Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Creme de Confeiteiro para Recheios de Pães e Doces


Aqui no blog já ensinei algumas receitas de creme de confeiteiro, juntamente com receitas de pães que levam esse creme no recheio ou cobertura, mas como muita gente tem me pedido resolvi fazer um post apenas com uma receita de creme de confeiteiro básica e bem prática e simples, descomplicada para que todos consigam fazer, espero que gostem!

Ingredientes:
1/2 litro de leite
4 gemas
4 colheres de sopa de farinha de trigo ou amido de milho
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha

Passe as gemas por uma peneira, sem passar a colher, para retirar a película e evitar cheiro de ovo no creme.
Coloque em uma panela todos os ingredientes, misture tudo muito bem, em fogo médio, e vá mexendo sempre até engrossar.
Depois de pronto transfira para uma travessa, cubra com um filme plástico ou saquinho aberto em contato com o creme para que não se forme aquela película por cima e deixe esfriar.

Assim que estiver frio você já pode utilizar para rechear ou como cobertura de seus pães.

Dicas: Após frio você pode bater o seu creme na batedeira para que ele fique mais cremoso, leve e bonito, apenas uns 5 minutos no máximo.
Sempre use nas massas somente após estar frio. Se for decorar por cima de um pão coloque após estar crescido e antes de assar.
Se quiser pode adicionar outras essências e incrementar mais seu creme. Se quiser um creme de chocolate pode adicionar 2 colheres de sopa de cacau em pó, ou 4 de chocolate em pó no preparo, ou ainda 200g de chocolate meio-amargo picado assim que o creme engrossar, com o fogo desligado, é só misturar.
Você também pode utilizar uma fava de baunilha no lugar da essência.

Armazenamento: Após frio pode ser mantido em geladeira, em recipiente bem fechado por até uma semana.

Obs: O que muda entre usar a farinha ou o amido de milho? Se utilizar o amido o creme fica mais saboroso e se usar a farinha mais cremoso e pode até ser congelado, dura 1 mês congelado.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

4 comentários:

  1. Ganhei uma máquina de p





    Ganhei uma máquina de pão e o manual é em ingles ou espanhol, vim no google e te acheiiiiii, que alegria! Esse blog é tuuuuuudo de bom!
    Parabéns! To te seguindo agora!
    Obrigada, obrigada, mil vezes obrigada!
    Altamiria




    ResponderExcluir
  2. EStou adorando ler suas receitas OBRIGADO Mauricio.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: