Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Colomba Pascal com Frutas Cristalizadas


(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 e 1/3 xícaras de água morna com 4 gemas (coloque as gemas na xícara e complete com água)
4 colheres sopa de manteiga ou margarina
1 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento biológico seco
Raspas da casca de 1 laranja ou 1 colher de chá de essência de laranja
2 xícaras de frutas cristalizadas (esperar pelo bip)

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina exceto as frutas cristalizadas, programe o ciclo, assim que soar o bip ou a massa estiver homogênea acrescente as frutas cristalizadas.

Cobertura
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de laranja
Raspas da casca de 1 laranja
1 clara de ovo

Quando a massa da colomba estiver pronta, retire-a da máquina, coloque em uma forma de colomba, deixe crescer até dobrar de volume. Misture os ingredientes da cobertura com os dedos até obter a consistência de farofa e espalhe sobre a colomba. Leve para assar em forno 180º até começar a dourar.
Você também pode acrescentar nozes, amêndoas, castanhas e confeitos na massa ou na cobertura!
Se quiser fazer toda na máquina use o ciclo Doce e coloque a cobertura quando a massa estiver prestes a começar a assar.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se você já testou a receita de colomba com ingredientes orgânicos. Não sei se existe essência de laranja orgânica, teria algum substituto? Obrigada, Andréa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingredientes orgânicos são a mesma coisa dos não orgânicos, só o que muda é o cultivo, orgânico é o alimento que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, no demais são iguais. Existem essências orgânicas tb, extratos... mas vc pode usar raspas da casca de laranja por exemplo.

      Excluir
  2. Olá Maurício, ainda to engatinhando na panificadora e já to querendo voar alto rs. pelo que entendi é pra assar a colomba em forno e não na máquina? Sou louca por colomba de amêndoas e não acho mais p comprar daquela marca famosa. Obrigada.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: