Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Nhoque de Batata-doce

Depois do sucesso do nhoque tradicional que ensinei aqui no blog um tempo atrás resolvi fazer mais algumas variações e criei essa receita de nhoque de batata-doce. Se você não viu a receita anterior deixe-me explicar, esse nhoque não precisa ser cozido em água, ele já sai da máquina cozido, pronto para finalizar ou gratinar, seja no forno ou na frigideira, fica macio, cremoso, derrete na boca, delicioso!!!

(Ciclo Geleia)

Tamanho: 700g / Rendimento: 4 porções

1 xícara de batata-doce cozida e bem amassada, de qualquer tipo
2 xícaras de água ou caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
Sal à gosto

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão. Programe o ciclo Geleia e ligue a máquina.
Deixe até o final do ciclo. Lembre-se que o ciclo geleia fica parado no começo por alguns minutos para aquecer e a maneira que ele bate é diferente de como bate as massas de pães normais.
Quando o ciclo terminar retire a massa, deixe esfriar, sove por uns 2 minutos até ficar bem homogênea, faça rolinhos, corte com a faca, formando os nhoques.
Coloque a massa em um refratário ou assadeira e cubra com o molho de sua preferência, queijos, ervas, etc... e leve ao forno para gratinar, depois de pronto sirva!
Se quiser também pode colocar o nhoque em uma frigideira só com manteiga e azeite ou já com o molho desejado, aquecer bem até levantar fervura e depois servir em um prato.
Lembre-se que já está cozido, então se você deixar muito tempo no forno ou frigideira ele poderá cozinhar demais e desmanchar ou ficar muito mole.

Dicas: Você pode substituir a batata-doce por batata-baroa/mandioquinha, mandioca/aipim ou até mesmo abóbora. Você também pode fazer nhoques recheados e depois finalizar da mesma maneira que expliquei acima.
Para fazer esse desenho marcadinho no nhoque basta rolar sobre as costas de um garfo apertando levemente ou sobre aquelas madeirinhas próprias para marcar nhoque.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

18 comentários:

  1. Amei a receita, essa e todas as outras. Parabéns por seu trabalho!!!
    Posso congelar?
    Se puder, alguma orientação especial no descongelamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado friend. Pode sim, mas confesso que nunca congelei, sempre faço e já consumo, acho que nesse caso o ideal seria deixar soltinhos e na hora de fazer colocar congelados mesmo já com molho só pra gratinar e pronto. Bjs

      Excluir
  2. Oi Maurício adoro os seus blogs. Indico para todos os meus amigos. Nessa receita de nhoque é possível trocar a farinha de trigo por alguma sem glúten como amido de milho? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Ficou tão bom que foi pouco... será q posso dobrar a receita?

    ResponderExcluir
  4. Como sempre Maurício friend. Outra receita nota 10! Tive que congelar a metade depois te conto como foi o descongelamento. Mas esse nhoque ficou ainda melhor acompanhado de Pão de Pimenta re aquecido na airfryer🤪 Obrigada por receitas de primeira. Wania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava procurando mesmo como congelar e descongelar esse nhoque. Compartilhe conosco!O

      Excluir
  5. Receita maravilhosa! Cozinhei as batatas na panela a vapor para não absorverem muita água e para modelar o nhoque usei uma nhoquiera. As bolinhas ficaram uniformes e o resultado final lindo. Aprovadissimo.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso... Uma delícia.
    Rendeu 810g, consumi uma parte e congelei o restante. Muito obrigada por suas dicas e receitas fantásticas.

    ResponderExcluir
  7. Nessa receita eu também posso substituir parte da farinha de trigo pela farinha de semolina?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Mauricio. Fiz hj o nhoque. Ao invés da farinha de trigo coloquei farinha de arroz. Ficou maravilhoso e muito facil de fazer. Obrigada por nos ensinar tanto!

    ResponderExcluir
  9. Olá friends Maurício!!!
    Fiz o nhoque e amei!!
    Receita muito fácil e deliciosa!!
    Obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  10. Ola Friend....eu fiz esse nhoque hoje, mas ele ficou um pouco pegajoso na hora de cortar (eu nao quiz usar farinha pra nao grudar, porque nao ia cozinhar de novo). Mas ai molhei a faca na hora de cortar e deu certo. Ficou delicioso. Obrigada.....vou fazer cozinha, deve ficar muito bom tambem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. Tem que deixar esfriar. Eu falo na receita. Vcs não esperam esfriar e aí fica grudando. 😉

      Excluir
    2. Ola...Friend....eu fiz, ficou muito bom.... usei metade e eu congelei a outra metade....Hoje, usei o congelado, apenas joguei na agua fervente com sal pra descongelar, escorri e coloquei o molho, ficou igualmente muitoooo bom....obrigada por compartilhar a receita.....

      Excluir
    3. Que bom que gostou friend 😊. Nem precisava, pode colocar congelado com o molho direto no forno pra gratinar😉

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: