Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão com Fermento Natural Levain na Máquina de Pão


De uns tempos para cá muita gente tem me pedido para ensinar alguma receita de pão com fermentação natural usando Levain na máquina de fazer pães, então para começar ensinarei essa receita básica e prática.
É importante lembrar que a máquina de pão não tem foco nesse tipo de fermentação e nem programação completa para tal, até porque a fermentação natural pode variar muito e o foco da máquina é a fermentação tradicional mais rápida.
Não ensinarei aqui como fazer Levain por enquanto, é um processo mais detalhado e que leva alguns dias, mas quem quiser pode se informar pela internet, aliás tem uma playlist bem legal que ensina o passo AQUI!

(Ciclos Amassar/Massas e Assar)

Tamanho: 600gr

Ingredientes:
1 e 1/4 xícara de água fria ou gelada (300g)
1/2 xícara de fermento natural levain (100g)
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (500g)
2 colheres de chá de sal (10gr)

Primeiramente coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão na ordem acima, depois programe a máquina no ciclo que faz o processo de amassar massas, o Amassar ou Massa. Deixe o ciclo completo. Se preferir pode adicionar o sal somente a pós a massa estar homogênea, isso fará com que não atrapalhe o crescimento.
Quando o ciclo terminar é certo de que a massa ainda não terá crescido o necessário, então agora entra a sua experiência e conhecimento do seu fermento, alguns são mais rápidos, outros mais lentos... enfim, espere até que a massa cresça cerca de 2 dedos abaixo da borda da forma da máquina e então poderá assar.
Para assar basta programar agora o ciclo ASSAR da máquina e deixar até o final do mesmo. Há quem prefira maturar mais a massa deixando ela na geladeira de um dia para o outro após esta fase, você pode fazer isso, basta retirar a forma da máquina, cobrir com um plástico bem fechado e deixar na geladeira de um dia para o outro, depois basta retirar da geladeira direto para a máquina e assar.
Após assado retire o pão da máquina, mas aguarde esfriar ou no mínimo amornar para poder cortar e consumir.

Dicas: Recomendo que comece o preparo deste pão de manhã para que fique pronto ao final do dia ou a noite para que asse pela manhã.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

9 comentários:

  1. Site nosso de cada dia!!Obrigada por tanto!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela receita!!! Tenho meu levain e não sei como usar nas receitas da MFP,se tiver outras receitas com levain ficarei muito grata

    ResponderExcluir
  3. Testei a receita, fiquei com medo, mas deu certo! Só faço assim agora! Acabou dobras e dobras

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maurício! Vc é demais! Tem todas as receitas que eu consigo imaginar com as máquinas que facilitam nossa vida na cozinha. Vou tentar fazer o pão de longa fermentação. Tava pensando mesmo em usar só a função amassar, levar pra geladeira e depois usar o ciclo completo pra pão francês pra que a máquina faça a segunda fermentação. Vamos ver no que vai dar

    ResponderExcluir
  5. Maurício, que capricho e cuidado, vc é especialista no q faz é faz com amor, obrigada pelos ensinamentos! 😘😘

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo obrigada pelas dicas!!! Tenho usado a panificadora somente para bater a massa... Mas agora vou aproveitá-la também para ASSAR meus pães de fermentação natural. Gratidão!!! Sua explicação foi perfeita.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: