Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Geleia de Pitanga

Uma das geleias mais saborosas e aromáticas de todas, além de valorizar nossas frutinhas brasileiras! Essa vai bem com tudo, desde de uma simples torrada até um belo queijo brie ou queijo mais adocicado, curado ou forte.

(Ciclo Geleia / Compota)

1/2k de pitangas
350g de açúcar refinado
Suco de 1/2 limão

Lave bem as pitangas e depois deixe escorrer por alguns minutos. Elimine as que estiverem verdes, deixe apenas as mais maduras.
Agora vem a parte trabalhosa, mas que vale muito a pena, retirar os caroços/sementes. Coloque as pitangas em uma tigela funda e vá apertando com os dedos, como se fizesse uma pinça, forte mesmo, assim a polpa se solta do caroço com facilidade. Repita o processo até acabar com todas as pitangas.
Coloque as polpas, açúcar e suco de limão na máquina de pão, programe o ciclo e ligue a máquina, pronto, ao final terá uma geleia incrível!

Dicas: Essa geleia fica bem pedaçuda, então se quiser que ela fique mais lisa basta amassar mais a polpa com um amassador ou bater rapidamente com um mixer e depois colocar na máquina fazendo o mesmo processo.

Armazenamento: Depois de pronta a geleia pode ser armazenada em frascos, preferencialmente de vidro, bem limpos, esterilizados e secos, o ideal é que você coloque ainda mornas nos frascos e tampe, dessa maneira depois de frias ficam com um certo vácuo, o que garante maior tempo de validade. Sem refrigeração duram 1 mês fechadas, em geladeira bem mais de 3 meses, e depois de abertas no máximo 10 dias é o ideal para consumo. Para ser sincero já fiz geleias que duraram mais de 1 ano em geladeira sem abrir, mas isso depende muito da higiene no manuseio e armazenamento.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

  1. Querido Maurício, essa foi a primeira geleia que fiz na minha panificadora e ficou muito boa! Na próxima vez vou deixar menos pedaçuda, como na dica que vc deu. Obrigada e parabéns pelo blog. Sou fã!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: