 1000

    ResponderExcluir
  18. Fiz hoje, muito bom mesmo. Ficou fofinho! Obrigada Maurício, gosto muito das suas receitas. Bjs (Cris)

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Maurício por compartilhar seus conhecimentos conosco, aprendibdesde a air fryer até a máquina de pão, receitas e dicas indispensáveis e bem explicadas, grande bjo

    ResponderExcluir
  20. Esse é realmente maravilhoso! Fiz e ficou divino!

    ResponderExcluir
  21. Maurício. Sou super fã do seu blog. Todos os dias tento uma receita nova. Aqui em casa já não compramos pão industrializado há bastante tempo. Nem sempre acerto mas sigo firme na experimentação. Mas tenho que registrar aqui que essa é a receita preferida de todos aqui da minha família. Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Fiz esse pão ontem! O melhor e mais fofo, dos integrais, que já fiz!! Obrigada por compartilhar suas receitas....

    ResponderExcluir
  23. Realmente MARAVILHOSO!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  24. Hoje é a terceira vez seguida que faço essa receita de pão, o único problema é que ele não dura! É sucesso absoluto. E olha que da primeira vez troquei os grãos por castanha de caju, da segunda e hoje por damasco, estou sem grãos, talvez tenha ficado um pouco mais "massudo", não sei, mas é irresistível. Daqui a dois dias chegam meus grãos e farei a receita sem alterações. Parabéns pelo dom e pelo trabalho, sem nenhum experiência prévia em fazer pães sigo suas dicas e receitas, e tudo fica muito gostoso, obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Que pão maravilhoso! Hoje foi a primeira vez que fiz.

    ResponderExcluir
  26. Sempre fiz esse pão e eu amava, ficava lindo, enorme e macio. Agora já fiz ele umas 5x e todas ele cresce e depois abaixa no centro, fica embatumado. O que pode ser? Sigo a mesma receita, mesma farinha de antes, comprei fermento novo... Nada deu certo para ficar como era antes.

    ResponderExcluir
  27. Fiz hoje e ficou maravilhoso!! Fofinho e saboroso. O primeiro que fiz de suas receitas e ficou perfeito. Com certeza irei repetir e provar outros. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  28. Vou fazer hoje! cansei de sovar na mão! obrigada.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: