Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Tipo Artesano Caseiro

(Ciclo Sanduíche ou Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de leite líquido
2 colheres de sopa de leite em pó
1 ovo
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Se quiser preparar direto na máquina basta colocar todos os ingredientes na ordem acima, programar o ciclo e ligar a máquina. Quando faltar cerca de 1 hora para o pão ficar pronto abra a tapa da máquina e polvilhe um pouquinho de farinha por cima da massa crescida para dar essa aparência artesanal.
Para fazer no forno use uma assadeira tipo bolo inglês grande, de uns 30cm de comprimento ao menos, você pode untar com manteiga e farinha ou forrar com papel manteiga e untar. Coloque os ingredientes na máquina de pão, programe o ciclo de amassar / massas e deixe até o final, então retire a massa, enrole no tamanho da assadeira, coloque na assadeira, deixe crescer novamente até dobrar de volume, polvilhe um pouco de farinha por cima, faça cortes se desejar e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º até dourar bem.
Retire o pão do forno, retire da forma, coloque sobre uma grade para esfriar e corte apenas depois de frio.
O legal aqui é deixar as fatias mais grossas, como o pão artesano, depois disso pode consumir como preferir, inclusive dando aquela torradinha pra ficar crocante por fora e macio por dentro hummm...

Assar na máquina: Para fazer direto na máquina do começo ao fim basta usar o ciclo Sanduíche ou Normal/Básico.

Dicas: Use uma farinha de trigo integral de qualidade, quanto melhor a farinha melhor será o resultado, aqui eu usei farinha integral italiana.
Para fazer o pão artesano branco tradicional basta usar apenas farinha branca, e se quiser pode usar apenas metade de cada tipo de farinha, principalmente se sua farinha integral não for de muita qualidade.

ESTA RECEITA POSSUI VÍDEO, CLIQUE AQUI E ASSISTA!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

53 comentários:

  1. Que legal Maurício ! Vou fazer hoje mesmo! Adoro o pão artesano.Obrigada pela receita e explicação sempre perfeita

    ResponderExcluir
  2. OBA❗❗ADOREI A RECEITA VOU FAZER NO FIM DE SEMANA..🤩😍😍🥪🥪😘😘

    ResponderExcluir
  3. Vou testar!!! Obrigada por compartilhar conosco suas receitas!

    ResponderExcluir
  4. Fiz essa receita duas vezes. O pão é maravilhoso. Só uma dúvida: a massa fica mole e por isso sempre ponho um pouco mais de farinha. Será que é normal nesse pão a massa mais mole?

    ResponderExcluir
  5. Maurício, amei a receita e o modo como você explica , não fica dúvidas.Sou doida por esse pao que por sinal é carinho onde moro.Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Fiz hoje sua receita, ficou ótimo, uma delícia, parabéns pela receita.😙

    ResponderExcluir
  7. Fiz hoje sua receita, ficou ótimo, uma delícia, parabéns pela receita.😙

    ResponderExcluir
  8. Fiz a receita e o pão ficou maravilhoso!!! Obrigada! =D

    ResponderExcluir
  9. Parabéns sempre faço é fica maravigolde ❤️

    ResponderExcluir
  10. Já fiz várias vezes, a turma aqui de casa vive pedindo bis. Obrigada por compartilhar Friend

    ResponderExcluir
  11. Olá Maurício! Parabéns pelas suas receitas maravilhosas!!! Aqui em casa amamos pão caseiro. Tenho panificadora há mais de 8 anos e amo! Faço diariamente o pão petrópolis que é o preferido da minha família. Quero fazer esse pão, mas preciso tirar uma dúvida com você... Posso substituir o trigo integral pelo tradicional sem alterar o resultado da massa? É que as minhas filhas tem uma certa resistência por pão integral. Deade já obrigada e aguardo sua resposta para fazer esse pão que parece delicioso!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse pão e o Alpino estão na minhas lista dos melhores. Como tenho muito kefir em casa, substitui o leite líquido pelo iogurte mais ralo e o requeijão pelo kefir coado (grego). Ficou ótimo. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Maurício, duas dicas são otimas, as receitas ficam exatamente como você descreve.
    Parabéns pelo seu trabalho, obrigado

    ResponderExcluir
  14. Sou novata na arte de cozinha mas com vc estou ficando craque bjus obrigada

    ResponderExcluir
  15. Arrasou com esta receita, maravilhosa, Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Mauricio, pode me dizer qual o modelo da máquina de pão que você esta usando no vídeo desta receita? Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício tudo bem? Eu posso colocar melhorador de farinha de trigo, nessa receita? Quantas gramas? Eu tenho hábito de usar nas massas de pao que eu faço. Algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso melhoradores, aditivos ou químicos em meus pães e receitas, sorry. Vale muito mais a pena usar uma farinha boa que é mais cara do que uma ruim + melhorador, tanto em custos, como qualidade e saúde.

      Excluir
    2. Gratidão pela informação.

      Excluir
  18. Cada dia mais apaixonada por esse pão. A família agradece. Maurício essa receita se encontra no seu livro? Como havia dito tenho todos os seus livros,so que procurei no meu ,livro e não encontrei. Percebi que há outro livro de receitas de pão, esse eu não tenho. Todas receitas que você coloca no seu blog estão nos livros? Desde já gratidão por todos essas receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado friend. Não, essa é mais recente, as mais recentes não estão nos livros, não há como adicionar cada uma nova que ensino aqui nos livros hehe. Sim, são dois volumes, 1 com mais de 350 receitas e outro mais novo com mais 150. Bjs

      Excluir
  19. Amei esse pão, faço sempre eles adoram. Parabéns pelas suas receitas, obrigada por ajudar a gente. UM ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  20. Olá Maurício,amo suas receitas e dicas,onde consigo comprar essas farinhas que vc usa premium, especial, italiana ? Pois só usava a de trigo normal . Bjs

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, fiz o pão ficou muito bom fofo e saboroso. Me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  22. Olá friend, obrigada,v tirou meu preconceito com pães integral com essa receita. Adoro!Vou fazer outras receitas.

    ResponderExcluir
  23. Mauricio quantos dias esse pão dura fora da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito relativo e impreciso... depende de vc, da qualidade dos ingredientes, manuseio, higiene, armazenamento, etc...

      Excluir
  24. Olá!
    Quais são as melhores marcas de farinha de trigo para ter um ótimo resultado final e onde consigo comprar?
    Obs: não encontrei essas informações aqui no blog.
    Obs:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nas DICAS BASICAS, no menu aqui no topo do blog, explico como escolher as melhores farinhas. Bjs

      Excluir
  25. Olá Maurício, posso usar só farinha branca na receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acredito que não leu toda a receita... isso é essencial!

      Excluir
  26. Mauricio menino,que pão maravilhoso é esse...eu fiz e esperei pra ver como ele fica no dia seguinte...continuou fofinho..ameiiiiiiii..parabens menino,vc é 1000..sou sua fã e seguidora..

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, na nova máquina de a que faz yogurt, o tempo de amassar é só 8 minutos. Ela não aquece para crescer. É assim mesmo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://maquinadepao.blogspot.com/2020/05/video-nova-maquina-de-pao-mondial-npf-53.html

      Excluir
  28. Maurício, somente gratidão a ti pela disponibilidade em ensinar! Fiz semana passa esse pão e hoje estou repetindo! Uma maravilha de receita!

    ResponderExcluir
  29. Nossa essa receita é maravilhosa! O pão fica uma delícia!! Vou fazer sempre. Obrigada por compartilhar Maurício. Passei o seu blog pra vários amigos, show.

    ResponderExcluir
  30. Esse é o pão mais gostoso e mais bonito que já fiz na minha máquina. Ele é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  31. Fiz e ficou simplesmente perfeito e maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Essa máquina é mágica, qualquer um pode ter um pão assim maravilhoso é só seguir a receita e pronto! Show! Meus pães já eram gostosos, mas agora sem comentário! Vá lá e faça!

    ResponderExcluir
  33. Eu amo essa receita, e tantas outras que você faz. Parabéns pelo excelente trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  34. Eu fiz essa receita ontem. Uma delicia. Todo mundo adorou. Agora estou fazendo de novo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Essa será a primeira receita que farei na minha máquina que comprei essa semana, e vc vai ser o meu guia para as demais. Amei suas explicações, que trabalho lindo, continue assim! Grata!

    ResponderExcluir
  36. O pão ficou lindo e gostoso, porém o papel manteiga grudou tudo. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  37. Olha eu de novo... fiz duas vezes..a primeira como te perguntei, o papel manteiga grudou. Vi no seu blog a marca que você usa.
    Fiz a segunda vez hoje e também prestei muita atenção, porque pra queimar é rapidinho.
    Resumindo... fiz com farinha branca e outro com integral. Os dois ficaram ótimos. Receita fabulosa.
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: