Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Baguetinhas Integrais de Grãos

Outro dia comecei a desenvolver uma receita simples de baguetinhas integrais com grãos e sementes, após alguns testes cheguei nesse resultado e tenho que confessar que ando viciado, fica tão maravilhosas, e a receita ficou tão simples!
Dá até para programar para o dia seguinte e de manhã apenas modelar, deixar crescer e assar, para comer quentinhas com manteiga hummm😋



(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de água
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
1 colher de chá de sal
1 xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo branca
1/2 xícara de grãos e sementes variados (gergelim, linhaça, girassol, abóbora, papoula, chia, quinoa, etc...)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Cobertura:
1 xícara de grãos e sementes variados (gergelim, linhaça, girassol, abóbora, papoula, chia, quinoa, etc...)

Adicione todos os ingredientes da massa na máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos, grãos, e por último o fermento. Programe o ciclo e deixe até o final, a massa estará pronta e já mais crescida. Então retire a massa, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, divida em 4 partes iguais.
Para modelar é simples, achate um pouco cada pedaço de massa depois enrole como se fosse um rocambole, formando a baguetinha. Repita o processo com todos os pedaços de massa, depois passe em água ou pincele apenas e role sobre os grãos e sementes da cobertura para grudarem bem.
Coloque as baguetinhas em uma assadeira deixando espaço entre elas, cubra com um pano ou plástico, deixe crescer até dobrar de volume, faça cortes na parte de cima de cada baguetinha com um riscador de pães, lâmina ou faca bem afiada, podem ser vários cortes diagonais ou apenas um central no sentido do comprimento, como você preferir.
Agora leve ao forno pré-aquecido em 180º até que fiquem douradinhas. Assim que assarem retire do forno, aguarde ao menos uns 5 à 10 minutos e já pode consumir.

Dicas: Você também pode usar aveia para cobertura das baguetinhas.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: